Coletâneas de textos de críticos e cineastas
Pesquisa: Glênio Póvoas.

GASTAL, P. F.. Cadernos de cinema de P. F. Gastal. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 1996. 270p. il. (Escritos de Cinema, 1)
Organização e textos introdutórios: Tuio Becker. Coletânea de textos de Paulo Fontoura Gastal sobre cinema, escritos entre 1941 e 1989, publicados originalmente nos jornais Diário Popular e A Opinião Pública (Pelotas), Revista do Globo, jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, RS (Porto Alegre) e O Estado de S. Paulo. Críticas a filmes brasileiros: ...E a jangada voltou só, O Brasileiro João de Souza, A Sombra da outra, Quase no céu, O Sobrado, Os Mucker, A Hora e vez de Augusto Matraga, A Cama ao alcance de todos, Um é pouco, dois é bom, Um Certo capitão Rodrigo, Ana Terra, A Casa assassinada, Eternamente Pagu. Textos sobre Alberto Cavalcanti, censura e os filmes brasileiros, cinemateca nacional. Contém três entrevistas de P. F. concedidas a José Amádio, a J. O. Morais de Oliveira e a Ney Gastal. Segunda orelha: depoimentos de Amir Labaki, Francisco Araujo e Flávio Loureiro Chaves.

KOUTZII, Jacob. A Tela branca: a crítica de Plínio Moraes. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 1997. 159p. (Escritos de Cinema, 2)
Reunião de críticas de cinema publicadas originalmente entre 1936 e 1949 nos jornais Diário de Notícias, Folha da Tarde e Correio do Povo. Comentários sobre cinema nacional (p.41, 75, 143) e dos filmes brasileiros Favela dos meus amores (p.17) e Bonequinha de seda (p.64). Pesquisa: Marcus Mello e Márcia Lopes Duarte. Texto de apresentação: Flávio Loureiro Chaves. Posfácio: Luiz Pilla Vares.

GOIDA. Nas primeiras fileiras. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 1998. 350p. il. (Escritos de Cinema, 3)
Seleção e organização do Autor de textos sobre cinema, publicados anteriormente em Última Hora, Zero Hora, Leia, Última Cena, ABC Domingo. Capítulo dedicado ao Brasil, sobre o Cinema Novo, sobre Nelson Pereira dos Santos, Walter Hugo Khouri, sobre cinema gaúcho. Críticas a filmes brasileiros, tais como Extremos do prazer, Edu coração de ouro, Lance maior, Copacabana me engana, O Bandido da Luz Vermelha, Macunaíma, Vai trabalhar vagabundo, Iracema, uma transa amazônica, Nunca fomos tão felizes, Quilombo, Sonho de valsa, Conterrâneos velhos de guerra, Pequeno dicionário amoroso, Anahy de las Misiones, Lua de outubro, Navalha na carne, de Neville D’Almeida, Central do Brasil. Textos de apresentação: Tuio Becker e Luiz César Cozzatti. Índice dos filmes.

NASCIMENTO, Hélio. O Reino da imagem. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 2002. 493p. (Escritos de Cinema, 7)
Orelhas: Luiz César Cozzatti. Apresentação: Margarete Moraes. Reunião de críticas publicadas no Jornal do Comércio, Porto Alegre, entre 1962 e 1991.

BECKER, Tuio. Sublime obsessão. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. 322p. il. (Escritos de Cinema, 8)
Seleção e organização: Marcus Mello. Textos de apresentação: Vitor Ortiz, Luiz Augusto Costa a Campis, Luiz Carlos Merten. Orelhas: Goida. Reunião de textos publicados anteriormente em: Gazeta do Sul e revista Alto Falante (Santa Cruz do Sul), Zero Hora, Folha da Manhã, Universitário, Hoje, Diário de Notícias (Porto Alegre).

MERTEN, Luiz Carlos. Um Sonho de cinema. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. 362p. il. (Escritos de Cinema, 9)
Primeira orelha: Ruy Carlos Ostermann. Reunião de textos publicados anteriormente na imprensa.

BARONE, João Guilherme. Cinema & audiovisual escritos – Trajetória de reflexões e pesquisas. Curitiba: Appris Editora, 2021. 257p.
Prefácio: "O cinema em seu campo e em seu tempo", por Tunico Amancio. Dados do A. nas orelhas. Reunião de textos publicados antes em livros, periódicos e imprensa.

SOUZA, Enéas de. Os Filmes pensam o mundo. Porto Alegre: Edipucrs, 2021. 307p. (Série NUPECC, 24)
Primeira orelha: "Os livros pensam", por Ivonete Pinto. Apresentação: Cristiane Freitas Gutfreind.
Reunião de textos publicados anteriormente na revista Teorema – Crítica de cinema. O único filme gaúcho analisado é O Homem que copiava.

FEIX, Daniel; LUNARDELLI, Fatimarlei; PINTO, Ivonete; KANITZ, Mônica; VALLES, Rafael (org). 50 olhares da crítica sobre o cinema gaúcho. Porto Alegre: ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul; Opinião Produtora; Diadorim Editora; JBL Harman; Pró-cultura / Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, 2022. 226p. il.
Orelhas: Maria do Rosário Caetano. Fichas técnicas: Glênio Póvoas. Inclui os seguintes textos:
Carta dos organizadores, p.9-11.
COTTA, Roberto. Vento Norte (1951) – O vento vira, o povo sofre, p.12-15.
ZASSO, Bianca de França. Os Abas Largas (1963) – Bangue-bangue no coração do Rio Grande, p.16-19.
PÓVOAS, Glênio. Coração de luto (1967) – O melodrama da vida de Teixeirinha, p.20-24.
MELLO, Marcus. Um é pouco, dois é bom (1970) – Um filme farol, p.25-28.
DALPIZZOLO, Daniel. Pontal da solidão (1974) – O perfume da rosa dos ventos, p.29-32.
TRUSZ, Alice Dubina. Deu pra ti, anos 70 (1981) – Encontros e desencontros porto-alegrenses, p.33-36.
GIO, Giordano. Coisa na roda (1982) – A sagração da juventude, p.37-40.
CHALA, Jaqueline. Inverno (1983) – Memórias daqueles jovens velhos tempos, p.41-44.
FANTINEL, Danilo. Urbano (1983) – Textor e o pigmalião contemporâneo, p.45-48.
PINTO, Ivonete. Verdes anos (1984) – O ontem, o hoje e quem sabe o amanhã, p.49-53.
VASSALI, Maurício. Aqueles dois (1985) – Encontro de almas no deserto, p.54-58.
BOMFIM, Leonardo. Adyós general (1986) – O alienígena e o esgoto, p.59-63.
OLIVEIRA, Rodrigo de. O Dia em que Dorival encarou a guarda (1986) – “Pau mandado não tem lema”, p.64-68.
SILVA, Marcelo Oliveira da. Ilha das Flores (1989) – Um ensaio com o infinito poder das imagens, p.69-72.
FAGUNDES, Eron Duarte. Heimweh / Nostalgia (1990) – Ambição intelectual na província, p.73-76.
ROSSINI, Miriam de Souza. Anahy de las Misiones (1997) – O cinema da retomada no Rio Grande do Sul, p.77-81.
ALBORNOZ, Carlos Thomaz. Nocturnu (1998) – Os vampiros de Porto Alegre, p.82-86.
VERARDI, Cristian. Paulo e Ana Luiza em Porto Alegre (1998) – Sangue, vísceras e transgressão, p.87-90.
ANZOLIN, Rubens Fabricio. Dois Córregos – Verdades submersas no tempo (1999) – Esse reflexo que me persegue, p.91-94.
MERTEN, Luiz Carlos. Netto perde sua alma (2001) – Reencontro com a tradição, p.95-98.
LERINA, Roger. A Festa de Margarette (2002) – Um óvni no cinema gaúcho, p.99-102.
BOEIRA, Thomás. O Homem que copiava (2003) – O quebra-cabeça de Furtado, p.103-106.
OLIVEIRA, Carla. O Cárcere e a rua (2004) – Três histórias de desamparo, p.107-110.
KANITZ, Mônica. Cão sem dono (2007) – Idas e vindas da juventude sem dono, p.111-114.
AQUINO, Cristiano Mentz. Antes que o mundo acabe (2009) – Antes que o cinema acabe, p.115-118.
SILVA, Caroline Zatt da. Em teu nome... (2009) – Quando a ficção honra a história, p.119-122.
VIEIRA, Siliane Prigol. Morro do Céu (2009) – A vida como protagonista, p.123-127.
OLIVEIRA, Conrado Hernandes de. Os Famosos e os duendes da morte (2009) – A névoa, o tempo, o interior e a ponte, p.128-131.
IZIDRO, Chico. Porto dos mortos (2010) – E os zumbis chegaram ao sul, p.132-136.
VALLES, Rafael. Sobre sete ondas verdes espumantes (2013) – Como construir um retrato dos afetos, p.137-141.
GOMES, Pedro Henrique. Castanha (2014) – Viver a vida e sobreviver ao tempo, p.142-145.
CÉLICO, Yuri. Beira-mar (2015) – A praia vazia, p.146-149.
REDEL, Carlos. Filme sobre um Bom Fim (2015) – Saudosa efervescência cultural de Porto Alegre, p.150-153.
LUNARDELLI, Fatimarlei. Glauco do Brasil (2015) – Tropicalistas do pampa, p.154-158.
NASCIMENTO, Hélio. Ponto zero (2015) – O olhar acusador, p.159-161.
FEIX, Daniel. Ruby (2015) – A potência do falso, p.162-166.
BOZZETTI, André. Alvorada Z (2016) – O cinema que surge do chão da escola, p.167-170.
ANDROVANDI, Adriana. Central (2016) – Um filme-denúncia sobre um tema urgente, p.171-174.
COSTA, Juliana. Muito romântico (2016) – ‘O cinema brasileiro ou é experimental ou não é coisa alguma’, p.175-178.
SILVEIRA, Willian. Mulher do pai (2016) – O tear do microcosmo afetivo, p.179-182.
LIMA, Misael. Rifle (2016) – O gaúcho desnudado, p.183-186.
BONEZ, Matheus. Cidades fantasmas (2017) – Lugares de trauma, p.187-190.
RODRIGUES, Daniel. O Caso do homem errado (2017) – A pele da cidade, p.191-195.
FURTADO, Victor Hugo. Yonlu! (2017) – A viagem do jovem astronauta, p.196-199.
SANTUÁRIO, Marcos. A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018) – A cabeça de Tabajara Ruas, p.200-204.
CALDAS, Luciana Tubello. Teko haxy [Ser imperfeita] (2018) – Carta para o ano 3000, p.205-208.
PANNEBECKER, Matheus. Tinta bruta (2018) – As tintas de que (não) precisamos, p.209-213.
KLEINERT, André. A Cidade dos piratas (2018) – Arte libertária em tempos obscuros, p.214-218.
CABRAL, Renato. Construção (2020) – A universalidade no cinema pelotense, p.219-222.
SOUZA, Enéas de. Mudança (2020) – Fabiano de Souza na estrada da praia, p.223-226.