Cuidado Que Mancha (2006)

Brasil (RS)
Longa-metragem | 3 episódios | Registro de espetáculo teatral
DVD, cor, 102 min

Direção: Ana Luiza Azevedo.
Companhia produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre

Lançamento: Porto Alegre (RS), 13 dez 2006, qua

 

Produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Ana Luiza Azevedo, o registro audiovisual reúne três espetáculos do grupo musical, cênico e literário Cuidado Que Mancha: A Mulher Gigante, A Família Sujo e O Natal de Natanael. As apresentações ao vivo foram gravadas no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, na capital gaúcha, em julho de 2005. Quando fundado por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli, em 1995, o grupo se dedicava exclusivamente à música para adultos misturando sonoridades brasileiras e latinas. À época, a dupla grava um disco com o mesmo nome da banda ao lado de Marcelo Delacroix, Jorge Matte e Adriana Marques. Aos poucos, passam a investir em canções infantis. Em 1998, a iniciativa se consolida com o lançamento do disco A Mulher Gigante, um dos primeiros álbuns musicais para crianças lançados no Rio Grande do Sul. No mesmo ano, a equipe passa a ter direção musical de Finkler e direção cênica de Raquel Grabauska, responsável pela coordenação das apresentações teatrais. A partir de então, Cuidado Que Mancha mescla diferentes ritmos brasileiros, ambiências musicais, harmonias festivas e arranjos peculiares, obtendo um resultado sonoro autoral. Letras inusitadas buscam o desenvolvimento de narrativas sonoras instigantes para o envolvimento do público, sempre convidado pelos artistas a levantar das cadeiras para cantar e dançar.

O DVD que integra os três segmentos conta com produção executiva de Nora Goulart e Luciana Tomasi, direção de fotografia de Juliano Lopes e montagem de Giba Assis Brasil. Criado em 1998, o musical infantil A Mulher Gigante tem base nas 12 canções do disco homônimo. No palco, a banda composta por Finkler (voz e violão), Carla Vizeu (voz), Mateus Mapa (baixo), Sérgio Olivé (teclado), Roberto Peres 'Magrão' (bateria) e Grabauska (manipulação de bonecos) divide o espaço com um biombo de três lados. A estrutura guarda os bonecos que representam os personagens das músicas e objetos de cena, que aparecem ao público quando são citados nas canções. A edição de vídeo alterna planos gerais do grupo sobre o palco com close-ups dos músicos e da plateia composta por alunos da Escola Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre. Os artistas vestem figurinos coloridos, utilizam objetos cenográficos lúdicos e apresentam o boneco da Mulher Gigante, com mais de três metros de altura. Ela é a protagonista do espetáculo ao lado de personagens como Herculano, o príncipe mais chato do mundo, e Tião Zoreia, que escuta até pensamento. O cenário é comedido, valorizando, sobretudo, a imaginação dos pequenos espectadores estimulada pelas composições musicais.

Em 2002, a companhia estreou A Família Sujo. Adaptação do livro de Finkler com o mesmo nome, esta é uma das primeiras produções de radioteatro para crianças. A obra gira em torno de uma família que não se esforça na limpeza. Sérgio Sujo, o pai, e Sula Sujo, a mãe, não se preocupam em arrumar a casa e não gostam de tomar banho. Tudo segue mais ou menos bem até que eles acabam perdendo a filha, Sílvia, em meio à sujeira. O espetáculo, com elenco composto por Vikka Schabbach, Finkler e Grabauska, diretora da montagem ao lado de Mirna Spritzer, é apresentado aos alunos da Escola Monte Cristo. São nove canções bem humoradas intercaladas à narração oral da história pelos artistas, que recorrem a objetos de cena dispostos em uma mesa no palco para criar a sonorização. As músicas são executadas com violão, agogô, brinquedos infantis, panelas, baldes, vasilhas, esguichos, espanadores, vassouras e latas de lixo. A sonoplastia, que alterna ruídos produzidos ao vivo e pré-gravados, complementa a sonoridade e permite a participação dos espectadores. A edição de vídeo acompanha o ritmo das músicas e da história.

Finkler, Schabbach e Grabauska também atuam em O Natal de Natanael, espetáculo lançado em 2002. Em todos os Natais, algo acontece e o pai de Natanael precisa sair de casa às pressas. Assim, o menino pede ao Papai Noel um único presente: que seu pai passe a noite de Natal com a família. O pedido dá início à aventura mais emocionante da vida do garoto, que descobre, em uma noite feliz, o grande segredo de seu pai. A partir de então, a vida de Natanael muda para sempre. Com formato semelhante ao de A Família Sujo, o trio atua em frente a uma mesa repleta de luzes natalinas, presentes e objetos como mangueiras, travessas e baldes de metal, que podem tanto complementar a história narrada quanto servir de instrumentos sonoros inesperados. Eles são manipulados juntamente com instrumentos musicais de brinquedo e profissionais – caso do violão de Finkler, um pandeiro, um bumbo (tambor de som grave) e uma caixa (tambor de timbre agudo). O espetáculo com sete canções é apresentado aos alunos da Escola Mário Quintana.

O DVD inclui também a animação O Quadro da Andréa, de Diego Mera. O curta alterna stop motion e animação em 2D para contar a história de três personagens de um quadro fixado na sala da protagonista, Andréa, que, desatenta, demora a perceber que eles conseguem voar, deixando a moldura para explorar o mundo. Roteiro de Christina Dias e desenhos baseados nas ilustrações de Rodrigo Rosa, produção de Grabauska, direção de arte de Gabriela Macellaro e trilha sonora de Finkler.

Episódios


[01/03] A Mulher Gigante
[02/03] A Família Sujo
[03/03] O Natal de Natanael


ESPETÁCULO [01/03] A Mulher Gigante
Direção: Raquel Grabauska.
Sinopse: Cada canção apresenta novos e divertidos personagens: Herculano, o príncipe mais chato do mundo; o Tião Zoreia, que escuta até pensamento; e a Mulher Gigante, que não sabe o que é patins – ela usa um ônibus em cada pé.
Elenco: Cuidado Que Mancha: Gustavo Finkler (voz, violão), Carla Vizeu (voz), Mateus Mapa (baixo), Sérgio Olivé (teclado), Roberto Peres 'Magrão' (bateria), Raquel Grabauska (manipulação de bonecos). Participação: alunos da Escola Associação Cristã de Moços.
Produção: Raquel Grabauska. Assistência de produção: Vika Schabbach.
Cenário e adereços: Cuidado Que Mancha. Bonecos: Maíra Coelho, Paulo Fontes.
Maquiagem: Débora Nidejelski.
Iluminação: Marcos Vaz.
Operação de som: Cristiano Hanssen.
Músicas: "Cuidado que mancha", "A Mulher Gigante", "Tantinho", "Príncipe Herculano, o chato", "O Quartinho dos fundos", "Fantasma desafinado", "Careta vai, careta vem", "Isso eu não digo", "Time papão", "Tião Zoreia, o que escuta tudo", "O Sequestro do dragão bobalhão", "Se for dançar", "A Mulher Gigante" [reprise]. Autoria: Gustavo Finkler, Jackson Zambelli.
Realização: Grupo Cuidado Que Mancha.
Duração: 39:45.

ESPETÁCULO [02/03] A Família Sujo
Direção: Mirna Spritzer, Raquel Grabauska.
Texto: Gustavo Finkler.
Sinopse: A história de uma família que não gosta muito de limpeza. Sérgio Sujo, o pai, e Sula Sujo, a mãe, vivem sem maiores problemas, sem banho e sem muitos amigos. Mas a confusão começa quando a filha do casal, Sílvia Sujo, desaparece no meio da sujeira.
Elenco: Cuidado Que Mancha: Raquel Grabauska, Gustavo Finkler, Vika Schabbach. Participação: alunos da Escola Monte Cristo.
Produção: Raquel Grabauska.
Cenário e adereços: Cuidado Que Mancha.
Maquiagem: Débora Nidejelski.
Contrarregragem: Renato Santa Catharina.
Iluminação: Marcos Vaz.
Operação de som: Cristiano Hanssen.
Músicas (não creditadas): "Família Sujo suja tudo", "Saudação à professora", "Desde criança Sílvia Sujo", "O Cabelo é meu" (Gustavo Finkler, Raquel Grabauska), "Sílvia no quarto", "A Polícia vem correndo", "Ai, que fome", "Molha, ensaboa, esfrega", "Família Sujo suja tudo" [reprise]. Autoria: música, letra: Gustavo Finkler.
Realização: Grupo Cuidado Que Mancha.
Duração: 30:49.

ESPETÁCULO [03/03] O Natal de Natanael
Direção: Raquel Grabauska.
Texto: Gustavo Finkler, Raquel Grabauska.
Sinopse: Todo Natal, acontece alguma coisa e o pai de Natanael tem que sair às pressas de casa. O menino então pede ao Papai Noel um único presente: que seu pai passe a noite de Natal com a família. E este é o começo da aventura mais emocionante na vida de Natanael.
Elenco: Cuidado Que Mancha: Gustavo Finkler, Raquel Grabauska, Vika Schabbach. Participação: alunos da Escola Mario Quintana.
Produção: Raquel Grabauska.
Figurino: Rosângela Cortinhas.
Maquiagem: Débora Nidejelski.
Contrarregragem: Renato Santa Catharina.
Iluminação: Marcos Vaz.
Operação de som: Cristiano Hanssen.
Músicas (não creditadas): "O Sonho de Natanael", "Tudo o que eu queria", "Papai Noel serve pra trazer presente", "Cadê o meu presente?", "Passa tempo", "O Sonho de Natanael" [reprise], "Lá vai Noel". Autoria: música, letra: Gustavo Finkler.
Realização: Grupo Cuidado Que Mancha.
Duração: 31:36.

Ficha técnica


DIREÇÃO
Direção: Ana Luiza Azevedo.
Assistência de direção: Betânia Furtado.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Nora Goulart, Luciana Tomasi.
Estagiário de produção: Rodrigo Daudt.
Motorista: Daniel Dante Cognato.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Juliano Lopes.
Operação de câmera: Eduardo Izquierdo, Juliano Lopes.
Maquinista: Ricardo Luz.

Fotografia de cena: Nestor Grün.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Giba Assis Brasil.
Assistência de montagem: Lúcio Born.
Finalização de som (não creditado): Kiko Ferraz.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Montado em Final Cut Pro, em set 2005 [03/03], mar 2006 [02/03], abr-maio 2006 [01/03].

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Haydée Porto, Teatro Bruno Kiefer, Escola ACM Associação Cristã de Moços [01/03], Escola Monte Cristo [02/03], Escola Mario Quintana [03/03].

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, gravado ao vivo no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, julho de 2005.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 39:45 [01/03] + 30:49 [02/03] + 31:36 [03/03] = c.102 min
Som: Stereo digital
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação: DV
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): Não consta.
Legendas (DVD): Português.

PREMIAÇÃO
• 16º Prêmio Açorianos de Música / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre, 2006: indicação na categoria Infantil.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
DVD: Distribuição: Casa de Cinema de Porto Alegre, sd. Extra. Sem encarte.
Contato: Casa de Cinema de Porto Alegre.

EXTRA DVD
Curta-metragem de animação: O Quadro da Andréa. Realização de bonecos, animação e direção: Diego Mera. Roteiro: Christina Dias. Desenhos baseados nas ilustrações de: Rodrigo Rosa. Produção: Raquel Grabauska. Direção de arte, realização de cenografia: Gabriela Macellaro. Realização de estruturas: Martin de Rossa. Dublagem: Raquel Grabauska, Gustavo Finkler. Trilha sonora: Gustavo Finkler. Apresentação: Cuidado Que Mancha. Companhia produtora: Animàtica Produções. Financiamento (BR/RS): FUMPROARTE Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre. Concurso 2004, categoria: cinema. Proponente: Christina Dias. Duração: 06:06.

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: www.casacinepoa.com.br.

Grafias alternativas: Beca Furtado | Daniel Cognato
Grafias alternativas (funções): Maquilagem | Câmara

BIBLIOGRAFIA
FINKLER, Gustavo; ZAMBELLI, Jackson; CASTILHOS, Laura (ilustrações). A Mulher Gigante. Porto Alegre: Editora Projeto, 2001.
FINKLER, Gustavo; CASTILHOS, Laura (ilustrações). A Família Sujo. Porto Alegre: Editora Projeto, 2002.
FINKLER, Gustavo; GRABAUSKA, Raquel; CASTILHOS, Laura (ilustrações). O Natal de Natanael. Porto Alegre: Editora Projeto, 2002. Inclui CD.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Cuidado Que Mancha. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/456/cuidado-que-mancha. Acesso em: 19 de maio de 2024.