09/08/2022
2022Mostra EspecialTabajara Ruas

Mostra Especial A Próxima Estação de Tabajara Ruas

 

Tabajara Ruas ganha homenagem pelos seus 80 anos
Cinemateca Paulo Amorim festeja com documentário inédito, mostra especial e catálogo que dá início à série dedicada ao cinema gaúcho

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim e Walper Ruas Produções prepararam uma programação especial em homenagem ao cineasta e escritor Tabajara Ruas pelo seu aniversário de 80 anos – ele nasceu em 11 de agosto de 1942, em Uruguaiana, RS.

A programação começa em 9 de agosto de 2022, terça-feira, na Sala Eduardo Hirtz, com a ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO em curta-metragem A Próxima estação de Tabajara Ruas, dirigido por Boca Migotto e produzido pela Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim. Neste encontro com o público e amigos, Tabajara Ruas e equipe ainda apresentam o seu novo projeto de longa-metragem, Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez, que começa a ser rodado em setembro de 2022.

Na sequência, entre 10 e 14 de agosto, na Sala Paulo Amorim, será possível rever os cincos longas assinados pelo diretor, reunidos na MOSTRA ESPECIAL que leva o mesmo nome do documentário: A PRÓXIMA ESTAÇÃO DE TABAJARA RUAS. A programação inclui o lançamento de um CATÁLOGO, que reúne a produção do homenageado e informações sobre o filme assinado por Boca Migotto. Este é o primeiro da série Edições da Cinemateca Paulo Amorim, dedicada ao cinema gaúcho. 

A homenagem a Tabajara Ruas integra o Festival Cinemateca Paulo Amorim, com patrocínio de Gerdau, Vero, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Festival inclui outras mostras especiais e prevê o início da modernização das salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco. Todas as atividades têm entrada franca.

Texto de apresentação do catálogo:

Tabajara Ruas chega aos 80 anos como uma referência da cinematografia do Rio Grande do Sul e com o mérito de contar a nossa História – feita de tantos conflitos, ideais e personagens destemidos. Sempre gentil e paciente com seus interlocutores, Taba também pode ser considerado um sujeito corajoso. Como seus heróis, enfrentou críticas, venceu editais e traçou orçamentos detalhados para conquistar o universo do cinema, esta maravilhosa invenção que foi determinante na sua geração. Ele esperou 20 anos para fazer seu primeiro filme e, quando conseguiu, nos brindou com Netto perde sua alma, um clássico do cinema brasileiro inspirado no melhor dos faroestes.

Como ele mesmo diz, sua proposta sempre foi contra a corrente de tudo: fazer um filme histórico, um gênero pouco desenvolvido no país. E assim ele seguiu, coerente, formando um panorama da história gaúcha: a Revolução Farroupilha 1835-1845 (Netto e o domador de cavalos e Netto perde sua alma), a Revolução Federalista 1893-1895 (A Cabeça de Gumercindo Saraiva), a Guerra Civil de 1924 (Os Senhores da guerra) e uma trajetória política contemporânea (Brizola – Tempos de luta).

Diante de uma data tão importante e de uma trajetória ainda mais especial, a Cinemateca Paulo Amorim e sua Associação dos Amigos convidam Tabajara para uma celebração cinematográfica. Além dos seus cinco longas, vamos apresentar, em estreia, na sala de cinema, o documentário A Próxima estação de Tabajara Ruas. A ideia inicial era para ser um curta, mas Boca Migotto apresentou um material tão rico e potente pedindo para ser um média-metragem. Um documento emocionante. Estamos muito felizes de compartilhar este filme com vocês.

Glênio Póvoas e Mônica Kanitz – curadoria – Porto Alegre, agosto de 2022.

SEH | 9 ago 2022 | ter | 19h
lançamento do projeto de longa-metragem Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez
ESTREIA: A Próxima estação de Tabajara Ruas

SPA | 10 ago 2022 | qua | 19h
A Próxima estação de Tabajara Ruas
+ Netto e o domador de cavalos (exibição em DVD)

SPA | 11 ago 2022 | qui | 19h
Netto perde sua alma (exibição em DVD)

SPA | 12 ago 2022 | sex | 19h
A Próxima estação de Tabajara Ruas
+ A Cabeça de Gumercindo Saraiva

SPA | 13 ago 2022 | sab | 19h
Os Senhores da guerra

SPA | 14 ago 2022 | dom | 19h
A Próxima estação de Tabajara Ruas
+ Brizola – Tempos de luta (exibição em DVD)

Veja as fichas completas dos filmes de Tabajara Ruas no Portal do Cinema Gaúcho.

Ficha técnica

A Próxima estação de Tabajara Ruas (2022, BR, 29 min)

Sinopse: Prestes a completar 80 anos, o escritor e cineasta Tabajara Ruas entra em pré-produção para realizar o sexto longa-metragem, adaptação de seu livro Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez, escrito em 1990. O cenário ideal para as filmagens é Uruguaiana, cidade natal de Tabajara. No entanto, o trem que já não passa pela ponte internacional entre o Brasil e a Argentina o desafia a encontrar novas paisagens que permitam levar ao cinema as reminiscências literárias da sua infância.

Identidades: Tabajara Ruas. Participação: Kiko Cunha.
Produção, roteiro e direção: Boca Migotto.
Produção executiva: Glênio Póvoas, Mônica Kanitz.
Direção de fotografia: Pedro Clezar. 
Operação de câmera adicional: Boca Migotto.
Som direto e desenho de som: Juan Quintáns.
Pesquisa: Glênio Póvoas.
ArquivoFilmesA Conspiração do silêncio (Bad day at Black Rock, John Sturges, 1955), Barravento (Glauber Rocha, 1962), Netto perde sua alma (Beto Souza, Tabajara Ruas, 2001), Brizola – Tempos de luta (Tabajara Ruas, Rogério Brasil Ferrari, 2007), Netto e o domador de cavalos (Tabajara Ruas, 2008), Os Senhores da guerra (Tabajara Ruas, 2014), A Cabeça de Gumercindo Saraiva (Tabajara Ruas, 2018). FascículoTabajara Ruas. Porto Alegre: IEL Instituto Estadual do Livro, 1989, coleção Autores Gaúchos, v.27.
Montagem: Jardel Machado Hermes.
Pós-produção e colorista: Eduardo Púa.

Filmagens: Porto Alegre, Florianópolis, Uruguaiana, Roca Salles, Garibaldi e Cacequi, entre junho e julho de 2022.
Montagem em Adobe Premiere Pro 2022 versão 22.5.0 em julho de 2022. Finalização em After Effects em agosto de 2022.

Produção: Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim (Porto Alegre).
Produção associada: Teimoso Filmes e Artes (Porto Alegre).
Realização: Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim / SEDAC Secretaria da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul.
Captação de recursos: Lei de Incentivo à Cultura / Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.
Patrocínio: Gerdau; Rio Grande Seguros e Previdência; Icatu; Vero.
Apoio: IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS.
Agradecimentos especiais: Ligia Walper, Gisele Hiltl, Beco dos Livros Rua dos  Andradas.

Primeira exibição:
• Porto Alegre (RS), Mostra Especial A Última Estação de Tabajara Ruas [9-14 ago], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 9 ago 2022, ter, 19h (presenças do homenageado + Ligia Walper + diretor B. Migotto) + sessão extra
Outras exibições:
• Porto Alegre (RS), Mostra Especial A Última Estação de Tabajara Ruas [9-14 ago], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 10, 12, 14 ago 2022, qua, sex, dom, 19h (como complemento dos longas)
• Canoas (RS), 1º Festival de Cinema de Canoas [22-24 jun]-Filme convidado Homenagem a Tabajara Ruas, Teatro do Sesc Canoas, 23 jun 2023, sex, 19h (presenças do homenageado + Ligia Walper + diretor B. Migotto + representantes da AACPA G. Póvoas, L. A. Cassol, F. Pucurull)
• Porto Alegre (RS), Mostra O Cinema do patrono Tabajara Ruas [2-5, 7, 8 nov], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 2 nov 2023, qui, 19h15 (debate com diretor B. Migotto + Tabajara Ruas, patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre)

     

     
ANDROVANDI, Adriana; SCHAEFER, Mauro (foto). Homenagem para Tabajara Ruas – Programa na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana exibe filmes do autor. Correio do Povo, Porto Alegre, 11 ago 2022, p.17.