26/06/2025
20258½ Festa do Cinema Italiano

8½ Festa do Cinema Italiano

De 26 de junho a 2 de julho de 2025, a Cinemateca Paulo Amorim recebe a 12ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano.
Esse é o maior evento de cinema italiano nos países lusófonos e conta com 11 filmes ao todo.
Confira a programação completa abaixo:

Sala Paulo Amorim

26 de junho – quinta-feira
14h30 – Dez minutos, de Maria Sole Tognazzi
16h30 – Vermiglio – A noiva da montanha, de Maura Delpero
19h – O Barbeiro conspiracionista, de Valerio Ferrara

27 de junho – sexta-feira
14h30 – Felicità, de Micaela Ramazzotti
16h30 – A Cauda do diabo, de Domenico De Feudis
19h – Gloria!, de Margherita Vicario

28 de junho – sábado
15h – A Doce vida, de Federico Fellini
19h – Berlinguer – A grande ambição, de Andrea Segre

29 de junho – domingo
14h30 – O Barbeiro conspiracionista, de Valerio Ferrara
16h30 – O Último chefão, de Antonio Piazza, Fabio Grassadonia
19h – , de Federico Fellini

1º de julho – terça-feira
14h30 – La Vita accanto, de Marco Tullio Giordana
16h30 – Vermiglio – A noiva da montanha, de Maura Delpero
19h – Felicità, de Micaela Ramazzotti

2 de julho – quarta-feira
14h30 – Dez minutos, de Maria Sole Tognazzi
16h30 – Berlinguer – A grande ambição, de Andrea Segre
19h – O Último chefão, de Antonio Piazza, Fabio Grassadonia

A DOCE VIDA
(La Dolce vita, Itália-França, 1960, 168 min, drama)
Direção: Federico Fellini.
Elenco: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux.
Um dos filmes mais célebres de Fellini, La Dolce Vita marca seu afastamento do neorrealismo e a exploração da cultura das celebridades. Inspirado em sua própria experiência como jornalista em Roma, Fellini estudou a vida dos famosos para criar Marcello Rubini (Mastroianni), um repórter de fofocas que circula entre os ricos e glamurosos. Imortalizado pela icônica cena de Anita Ekberg na Fontana di Trevi, o filme venceu a Palma de Ouro em Cannes e recebeu quatro indicações ao Oscar.


(, Itália-França, 1963, 138 min, drama)
Direção: Federico Fellini.
Elenco: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Claudia Cardinale, Sandra Milo, Rossella Falk, Barbara Steele.
Guido Anselmi, um aclamado diretor de cinema, vive uma profunda crise criativa e pessoal enquanto tenta iniciar seu novo filme. Cercado por pressões profissionais, conflitos amorosos e fantasmas do passado, ele se refugia em um spa, onde realidade, memórias e fantasias se entrelaçam. Entre sonhos surreais e reflexões existenciais, Guido busca sentido na arte, na vida e em si mesmo. Uma obra-prima de Federico Fellini sobre o processo criativo e os dilemas íntimos de um artista em busca de inspiração.

FELICITÀ
(Felicità, Itália, 2023, 104 min, comédia dramática)
Direção: Micaela Ramazzotti.
Elenco: Micaela Ramazzotti, Max Tortora, Anna Galiena, Matteo Olivetti.
Desirè é uma mulher que luta para proteger seu irmão Claudio dos abusos de seus pais disfuncionais. Determinada a romper o ciclo de violência familiar, ela embarca em uma jornada para encontrar a felicidade e construir uma vida melhor para ambos. O filme aborda temas como resiliência, amor fraternal e a busca por liberdade emocional.

VERMIGLIO – A NOIVA DA MONTANHA
(Vermiglio, Itália-França-Bélgica, 2024, 119 min, drama)
Direção: Maura Delpero.
Elenco: Tommaso Ragno, Giuseppe De Domenico, Carlotta Gamba, Roberta Rovelli.
Em 1944, durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a remota vila alpina de Vermiglio, no norte da Itália, vive uma rotina tranquila, quase alheia aos horrores do conflito. Essa serenidade é interrompida com a chegada de Pietro, um jovem soldado siciliano desertor, que busca refúgio na comunidade. Acolhido pela família de Cesare, o professor local, Pietro se envolve romanticamente com Lucia, a filha mais velha do educador. O relacionamento entre os dois desencadeia uma série de eventos que abalam as estruturas da família e da comunidade, revelando tensões latentes, preconceitos e tradições arraigadas. Ao longo das quatro estações do ano, o filme explora as complexas dinâmicas familiares e sociais em meio aos desafios impostos pela guerra.

O ÚLTIMO CHEFÃO
(Iddu, Itália-França, 2024, 122 min, drama)
Direção: Antonio Piazza, Fabio Grassadonia.
Elenco: Toni Servillo, Elio Germano, Daniela Marra, Barbora Bobulova.
Foragido durante mais de trinta anos, Matteo Messina Denaro foi o fantasma mais esquivo da Cosa Nostra. Inspirado em sua figura, o filme entrelaça traições, destinos selados e ambições destruídas, em um noir que evoca a grande tradição literária siciliana. Toni Servillo é Palumbo, em busca de redenção, enquanto Elio Germano interpreta Messina Denaro, um chefe mafioso cansado da guerra e prisioneiro da sua própria sombra. Um retrato intenso que revela o lado humano e grotesco de uma fuga lendária. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.

GLORIA!
(Gloria!, Itália-Suíça, 2024, 106 min, drama)
Direção: Margherita Vicario.
Elenco: Galatea Bellugi, Carlotta Gamba, Veronica Lucchesi, Maria Vittoria Dallasta, Sara Mafodda, Paolo Rossi.
Ambientado em Veneza no ano de 1800, o filme acompanha Teresa, uma jovem muda e solitária que vive no Instituto Sant’Ignazio, um orfanato e conservatório em decadência. Com a iminente visita do novo Papa, o mestre da capela se esforça para compor uma nova peça musical. No entanto, é Teresa quem, ao descobrir um piano-forte esquecido, inicia uma revolução musical no orfanato. Junto a outras jovens talentosas, ela cria uma nova forma de expressão musical que desafia as convenções da época. O filme é uma homenagem ao talento e à criatividade das mulheres compositoras cujas obras foram esquecidas pela história.

BERLINGUER – A GRANDE AMBIÇÃO
(Berlinguer – La grande ambizione, Itália-Bélgica-Bulgária, 2024, 120 min, drama)
Direção: Andrea Segre.
Elenco: Elio Germano, Stefano Abbati, Francesco Acquaroli, Paolo Calabresi.
Durante os turbulentos anos 1970, Enrico Berlinguer, líder do Partido Comunista Italiano (PCI), busca uma via democrática para implementar o socialismo na Itália. Desafiando os dogmas da Guerra Fria, ele propõe o "compromisso histórico", uma aliança entre o PCI e a Democracia Cristã, visando unir forças populares antifascistas. O filme acompanha Berlinguer de 1973, quando sobrevive a um atentado em Sofia, até 1978, período marcado por tensões políticas e o sequestro de Aldo Moro. A narrativa destaca a interseção entre vida pessoal e política, revelando o idealismo e a integridade de um líder que quase mudou o curso da história italiana.

LA VITA ACCANTO
(La Vita accanto, Itália, 2024, 100 min, drama)
Direção: Marco Tullio Giordana.
Elenco: Valentina Bellè, Paolo Pierobon, Sonia Bergamasco, Beatrice Barison.
Em Vicenza, entre os anos 1980 e 2000, La vita accanto segue a história de Maria, uma mulher rica e influente, casada com Osvaldo e irmã de Erminia, uma pianista de sucesso. Após anos de tentativas, Maria finalmente dá à luz uma filha, Rebecca, mas a criança nasce com uma grande mancha roxa no rosto, o que desperta uma sensação de vergonha e rejeição por parte da mãe. À medida que cresce, Rebecca enfrenta o isolamento e o preconceito dentro da família, até que seu talento musical começa a se destacar. A música será sua chave para superar os desafios impostos pela família e encontrar seu próprio caminho.

O BARBEIRO CONSPIRACIONISTA
(Il Complottista, Itália, 2024, 85 min, comédia)
Direção: Valerio Ferrara.
Elenco: Fabrizio Rongione, Antonella Attili, Ilir Jacellari, Fabrizio Contri.
No bairro Tuscolano, em Roma, Antonio é um barbeiro que vive com sua esposa Susanna e o filho adolescente. Observando que o poste de luz em frente à sua barbearia pisca intermitentemente à noite, ele começa a suspeitar que as interrupções são mensagens em código Morse. Tentando interpretá-las, Antonio mergulha em teorias conspiratórias, ganhando atenção primeiro da vizinhança, depois de um público mais amplo através de vídeos nas redes sociais e entrevistas em TVs locais. Ele chega a atrair o interesse de um político local após descobrir um fenômeno semelhante em um poste na Piazza Montecitorio. Sua vida familiar, no entanto, desmorona: sua esposa, que nunca acreditou em suas teorias, o abandona levando o filho, e os amigos se afastam. Antonio fica sozinho, até descobrir a verdadeira causa da intermitência dos postes de luz.

DEZ MINUTOS
(Dieci minuti, Itália, 2024, 102 min, drama)
Direção: Maria Sole Tognazzi.
Elenco: Barbara Ronchi, Fotinì Peluso, Margherita Buy, Alessandro Tedeschi.
Em meio a uma crise existencial, Bianca enfrenta o fim de seu casamento e a perda do emprego. Buscando reconstruir sua vida, ela inicia uma terapia com a Dra. Giovanna Braibanti, que propõe um desafio: dedicar dez minutos por dia a uma atividade completamente nova. Através dessa jornada de autodescoberta, Bianca encontra novas conexões, redescobre laços afetivos e aprende que pequenas mudanças podem transformar profundamente sua existência.

A CAUDA DO DIABO
(La Coda del diavolo, Itália, 2024, 95 min, thriller)
Direção: Domenico De Feudis.
Elenco: Luca Argentero, Cristiana Dell’Anna, Francesco Acquaroli, Geno Diana.
Em uma Sardenha fria e sombria, Sante Moras, um ex-policial agora trabalhando como guarda penitenciário, é acusado injustamente do assassinato de um detento envolvido no sequestro e homicídio de uma adolescente. Durante seu turno de vigilância, o prisioneiro é encontrado morto, e Sante torna-se o principal suspeito. Para provar sua inocência, ele foge e inicia uma investigação por conta própria. Com a ajuda da jornalista investigativa Fabiana Lai, Sante descobre uma rede de crimes que vai além do caso inicial, envolvendo uma organização criminosa responsável por um esquema de tráfico humano. Enquanto o comissário Tommaso Lago o persegue, Sante precisa agir rapidamente para impedir que mais vítimas inocentes sejam feitas.