Paullo Costa: Ao vivo – 20 anos (2017)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Registro de espetáculo musical
DVD, cor, 74 min

Direção: Altemir Saibel.
Companhia produtora: Altemir Vídeo

Lançamento: DVD 2017

 

Paulo César dos Santos Costa ou apenas Paullo Costa, nascido em 12 de setembro de 1970, é o último de oito filhos de Osvaldo dos Santos Costa e Dília dos Santos Costa. Nasceu na L. Salvação, que na época pertencia à cidade de Encantado, hoje pertencente à Nova Bréscia. Com 2 anos de idade, em 1972, a família vai morar no interior de São Miguel do Oeste (SC), na L. Rosário. Com 7 anos sua irmã Inês, que era professora, já o levava para cantar para as outras crianças no colégio em que lecionava. Desde cedo ouvia sua irmã cantar enquanto seu irmão Miraldo tocava violão. Em 1980 a família retorna para o RS, em Carlos Barbosa na serra gaúcha, cidade que adotou Paullo Costa como filho com muito carinho.

Quando estudava no Colégio Don Vital, em Torino, apareceram dois gêmeos, Milton e Vitor Canal, ex-seminaristas, fazendo seleção de crianças para cantarem no coral Os Canarinhos de Torino. Paullo é selecionado e logo a dupla começa a lhe ensinar a tocar teclado. Sem demora passa a tocar no coral. Seminarista em Nova Araçá, onde tocou escaleta, gaita e violão durante as missas. Volta para a casa da mãe, trabalha em obras, em metalúrgica, laticínios, frigorífico, balconista de veterinária e até caminhoneiro. Participa de festivais em Carlos Barbosa. O amigo Jorge Ribeiro o convida para ser vocalista do Musical Veredas em Bento Gonçalves, depois passa pelo Grupo Família Biondo, onde cantava e tocava guitarra. Participa também do Grupo Força Jovem que mais tarde virou Grupo Expressão; e pela banda Alma Nova, onde tocava trompete, guitarra e contrabaixo, além de cantar.

O primeiro disco de vinil tem uma composição de sua autoria "Orgulho", sendo contratado então pela banda Miramar Show para cantar e tocar baixo. Nesta mesma época Paullo Costa grava dois discos com várias composições próprias. Em 1995 se lança como cantor solo numa linha bastante diferente do que vinha fazendo ao gravar um CD nativista. Começa então a participar de vários festivais em todo o Rio Grande do sul. Sua escolha musical vem desde o altar das missas, dos festivais e dos palcos de bailões dando à Paullo Costa um estilo único. Passa a residir em Porto Alegre e sempre que pode vai à Carlos Barbosa ver sua filha e jogar um futebol com os amigos. Até a data do lançamento deste DVD, Paullo Costa tem 12 CDs gravados. O mais recente, Um Jeito novo, bem romântico onde o artista abre o seu coração e conta muito de sua história através de suas próprias letras.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Paullo Costa.
Músicos: Jonatan Dalmonte (acordeon), Marcos Pehl (teclados), Lucas Araújo (violão 7 cordas), Rafael Zinho (violão 6 cordas), Djalmo Aliveira (bateria, percussão), Manoel Souza (contrabaixo),
Mirian do Nascimento, Marli França, Priscila Cardoso (vocais).
Participação especial: Pedro Jr. da Fontoura (apresentação faixa 01, 04), padre Osmar Coppi (faixa 10), Ana Paula Costa (faixa 12).
Danças: CTG Trilha Serrana (Carlos Barbosa).

DIREÇÃO
Direção (não creditado): Altemir Saibel, provavelmente.

PRODUÇÃO

FOTOGRAFIA
Operação de câmera: Altemir Saibel, Christian Saibel, Darlan Gomes, Giovanni Saibel, Leandro Bortolozzo, Roger Silveira.
Operação de drone: Maico Chesine.
Operação de grua: Bruno.

Fotografia de cena: Eduardo Rocha.

SOM
Gravação de áudio: Sasandro.

MÚSICA
Arranjos: coletivo.

Faixas:
01. "Com o sul no coração" (música: Paullo Costa, letra: Vaine Darde)
02. "Bem a cavalo" (música, letra: Érlon Péricles)
Não creditado: "Hino Rio-Grandense" (música: Joaquim José Mendanha, letra: Francisco Pinto da Fontoura)
03. "De como cantar um hino" (música: Paullo Costa, letra: Léo Ribeiro)
04. "Milonga de capataz" (música: Paullo Costa, letra: Pedro Jr. da Fontoura)
05. "Doma tradicional" (música: Walther Morais, letra: Getúlio Silva)
06. "No rincão da Martinica" (Paullo Costa, Roberto Ornes)
07. "Amigo é pra sempre" (música, letra: Paullo Costa)
08. "Quando retorno mãe velha" (Paullo Costa, Olavo Loreto)
09. "Sem diploma" (música: Paullo Costa, letra: Jayme Caetano Braun)
10. "Iluminai as famílias" (música, letra: Paullo Costa)
11. "Pampa e sertão" (música: Paullo Costa, letra: Vaine Darde)
12. "Convite ao sul" (música, letra: Paullo Costa)
13. "Isto é Rio Grande" (música: Pedro Neves, letra: Léo Ribeiro)
14. "Lembranças do tempo antigo" (Paullo Costa, Olavo Loreto)
15. "Do meu jeitão" (Paullo Costa, Marcus Vigolo)

EXTRAS
Depoimentos. Identidades: Dilia dos Passos dos Santos Costa (mãe), Miraldo dos Santos Costa (irmão), Inês Costa Pedruzzi (irmã), Geneci Costa Filipini (irmã), Milton Canal (professor, amigo, músico e compositor), Luiz Carlos Borges (cantor, compositor, músico e amigo), Neto Fagundes (músico, cantor, compositor, apresentador e amigo), Érlon Péricles (cantor, músico, compositor e amigo), André Birck (amigo, declamador, poeta), Sedenir Sauthier (cantor, músico, compositor e amigo), Ivan Béssega (músico e amigo), Osmar Coppi (padre, cantor, compositor, amigo), Elisangela Canal (esposa), Paola dos Santos Costa (filha), Ana Paula dos Santos Costa (filha). Duração: 25:29.
Making of. Sinopse: Ensaio em estúdio com músicos. Na Estação de Carlos Barbosa, local do show: testando drone, montagem da estrutura do palco. Montando a cavalo. Duração: 04:53.
Clipe: Paullo Costa: De um retorno (Paullo Costa, Marcus Vigolo). Do álbum: De alma, campo e saudade. Sinopse: Em espaço com lareira acesa e em externas em campos. Identidades: Paullo Costa (voz, violão). Direção: Thiago Massimino. Direção de fotografia: Melissandro Bittencourt. Agência: Visual. Atendimento: Eduardo Rocha. Companhia produtora: GMT Filmes (Porto Alegre). Duração: 03:22.
Clipe: Paullo Costa: Proseando com o campo (Paullo Costa, Chê Zico). Sinopse: Em galpão e em externas. Identidades: Paullo Costa (voz, violão). Duração: 04:26.
Clipe: Paullo Costa: Recomeço (música: Paullo Costa, letra: Pedro Jr. da Fontoura). Sinopse: Em estúdio gravando a voz, com técnico na cabine. Identidades: Paullo Costa (voz). Duração: 03:22.

FINALIZAÇÃO
Edição e finalização: Roger Silveira.
Edição de som, mixagem e masterização: Sasandro / IGAP Instituto Gaúcho de Áudio Profissional (Canoas).

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Iluminação e sonorização do show: Demarchi Som e Luz.
Ornamentação do palco: DTG Negrinho do Pastoreio (Canoas).
Produção de vídeo: Altemir Vídeo (Bento Gonçalves).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Altemir Vídeo (Bento Gonçalves).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Agradecer é engrandecer a ação de Deus na nossa vida e missão. Primeiro a Deus meu agradecimento, à minha família, aos amigos e a todos os músicos e compositores que emprestaram seus talentos para este CD e DVD ao vivo, Paullo Costa 20 anos. Agradecer a todo povo de Carlos Barbosa que sempre me acolhe com tanto carinho e neste dia de gravação 25 de setembro de 2016, compareceram com todo fervor. Agradeço as participações especiais no trabalho, padre Osmar Coppi, Ana Paula Costa e Pedro Jr. da Fontoura. Obrigado DTG Negrinho do Pastoreio de Canoas pela ornamentação do palco e ao CTG Trilha Serrana de Carlos Barbosa por terem abrilhantado o evento com as danças. Jorge Augusto Vitalli Menin da Erva Marte Amizade gracias pela parceria. Em 20 anos é possível se fazer muita coisa, depende de nós... escolher espalhar o bem, esperança e amor penso eu que é obrigação do ser humano... quem está disposto escolhe sua melhor forma para fazer isso, nós escolhemos entrar nos corações das pessoas através da música, portanto agradeço a todos os músicos que nesses 20 anos participaram comigo nessa empreitada, às vezes recebendo uns pilas e às vezes somente pela causa. Ilumina Senhor as famílias do mundo inteiro, ilumina Senhor primeiro as mais necessitadas, se sobrar um tempinho Jesus, eu peço um favor, ilumina com o teu olhar, minha família Senhor. Muito obrigado a tudo e a todos. Paullo Costa, março de 2017.

Dedicatória: Minha homenagem a um grande amigo que faleceu em 2015 Valdez Nadin.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Carlos Barbosa, gravado ao vivo no Palco da Estação, 25 de setembro de 2016, domingo.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:14:21
Som: Dolby Digital 2.0 / Dolby Digital 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): AA001000

DIVULGAÇÃO
Capa: André Coelho.
www.altemirvideo.com.br

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD (digipack): Distribuição: Disc Press DRS3968, Altemir Vídeo PC000117. Autoração: 8 maio 2017. Extras. Inclui encarte 4p..
Contato para shows: 51 992 529 977 whatsup KAKO / produtorapaullocosta@gmail.com.
Contato: Altemir Vídeo: 54 3454 1042.

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: contracapa e encarte do DVD, como agradecimentos + texto: "Estrada afora", por Olavo Loreto.

Título: Não constam créditos iniciais; os finais trazem apenas Paullo Costa: Ao vivo; no entanto – como acontece em muitos outros DVDs – consta acréscimo na capa, lombada, encarte e citação no texto de agradecimentos do músico, no caso, "20 anos".
Grafias alternativas: Miriam do Nascimento | Priscilla Cardoso | TH Massimino
Grafias alternativas (funções): Edição e finalização de vídeo | Edição, mixagem e masterização de áudio

DISCOGRAFIA
Paullo Costa

BIBLIOGRAFIA

Arquivos especiais


Texto no encarte:
Estrada afora – Sabes o que mais me impressiona nesta trajetória de vinte anos cantando as coisas do sul? O que, meu amigo? É que não me parece que já se passaram vinte anos, continuo com ganas de seguir cantando. Essa é parte da conversa que tivemos quando Paullo Costa me falou do projeto de gravar um DVD dedicado aos seus vinte anos de carreira. Conheci o Paullo quando ele já tinha algumas horas de estrada e, desde então, só o vi crescer como ser humano e como artista. É dedicado, trabalhador e talentoso, segue cantando e compondo com muita propriedade e, sem dúvida, com ganas de seguir em frente. E é amigo de seus amigos, atencioso e bom parceiro. O repertório deste DVD é uma oportunidade de recordar alguns de seus sucessos, assim como de reclamar pelos muitos outros que não foram incluídos. O importante é que "com o sul no coração" e "bem a cavalo" ele siga, com seu "jeitão", a campear baile por esses rincões e a cantar a gente boa e simples da nossa querência. Parabéns, Paullo Costa, pelo êxito dessa empreitada de vinte anos levando alegria e emoção ao povo. E obrigado por me permitir fazer parte de algumas composições, acredito que este seja o sentimento de todos os teus parceiros, pelos quais sempre demonstras muito carinho e admiração. Um grande abraço! E que ao final dos próximos vinte anos não te faltem ganas de seguir cantando. – Olavo Loreto.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Paullo Costa: Ao vivo – 20 anos. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1112/paullo-costa-ao-vivo-20-anos. Acesso em: 23 de maio de 2024.