Ainda somos os mesmos (2023)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 91 min

Direção: Paulo Nascimento.
Companhia produtora: Accorde Filmes

Primeira exibição: Recife (PE), CINE PE 27º Festival do Audiovisual [4-9 set]-Mostra Hors-concours, Cinema do Teatro do Parque, 4 set 2023, seg, 19h
Primeira exibição RS: Santa Maria (RS), Lançamento do SMVC 17º Santa Maria Vídeo e Cinema, Centro de Convenções da UFSM, 21 mar 2024, 19h (debate com diretor + produtora executiva Marilaine Castro da Costa + integrantes do elenco)

 

Na sofrida história latino-americana, alguns dos momentos de maior tensão aconteceram na segunda metade do século XX, quando golpes de estado interromperam a continuidade de governos democraticamente eleitos e transformaram os próprios cidadãos em vítimas de repressão. De todas as ditaduras instaladas no continente, uma das mais brutais foi a de Augusto Pinochet (1915-2006), no Chile. Após induzir o então presidente Salvador Allende (1908-1973) ao suicídio, dentro do Palácio de La Moneda, o regime aprisionou cerca de 40 mil presos políticos no Estádio Nacional de Santiago. Vários deles foram torturados e assassinados, inclusive estrangeiros. Na época, muitos brasileiros estavam no território chileno, fugidos do Brasil, que vivia um regime de exceção desde 1964.

Ainda somos os mesmos aborda o drama desses indivíduos, tendo como protagonista Gabriel, um jovem estudante de medicina que é conduzido até o país vizinho pelo pai, um influente homem de negócios. Em setembro de 1973, na hora e no lugar errado, o rapaz é separado da namorada e detido sem maiores explicações. Enviado até um pelotão de fuzilamento, consegue escapar por fingir-se de morto. Sua situação começa a melhorar quando consegue entrar na embaixada da Argentina, em um prédio superlotado que chegou a abrigar aproximadamente 500 pessoas. O filme explora os vários conflitos existentes a partir de então, introduzindo personagens como Clara, uma mulher viúva que testemunhou o homicídio do marido. Ou Ernst, um antigo funcionário de Allende que se refugiou no local e precisa ser devolvido aos soldados em um prazo determinado – sob pena de invasão do local. Gabriel tem a oportunidade de ajudar as vítimas com os seus conhecimentos médicos, mas também enfrenta problemas de relacionamento, em meio a uma tensa convivência forçada. As negociações para libertar os refugiados são interessantes e focalizam os muitos interesses envolvidos.

Baseado em fatos, este longa-metragem dialoga com o universo abordado em um título anterior do mesmo diretor e companhia produtora: Em teu nome... (2009). Na ocasião, o roteiro se apoiava nos relatos de João Carlos Bona Garcia, um ex-guerrilheiro da VPR Vanguarda Popular Revolucionária que contou as suas experiências no livro Verás que um filho teu não foge à luta (1989). Bona Garcia morou durante 42 dias nessa embaixada, mas conseguiu sair ileso. Militante de esquerda, ele faleceu em 14 de março de 2021, aos 74 anos, vítima da covid-19 – não sem antes colaborar com a Accorde Filmes neste novo trabalho. O elenco tem nomes conhecidos, como Edson Celulari e Nicola Siri (terceiro e quarto longa com Nascimento), Carol Castro, Néstor Guzzini (Meu Mundial), Álvaro RosaCosta, Evandro Soldatelli, Rogério Beretta, Néstor Monasterio, Liane Venturella. Rodado no Brasil e no Chile, premiado como melhor filme independente no Montréal Independent Film Festival (2023).

Um dos três longas financiados pelo edital realizado pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da SECULT Secretaria Municipal da Cultura / Novo Hamburgo Polo Audiovisual a partir da chamada pública BRDE/FSA Arranjos Regionais (produção de longa-metragem) 2018. Os outros dois contemplados são Espiral (Leonardo Peixoto) e Colecionário (Kapel Furman / Fantaspoa Produções), todos com filmagens em NH.

Paris Filmes é considerada a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas Crepúsculo e Jogos vorazes, o premiado O Lado bom da vida, com Jennifer Lawrence, e Meia-noite em Paris, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias De pernas pro ar, Até que a sorte nos separe, DPA – O filme e Turma da Mônica. A empresa esteve à frente de importantes lançamentos como La la land, Marighella, Meu nome é Gal, Minha irmã e eu – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.

Sinopse


Gabriel, ao sair do Brasil para fugir da ditadura civil-militar em busca de liberdade e de uma nova vida, encontra um contexto de insegurança e violência dos militares e policiais chilenos. Os únicos lugares seguros no país são as embaixadas e, após três anos no Chile fugindo do exército, Gabriel encontra abrigo na Embaixada Argentina, onde conhece Clara e dezenas de brasileiros que estão em busca da sobrevivência. O pai de Gabriel, Fernando, que permanece no Brasil, tem a missão de resgatá-los.

Cartelas iniciais: // Em 1970, o Chile teve o primeiro presidente socialista eleito democraticamente no mundo. / Muitos brasileiros foram ao Chile em busca de liberdade e para fugir da ditadura militar. / Em 1973, apoiados pelos Estados Unidos, os militares chilenos bombardearam o próprio palácio presidencial e deram um golpe de Estado. / O presidente Salvador Allende decidiu se suicidar em vez de se entregar. / Começava aí um dos episódios mais sangrentos da América Latina. / Os brasileiros, assim como outros estrangeiros, não tinham alternativa para sobreviver a não ser buscar abrigo nas embaixadas. / Esta história é baseada em relatos reais de brasileiros que buscaram refúgio na Embaixada Argentina no Chile em 1973. //

Cartelas finais: // Os brasileiros conseguiram chegar até a Argentina e de lá partiram para vários países em busca de exílio. / Bona Garcia sobreviveu 42 dias dentro da Embaixada da Argentina no Chile. Dedicou sua vida a lutar pela liberdade e a democracia. Sobreviveu à tortura no Brasil, mas não resistiu à covid-19. Morreu em 2021, vinte dias antes de ser vacinado. / Grande parte dos brasileiros voltaram na abertura democrática em 1979 acreditando que o País nunca mais correria o risco de viver em uma ditadura. / Em 2023, após a derrota nas eleições, apoiadores da extrema direita brasileira invadiram o Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal em um golpe de Estado. / As instituições brasileiras foram mais fortes que os golpistas. Centenas de extremistas foram presos. A esperança e a democracia sobreviveram no Brasil. //

Ficha técnica


ELENCO
Edson Celulari (Fernando),
Carol Castro (Clara),
Lucas Zaffari (Gabriel),
Néstor Guzzini (Embaixador argentino),
Carlos Falero (Menendez), Rogério Beretta (Coronel Osório),
Álvaro RosaCosta (Cervantes), Evandro Soldatelli (Alejandro),
Pedro Garcia (José), Gabrielle Fleck (Helena),
Jurema Reis (Silvana), Juan Tellategui (César, funcionário da ONU),
Suzi Martinez (Violeta), Luis Franke (Embaixador),
Mariana Catalane (Soledad), Nick Chagas (Sofia),
Guilherme Ferrêra (Oficial chileno), Anderson Leal (Funcionário 2 da ONU), Allan Riggs (Americano 1 na Embaixada do Brasil),
Guilherme Scalcon (Americano 2 na Embaixada do Brasil), Cristóbal Álvarez (Soldado 1), Matias Muhlrad (Soldado 2).
Ator convidado: Nicola Siri (Gonzaga).
Participação especial: Néstor Monasterio (Ernest), Liane Venturella (Verônica).
Áurea Baptista (Mãe de Helena), Adriano Ramos (Pai de Helena), Rose Canal (Mãe de Gabriel), Natália Sacramento (Atendente), Caetano Campos (Menino), Juliana Thomaz (Esperanza), Diego de Lima (Matias), Marcos Breda (Senador – voz telefone).
Figuração: Adriana Márcia Alves dos Santos, Adriano Rosing Talenti, Alejandro Aravia, Alessandro dos Santos, Alessandro Rafaeli Rehm, Alexandre Jacó da Silva, Alice Meireles Caetano, Allan Nóbrega, André Navarro, Andrea Metz, Andrea Regina Metc, Anthony Marques Bueno, Antonio José Delgado, Arthur Machado, Basilio Fernando Tarrago, Ben-hur Linhares, Bruna Alexandrino, Bruna de Souza, Bruna Guimarães, Bruno Koch, Bruno Moretti, Bruno Rapone, Caio Lopes, Carina dos Santos, Eduardo da Rosa, Carol Scortegagna, Celia Gareus, Cesar Leandro Humentobler, Clarice Lopes Garcia, Claudiomiro da Silva, Cristiane Albuquerque, Cristiano Schneider, Daiani Leticia Borges da Cruz, Daniel Kuratani, Daniel Terra, Di Trindade, Diego Pohlmann, Diogo Braga, Edith, Eduardo Antunes, Eduardo da Silva Ferreira, Eduardo Rosa, Elton Santos, Eluza, Eria Daiane Kehl, Fábio Loff, Fernanda Brunaci, Fernanda Doncatto, Fernando Bellini Sandri, Flori, Gabriel Aiala, Gabriela Braga da Rosa, Gisely, Gorete Teresinha de Souza, Guilherme Arthur Schimdt, Guilherme Varani, Guilherme Fire, Guilherme Mallmanm, Henrique Guimarães, Henrique Linhares de Paula, Hugo Leonardo, Ícaro Cabral, Ingrid Tamboim, Isabel Cristina dos Santos Martins, Isabel Fabiane Sudekum, Isabelle Antunes, Isabelle Bavaresco, Ivana Schefer, Jader Alessandro Vieira, Jane Teresinha Pedroso, Jéssica Trintin, Julia da Cruz Ferreira, Julia Pletsh Borba, Juliano Camargo da Silva Felix, Juliano Silva Cunha, Julio da Maia Dutra, Karen Lorenzi, Klaus Fast Boldt, Lana Flores, Leandro Duarte, Leonel Braz, Luciano Pohlmann, Luisa Holsback, Luiz Tadeu da Silva, Luka Rafael, Mafalda Panatieri, Marcelo Dornelles Figueiró, Marcia Beatriz de Oliveira, Maria Denise da Sila, Mariana Ferreira, Marisa Susete da Silva Rosa, Marzio Rafaelli, Mateus Bokerskis, Matheus Fichtner, Matheus Xavier, Michel Denardin, Michele Schneider, Moises Aloncio, Moises Boes, Natalia Sosa, Pamela Alvear Lima, Paola, Pietro Benvennuti, Polyana Mello, Rafael Rodrigo da Silva, Ricardo Cavassa, Rinaldo José, Rita Koling, Rivelino Almeida, Roberta Marcondes, Roberto Rios, Rodrigo Pohlmann, Rogério Barboza da Silva, Sandra Seewald, Susana Gorete Scherer, Thaiane, Thais de Lima Pacheco, Thiago Feldmann, Val Vilas Boas, Vinicius Malta, Vitor Fraga, Vitoria Rodrigues, Wesley Henrique, William Castro, Will Califa.

DIREÇÃO
Direção: Paulo Nascimento.
Primeira assistência de direção: Leonardo Peixoto.
Segunda assistência de direção: Ruana Nunes.
Continuidade: Wesllen Machado.

ROTEIRO
Roteiro: Paulo Nascimento.

PRODUÇÃO
Produção: Paulo Nascimento.
Produção associada: Edson Celulari, Carol Castro.
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa, Flavio de Castro Barboza.
Direção de produção: Mônica Catalane.
Assistência de produção: Tamara Mancuso, Mariana Catalane.
Produção de elenco: Diego de Lima.
Assistência de elenco: Kellen Linhares.
Produção de locação: Natalia Sosa.
Consultoria de produção: Ane Siderman.
Jurídico: Flavio de Castro Barboza.

Platô: Marcos Rohrig.
Organização de set: Maikel Oliveira.
Transporte: GTM Transporte, Renato Leite, Nenê Transportes (Porto Alegre), Lucas Grigoletti, Douglas Cardoso, Vicente Rosa, FCA Arocha, Carlos 'Caio' Garcia, Hugo Guimarães, Tirnei Fabiano.
Enfermeira / bombeira / fiscal covid: Val Vilas Boas.
Higienista: Cristiane Amorim de Albuquerque.

EQUIPE Chile
Line producer: Cristóbal Álvarez / Producciones Illuminati Art & Lighting.
Equipe Producciones Illuminati Art & Lighting: Violeta Tapia, Américo Reys, Emporio del Carmen.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Renato Falcão.
Operação de câmera: Alexandre Berra.
Primeira assistência de câmera / foquista: Pablo Rosa.
Primeira assistência de câmera: Juliano Falcão.
Segunda assistência de câmera: Klaus Benevenuto.
Logger: Matias Muhlrad.

Gaffer: Marcos Alexandre da Silva.
Assistência de elétrica: Luis Chaves.
Maquinista: Diego Amorim Teixeira.

Fotografia de cena: Edson Filho.

ARTE
Direção de arte: Eduardo Antunes.
Assistência de arte: Giulia Palermo, Cristóbal Álvarez.
Cenografia: Tiago Muka.
Produção de objetos: Thai Ribeiro.
Produção de veículos em cena: Natalia Sosa.
Contrarregragem: Nat Citton.
Produção de réplica de armas: Ivan Keller.
Pintor: Gabriel Ferreira.

Figurino: Carol Scortegagna.
Assistência de figurino: Eme Mealho, Cleo Rosa.
Costureira: Márcia Gorski.

Caracterização: Johnny Left.
Assistência de caracterização: Zé Luis Valim.

SOM
Som direto: Marcelo Armani.
Microfonista: Duca Duarte.

MÚSICA
Trilha sonora original: Silvio Marques.
Produção musical: Silvio Marques.

Músicas:
• "Como nossos pais" (música, letra: Belchior) por Thedy Corrêa // Editora Musical Corisco

ARQUIVO
Chile em 1973: filmes pb não identificados.
João Carlos Bona Garcia, sobrevivente da Embaixada da Argentina – Depoimento de 2008.
Imagens das manifestações antidemocráticas em Brasília, 8 de janeiro de 2023, dia em que o TSE Tribunal Superior Eleitoral diplomou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

FINALIZAÇÃO
Montagem: Marcio Papel.
Assistência de montagem: Leonardo Cappelatti.

Videografismo e design: Aline Bastos D'Ávila.
Colorista: Aline Bastos D'Ávila, Marcio Papel.

Edição de som e mixagem: Walther Neto.

ACESSIBILIDADE
Roteiro de audiodescrição: Marilaine Castro da Costa.
Consultoria de roteiro: Felipe Mianes.
Narração: Marcia Caspary.
Edição e mixagem: Leonardo Cappelatti.

LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Para Todos Acessibilidade (Porto Alegre).
Coordenação de equipe: Ângela Russo.

LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos: Deise Medina.
Consultoria: Jean Michel.

EQUIPE Paris Filmes
Direção geral: Marcio Fraccaroli.
Direção administrativo financeirao: Veronica Stumpf.
Direção de programação e marketing: Jorge Assumpção.
Marketing: Vitória Durazzo, Leonardo Marques, Giovana Giardini, Camila Bulhões, Luisa Sterenberg, Matheus Massari.
Digital: Bárbara Miranda, Jéssica Andrade, Marianna Alvarez.
Comunicação: Jéssica Quinalha.
Criação: Felipe Padija.
Programação: Guilherme Vitali, Gabriel Rodrigues, Camilla Fogolin.
Financeiro: Malu Guedes, Emanuelle Batista de Araujo, Fabiana Daniele Pereira, Paula Alves de Moraes, Luciane Padilha Neander, José Ayrton Reis Souza, Devanir Leonardo Passos.
Contabilidade e controladoria: Simone da Silva, Daniele de Lima, Victoria Di Naddeo, Caroline Andrade, Camila Basque.
Servicing: Marina Herrador, Gustavo Miranda.
Administrativo: Gustavo Menezes, Viviane Marul, Monica Cristina Pontello, Diego Bellini.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Contabilidade: BFX Contabilidade (Porto Alegre).
Alimentação: Chef Ávila Gourmet (Porto Alegre).
Agência de figuração: Catalane Casting.
Agência de viagens: Promotional Travel (Rio de Janeiro).
Gerador: Porto Locação de Geradores (Porto Alegre).
Estúdio de edição de som e mixagem: WN Produções (São Paulo).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Accorde Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR>RS): Chamada pública 12/2020 – Fomento à produção audiovisual BRDE/FSA Arranjos Regionais (produção de longa-metragem) 2018. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Realização: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da SECULT Secretaria Municipal da Cultura / Novo Hamburgo Polo Audiovisual. Proponente: Accorde Filmes Ltda. Valor: R$ 1.000.000,00; contemplado com o título de: Sob o signo do medo.
Financiamento (BR): Chamada pública BRDE/FSA Complementação (produção) 2021. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Accorde Filmes Ltda. Valor: R$ 813.500,00; contemplado com o título de: Sob o signo do medo.
Financiamento (BR): Chamada pública BRDE/FSA Complementação (comercialização) 2021. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Accorde Filmes Ltda. Valor: R$ 250.000,00; contemplado com o título de: Sob o signo do medo.
Apoio: Locall (Porto Alegre); Porto Alegre Film Commission.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Consulado Geral da República Argentina, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, FENAC S.A. – Feiras e Empreendimentos Turísticos NH, Swan Hotéis Porto Alegre, Emerson Filippi.

Dedicatória: Para Leonardo Machado 1976-2018. / Para Sirmar Antunes 1955-2022. / Para Marcos Paulo 1951-2012. / Atores e amigos, companheiros do filme Em teu nome..., inspiração para este Ainda somos os mesmos, que permanecem eternamente conosco.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre; Novo Hamburgo, em lugares como: Espaço Cultural Estação Cidadania (Praça CEU), localizado no bairro Boa Saúde, em um terreno ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jair Henrique Foscarini, também no Boa Saúde e nos pavilhões e pátio da FENAC;
Chile, na Cordilheira dos Andes; no Centro de Santiago.
Período: final em outubro de 2022.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:31:26
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.
[Agora é o momento de sincronizar o aplicativo Movie Reading no seu disposto eletrônico.]

DIVULGAÇÃO
Cartaz: Eduardo Vilela Design (Rio de Janeiro).

PREMIAÇÃO
• Montréal Independent Film Festival 2023: best independent film.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: Paris Filmes (São Paulo).
Contato: Accorde Filmes.

OBSERVAÇÕES

Títulos alternativos: We are still the same | Seguimos siendo los mismos | Sob o signo do medo
Grafias alternativas: Néstor Mosnasterio | Caroline Scortegagna (figuração) e Carol Scortegagna (figurino) | Allan Rigs | Markito | Kunta [= Luis Chaves] | Leonardo Cappelatti (assistência de montagem) e Leo Cappelatti (acessibilidade) | Natalia Sosa (figuração) e Nat Sosa (produção de locação e de veículos em cena) | Diego Teixeira | Ali & Paper
Grafias alternativas (funções): Fotografia still | Catering | Mixagem de som

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
KROHN, Amanda; LUCAS, Vitor (fotos). Novo Hamburgo é cenário para filmagem de longa-metragem. Expansão, Novo Hamburgo, set 2022.
RICCO, Flavio. Drama ambientado na ditadura chilena tem filmagens encerradas. R7, 14 out 2022.
[https://entretenimento.r7.com/prisma/flavio-ricco/drama-ambientado-na-ditadura-chilena-tem-filmagens-encerradas-14102022]
MANSQUE, William. No chile, o exílio como uma prisão. Zero Hora, Porto Alegre, 26 set 2024, p.24.

Exibições


• Recife (PE), CINE PE 27º Festival do Audiovisual [4-9 set]-Mostra Hors-concours, Cinema do Teatro do Parque, 4 set 2023, seg, 19h

• Montréal (CA), Montréal Independent Film Festival 2023

• Santa Maria (RS), Lançamento do SMVC 17º Santa Maria Vídeo e Cinema, Centro de Convenções da UFSM, 21 mar 2024, 19h (debate com diretor + produtora executiva Marilaine Castro da Costa + integrantes do elenco)

• Santos (SP), 10º Santos Film Fest [18-26 jun]-Sessão especial homenageada Carol Castro, Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga),18 jun 2024, ter, 19h (presença do diretor)

• Bonito (MS), Bonito CineSur Festival de Cinema Sul-americano de Bonito [19-27 jul]-Pré-estreias nacionais, CMU Centro Múltiplo Uso (Av. Paulo VI, 50 – BNH, Vila Recreio, Jardim Andreia) Cine Bonito, 20 jul 2024, sab, 19h30

• Cabine online: entre 20-23 set 2024, sex-seg

Lançamento comercial: 26 set 2024, qui

• Porto Alegre (RS), Cinemark BarraShoppingSul Sala 8,
26-30 set-1º-2 out 2024, qui, sex, 13h45, 16h15, 18h50, 21h, sab, 14h30, 17h05, 19h15, 21h45, dom, 14h30, 17h35, 19h45, 22h, seg, 15h20, 17h30, 19h40, 21h50, ter, 13h45, 16h15, 18h50, 21h, qua, 14h20, 16h30
3-9 out 2024, qui-qua, 19h05

• Porto Alegre (RS), Cinesystem Bourbon Shopping Country
Sala 3, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 17h40, 21h
Sala 2, 3-9 out 2024, qui-qua, 17h

• Porto Alegre (RS), GNC Praia de Belas Shopping Center
Sala 5, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 15h45, 17h50, 21h45
Sala 3, 3-9 out 2024, qui-qua, 19h15

• Porto Alegre (RS), GNC Moinhos Shopping
Sala 1, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 14h
Sala 3, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 16h20
Sala 4, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 18h45
Sala 3, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h45, 15h45
Sala 3, 10-16 out 2024, qui-qua, 13h50, 15h45
Sala 3, 17-23 out 2024, qui-qua, 13h40, 15h45
Sala 3, 24-30 out 2024, qui-qua, 13h10

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Eduardo Hirtz,
27, 29 set, 2 out 2024, sex, dom, qua, 17h45
3-6, 8, 9 out 2024, qui-dom, ter, qua, 14h
10-13, 15, 16 out 2024, qui-dom, ter, qua, 16h15
Sala Paulo Amorim,
17, 19, 22 out 2024, qui, sab, ter, 14h
25, 27 out 2024, sex, dom, 19h15

• São Paulo (SP), Cinépolis JK Iguatemi,
26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 14h, 16h30, 21h30
3-9 out 2024, qui-qua, 18h, 20h20

• São Paulo (SP), Cinépolis Jardim Pamplona Shopping, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 13h20, 18h

• Curitiba (PR), Cinépolis Pátio Batel,
26-30 set-1º-2 out 2024, qui-qua, 14h10, 16h40, 19h, 21h20
3-9 out 2024, qui-qua, 14h, 16h20, 18h40, 21h15

• Rio de Janeiro (RJ), Cinemark Downtown (Av. das Américas, 500, Barra da Tijuca),
26-30 set-1º-2 out 2024, qui-ter, 19h15, 21h35, qua, 15h10, 17h20
3-9 out 2024, qui-qua, 12h40

• Rio de Janeiro (RJ), Cinemark Village Mall (Av. das Américas, 3.900, Barra da Tijuca),
26-30 set-1º-2 out 2024, qui-seg, 15h30, 18h10, ter, 14h30, 16h40, qua, 15h40, 17h50
3-9 out 2024, qui-qua, 13h40, 15h50

• Rio de Janeiro (RJ), Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo, 316, Botafogo), 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-ter, 17h10, 19h05, qua, 14h, 16h

• Rio de Janeiro (RJ), Kinoplex Leblon Globoplay (Av. Ataulfo de Paiva, 391, Leblon),
26-30 set-1º out 2024, qui, 13h, sex-ter, 13h30
Sala 2, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h

• Rio de Janeiro (RJ), Kinoplex São Luiz (R. do Catete, 311, Catete), 26-30 set-1º-2 out 2024, qui, sex, 15h50, sab, dom, 13h50, seg, ter, 15h50, qua, 13h50

• Rio de Janeiro (RJ), Kinoplex Shopping Boulevard RJ (R. Barão de São Francisco, 236, Vila Isabel),
26-30 set-1º-2 out 2024, qui-ter, 13h20, qua, 13h25
Sala 4, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h

• Brasília (DF), Cine Cultura Liberty Mall (SCN Quadra 2, Bloco D, Asa Norte)
Sala 1, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-ter, 15h
Sala 3, 26-30 set-1º-2 out 2024, qui-ter, 18h30

• Recife (PE), UCI Kinoplex De Lux Shopping Recife (Boa Viagem) Sala 3, 3, 4, 7-9 out 2024, qui, sex, seg-qua, 14h40

• São Paulo (SP), Kinoplex Itaim Sala 3, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h20

• Campinas (SP), Kinoplex Dom Pedro Sala 5, 3-9 out 2024, qui-qua, 14h15

• Montevideo (UY), Sala B del SODRE, en el Auditorio Nelly Goitiño (Av. 18 de Julio, 930; 80 butacas), 31 out 2024, qui

Arquivos especiais


KROHN, Amanda; LUCAS, Vitor (fotos). Novo Hamburgo é cenário para filmagem de longa-metragem. Expansão, Novo Hamburgo, set 2022.

Novo Hamburgo caminha para se tornar uma das referências na produção Polo Audiovisual do país. Em mais uma ação nesta trilha, a cidade foi recentemente cenário para o longa-metragem Ainda somos os mesmos, do diretor Paulo Nascimento. No elenco estão o ator Edson Celulari, Carol Castro, Nicola Siri e nos bastidores profissionais renomados da área do cinema nacional.
"O que a gente vê hoje acontecendo em Novo Hamburgo é a consolidação de uma política pública iniciada em 2017, com a criação do Novo Hamburgo Polo Audiovisual e as suas diversas ações organizadas de incentivo ao setor, que busca na constituição de uma nova matriz econômica, na valorização da cidade e nitidamente na estima dos hamburguenses. A gente tem este primeiro longa-metragem sendo filmado, a partir de um edital promovido pela Prefeitura em parceria com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A cidade ainda será palco de outros dois filmes no ano que vem", comenta entusiasmado o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.
"A gente tem este primeiro longa-metragem sendo filmado, a partir de um edital promovido pela Prefeitura em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A cidade ainda será palco de outros dois filmes no ano que vem".
As filmagens de Ainda somos os mesmos ocorreram no Espaço Cultural Estação Cidadania, (Praça CEU), localizado no bairro Boa Saúde, em um terreno ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jair Henrique Foscarini, também no Boa Saúde e nos pavilhões e o pátio da Fenac. "Após um longo período pandêmico, nosso seguimento foi bastante atingido, onde os teatros, cinemas, área do entretenimento ficaram parados. Eu mesmo fiquei em casa dois anos. A gente volta com toda a vontade e viver esse retorno em uma cidade com essas iniciativas de políticas públicas, com pessoas interessadas e o audiovisual sendo fomentado, espero que isso seja irreversível", ressalta ator Edson Celulari.
Para Celulari, o investimento é importante na formação e gera o interesse do público infantil e jovem, além de colaborar com a economia municipal. "Novo Hamburgo é uma cidade calçadista famosa no nosso país e que agora apresenta esse novo lado. Eu estou muito feliz de estar aqui filmando um longa-metragem e que esse projeto Novo Hamburgo Polo Audiovisual siga, porque a população merece", afirma.
Ainda somos os mesmos é baseado em fatos e a história se passa no Chile em um dos momentos mais difíceis daquele país, a ditadura militar dos anos 70, liderada por Augusto Pinochet. "Estamos transformando Novo Hamburgo em Santiago do Chile e está funcionando. Era um desafio, mas muita coisa a lente do cinema pode transformar porque muitas cenas o personagem desfilará em Novo Hamburgo e vai aparecer na Cordilheira dos Andes, em Santiago", destaca o diretor do longa-metragem Paulo Nascimento. "Novo Hamburgo foi muito inovador em lançar um edital local e que esse filme sirva para abrir portas e que Novo Hamburgo Polo Audiovisual se concretize cada vez mais porque a indústria do cinema gera muitos empregos, ajuda na divulgação da cidade e região", completa.

Novo Hamburgo Polo Audiovisual
O programa é a construção da política audiovisual do município, que já está realizando diversas ações incluindo: editais em parceria com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), aquisição de equipamentos, como câmeras, gravadores e computadores, formando 70 kits que foram distribuídos em escolas do município, territórios da cidade (Kephas, Santo Afonso, Canudos e Boa Saúde), assim como na Secult e Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão; o Cinemóvel Cinema para Todos; e a realização de oficinas com o objetivo de desenvolver e qualificar o audiovisual local e brasileiro. O programa Novo Hamburgo Polo Audiovisual busca estabelecer valores como compromisso, ética, formação permanente, inovação e zelo sociocultural, e se baseia em 5 grandes eixos: Estabelecimento de Rede Audiovisual (RAV), Formação de Público (FP), Responsabilidade Sociocultural (RSC), Fomento (FO) e Profissionalização (PRO).
Cabe ressaltar que Novo Hamburgo foi a única cidade gaúcha a ser contemplada pelo programa da Ancine em 2018, retornando o investimento na produção audiovisual em setores de comércio e serviços, visto que a maior parte das produções viabilizadas com recursos destes editais serão gravadas no município. Mais dois longas-metragens foram contemplados pelo edital de fomento à produção audiovisual, e serão rodados na cidade: o Colecionário (Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais Ltda ME), e Espiral (Convergência Produtora – Leonardo Vieira Peixoto ME).
Além dos três projetos selecionados no edital de produção de longas-metragens, foram contemplados: três projetos de desenvolvimento, desde a etapa de pré-produção, para longas-metragens ou animações; cinco projetos para a produção de curtas-metragens de ficção, animação ou documentário; 10 projetos de desenvolvimento de pilotos para obras seriadas de ficção; um projeto para o fomento de um festival de pilotos de série, que será realizado em Novo Hamburgo de 12 a 15 de Novembro de 2022; um projeto para o fomento e realização de um curso de capacitação profissional para o audiovisual, a ser realizado em Novo Hamburgo e voltado para capacitar a população hamburguense; e um projeto de fomento para a produção de jogos digitais.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Ainda somos os mesmos. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2025. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2190/ainda-somos-os-mesmos. Acesso em: 15 de outubro de 2025.