Continente (2024)

Brasil (RS) – France [França] – Argentina
Longa-metragem | Ficção
cor, 116 min

Direção: Davi Pretto.
Companhia produtora: Vulcana Cinema; Dublin Films; Murillo Cine; Pasto

Primeira exibição: München (DE), 41. Filmfest München [28 jun-7 jul]-CineRebels competition, City 3, 3 jul 2024, qua, 10h
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), Cinesystem Bourbon Shopping Country Sala 5, 31 out 2024, qui, 13h45

 

Continente é o terceiro longa-metragem de Davi Pretto, realizador porto-alegrense formado em Produção Audiovisual pela PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O projeto começou a nascer em 2018, influenciado por um desejo do cineasta em explorar uma imagem recorrente que tinha em sua cabeça: a da casa de fazenda (ou casa colonial) como símbolo de um sistema de opressão. Pretto associa a manutenção dessa grande propriedade com a existência de um pequeno vilarejo, nas redondezas. Nele, podem ser convocados trabalhadores para uma grande jornada laboral, culminando numa dinâmica abusiva, cruel e até mesmo fatal. Essas cenas podem ter se repetido inúmeras vezes ao longo da história do Brasil, inclusive no contexto do pampa gaúcho, escolhido como local das filmagens (embora a história se passe em um local não nominado).

A narrativa é contada sob o ponto de vista de Amanda, filha de Agenor, um estancieiro bem-sucedido que está à beira da morte. Ao saber da gravidade do quadro do pai, a garota deixa a Europa e embarca para o Brasil, acompanhada pelo seu namorado francês Martin. Embora não tenha o desejo de permanecer na região, Amanda é obrigada a ficar mais tempo do que gostaria nas terras, vindo a descobrir a existência de um estranho acordo entre os funcionários e o patrão. O acerto é renovado a cada 15 dias, e envolve um ritual de troca de sangue entre as partes, através da qual os operários são alimentados com o plasma do chefe. Ao mesmo tempo, o próprio fazendeiro consegue sustentar o seu vício, numa relação vampiresca que mantém o ambiente sob controle, livre de greves ou conflitos trabalhistas. A repentina ausência de Agenor, no entanto, levanta a grande questão: o que vai acontecer daqui para a frente?

O episódio abre a possibilidade de um recomeço para todos os envolvidos, mas apenas uma pessoa acredita nessa hipótese: a médica Helô, que trabalha em um posto de saúde local. A doutora tenta fazer com que os seus pacientes consumam uma pílula capaz de anular os efeitos da dependência – não sendo muito bem compreendida em suas intenções. Para piorar, Amanda não consegue lidar bem com os acontecimentos, e adota um comportamento errático que a transforma em uma ameaça para todos ao seu redor – incluindo o companheiro Martin, disposto a fugir daquele ambiente caótico o mais depressa possível. Ao mesmo tempo, Ezequiel, antigo capataz da estância, nota o vácuo ao redor e pensa em se credenciar como o possível novo líder da seita, iniciando o armamento da população que lhe apoia.

Críticos como o jornalista Marcelo Müller classificaram a proposta como "um horror rural que evoca fantasmas sociais". Para Silvana Perez, do Boca do Inferno, o trabalho é "uma interessante adição ao cinema brasileiro de terror, que aborda temas como o colonialismo, o legado patriarcal, a violência que se perpetua (mesmo quando não é física), as hierarquias de poder e as formas de desejo". Apesar da ligação com o gênero, a equipe de produção disse, em entrevistas, que a obra foi se construindo de uma forma livre e espontânea, sem a imposição de cartilhas. Desse modo, a própria violência foi tratada de maneiras diferentes, variando entre ambígua, desejável, repugnante e assombrosa. Uma opção estética foi a utilização de planos mais fechados: "A única coisa que eu sabia é que esse filme tinha que ser um pouco labiríntico. E o desconforto que ele deveria ter desde o começo me passa pelos planos, pelo som e, obviamente, outros elementos que estão ali. Então, a câmera vem um pouco desses lugares: o desconforto e o labirinto", disse Pretto, ao Papo de Cinema.

Algumas das principais referências do diretor foram os títulos Desejo e obsessão (Trouble every day, Claire Denis, 2001, FR-DE-JP-LU), Audição – O teste decisivo (Takashi Miike, 1999, JP) e O Leão de sete cabeças (Der Leone have sept cabeças, Glauber Rocha, 1970, FR-IT-BR). Comparações foram feitas com Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, 2019, BR-FR) e Propriedade (Daniel Bandeira, 2022, BR). Continente é uma coprodução entre Brasil, França e Argentina, sob o guarda-chuva da empresa gaúcha Vulcana Cinema. Apoio do Berlinale World Cinema Fund, iniciativa da German Federal Cultural Foundation, em parceria com o Festival Internacional de Berlin, para estimular a produção e distribuição de filmes estrangeiros. O lançamento integra a Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovada no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo no Estado de São Paulo. Após estreia mundial em Munique (Alemanha), o longa teve exibições em países como México, Portugal e Itália – além de ser selecionado para o Festival de Sitges (Espanha), um dos mais importantes do cinema fantástico. Entre as principais premiações, Davi Pretto levou o troféu de melhor direção no Festival do Rio 2024 (Mostra Novos Rumos). "Um prêmio como esse, para um filme de horror tão ousado e provocador como o nosso, me parece um sinal de que os riscos e liberdades do filme geraram ecos positivos no júri", afirma o diretor. "Me alegra muito. Espero que esse reconhecimento motive mais e mais pessoas a irem assistir e descobrir o filme nos cinemas no Halloween".

Sinopse


Depois de 15 anos morando no exterior, Amanda volta para casa com o namorado francês, Martin. Eles chegam na enorme fazenda da família da jovem, localizada em um vilarejo isolado nas intermináveis planícies do sul do Brasil. Lá, Amanda encontra o pai em coma e uma tensão cada vez maior entre os trabalhadores da propriedade. A única médica das redondezas é Helô, uma mulher que renuncia a si mesma para tratar dos habitantes da cidadezinha. A iminente morte do fazendeiro coloca Amanda, Martin e Helô no centro de um perturbador acordo com a populadesção da vila.

Sinopse curta: Após 15 anos fora, Amanda retorna à fazenda de sua família no sul do Brasil com seu namorado francês, Martin, e se vê envolvida em uma tensa trama entre o vilarejo e os seus parentes.

Ficha técnica


ELENCO
Olivia Torres (Amanda),
Ana Flavia Cavalcanti (Helô),
Corentin Fila (Martin),
Breno de Filippo (Ezequiel),
Silvia Duarte (Maria),
Sirmar Antunes (Evaristo),
Hayline Vitória (Rosane),
Marcio Reolon (Tião),
Anderson Vieira (Afonso),
Cassio Nascimento (Andreize),
Rodolfo Ruscheinsky (Casemiro),
Mauricio Paniagua (César),
Luiz Paulo Vasconcellos (Agenor),
Mario José Paz (Silvério),
Mariana Sant'Anna (Valentina), Francisco Muniaguirria (Leonir).
Narração voz de Agenor: Eric Chartiot.
ADR adicionais: Luis Franke, Álvaro RosaCosta.
Figuração: Aderbal Kettermann, Alcindo de Azambuja, Alexandre de Lima, Anageli Morais, Angelica Morais, Arani Lopes, Beatriz Morais, Bento Farias, Carlos Eduardo Vianna, Carlos Viana, Carton Rosa, Cássio da Silva, Cleusa de Araújo, Cristiano dos Santos, Daniel Lopes, Denildo dos Santos, Dilma Veleda, Eliseu de Farias, Elisiane Saraiva, Elviro de Azambuja, Emílio Vidart, Fabricio Teixeira, Francisco Vaz, Gilberto Azambuja, Giseli de Azambuja, Grazielli de Azambuja, Ibraima da Rosa, Idionar Alves, Ilse Brum, Inglia Azambuja, Ione Brasil, Irineu de Azambuja, Ivar Farias, Ivenin de Morais, Jaques do Nascimento, Jean Gorziza, Jesuelen Silva, João de Azambuja, José Moreira, Joseane Azambuja, Josué Monteiro, Julia Lima Viana, Kassio Rosa, Layane da Rosa, Leonardo Farias, Letícia Oliveira, Letiel Oliveira, Liana Maciel, Lucas Jardim, Luciano Farias, Luiz Esteves, Luiz Gregório, Maicon Knebel, Mara dos Santos, Mareni Gregório, Maria da Rosa, Maria Pereira, Mariane Farias, Maridiani Alves, Marta Lima, Michele Lopes, Milene da Silva, Natalia Cuello, Nathalie da Silva, Natiele da Silva, Nayara de Azambuja, Neiva Barbosa, Nilva Jardim, Paloma de Souza, Paulo D'Ávila, Paulo de Lima, Renildo Lucas, Roberto Farias, Rodrigo Lopes, Rodrigo Teixeira, Ronaldo dos Santos, Sergio Morais, Simone de Saraiva, Sônia Rosa, Tainara de Freitas, Tatiane Farias, Valdemir Machado, Vera Morais, Vera Saraiva, Vithor Soares, Wellington dos Santos.

DIREÇÃO
Direção: Davi Pretto.
Assistência de direção: Isadora Victora.
Segunda assistência de direção: Henrique Schaefer.
Continuidade: Otávio Paranhos.
Preparação Maculelê: Marceli de Lemos, Jaques Nascimento.
Assistência de direção – desenvolvimento: Pedro Galiza.

ROTEIRO
Roteiro: Davi Pretto, Igor Verde, Paola Wink.
Consultoria de roteiro: Phillippe Barrière.
Tradução inglês: JP Traduções e Revisões, Paulo Scarpa.
Tradução francês: Muriel Pérez, Emmanuelle Deprats.
Tradução espanhol: Julieta Nieto, Deborah Dore Martins Devita.

PRODUÇÃO
Produção e produção executiva: Paola Wink, Jessica Luz.
Assistência de produção executiva: Natasha Ferla.
Coprodução: David Hurst, Georgina Baisch, Cecilia Salim, Barbara Francisco Mendivil.
Direção de produção: Mariana Mêmis Müller, Thiago Luiz Machado.
Coordenação de produção: Mariana Mêmis Müller.
Primeira assistência de produção: Thainá Silva.
Segunda assistência de produção: Guilherme Fonseca.
Terceira assistência de produção: João Quaresma.
Assistência de produção e pós-produção: Luísa Schwengber.
Pesquisa de elenco: Kaya Rodrigues, Sofia Ferreira.
Produção de elenco: Sofia Ferreira.
Produção de figuração: Juliana Brum, Reina Produções (Porto Alegre).
Produção de locação: Thiago Luiz Machado.
Assistência de produção de locação: Henrique Schaefer.
Assistência de produção de locação (Bagé): Cássio Gomes Lopes.
Produção local (Torrinhas): Juliana Brum.
Controle financeiro: Priscila Severo.
Controle financeiro – pós-produção: Tanize Cardoso.
Assistência de controle financeiro – pós-produção: Sandra Maria.
EQUIPE Vulcana Cinema: Paola Wink, Jessica Luz, Natasha Ferla, Priscila Severo, Priscila Palacci, Luísa Schwengber.

Platô: Thiago Luiz Machado.
Assistência de platô: Marcelo Baieski Tchaca, William Pureza, Tiago Padilha.
Alimentação: Adriana Mercanti / Alimenset Eventos (Porto Alegre), Ailton Camargo.
Assistência de alimentação: Alexandre Soares.
Copeiras: Adriana Nunes Lopes, Elina Lima Vaz, Julia Lima Viana.
Diaristas: Aldacir Farias, Jurema Azambuja, Maria Rosa, Mariane Farias, Vera Lucia Saraiva.
Técnicas de enfermagem: Daiane Hinchingr, Etenir Monteiro, Gisele Rodrigues, Ilse Brum, Marina Santos.
Motoristas: Alexandre Pinho, Cássio Bulgari, Eliseu Gomes da Costa, Emerson Prestes, Guilherme Wolff, João Manoel, João Luiz Barbosa 'Júnior', Leandro Rosa, Paulo Roberto Silveira.

EQUIPE Dublin Films
Produção executiva: David Hurst.
Direção de produção: Damien Cabut-Péré.
Assistência de produção: Laura Mazo Arboleda, Alexia Coutant.

EQUIPE Murillo Cine
Produção executiva: Georgina Baisch, Cecilia Salim, Barbara Francisco Mendivil.
Assistência de produção: Alessandra Ferrer, Mora Costa Giomi.
Assistência de produção – desenvolvimento: Paula Martel.
Assessoria contábil: Gabriel Kañevsky, Estudio IE, Natalia Achaga.
Assessoria jurídica: Mariana Volpi.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Luciana Baseggio.
Primeira assistência de câmera: Juliano Possebon.
Segunda assistência de câmera: Valmir Freitas.
Assistência de câmera (FR): Fabrice Main.
Operação de video assist: Eloisa Soares.
Gerenciamento de mídia audiovisual: Alba Ávila Jácome.

Eletricista chefe: Marcos Alexandre da Silva.
Assistência de elétrica: Paulo Roberto Silveira.
Maquinista chefe: André Campanhol.
Gerador: Paulo Roberto Silveira.

Fotografia de cena: Alba Ávila Jácome, Eloisa Soares.
Making of: Eloisa Soares.

ARTE
Direção de arte: Bea Gerolin.
Assistência de arte: Larissa Monteiro.
Contrarregragem: Boy.
Desenho técnico das locações: Flora Fujii.
Pintura de arte: Joseane Azambuja.

Efeitos especiais: Mariangeles Capparelli, Maia Libertad Berlak Heumann, Sabrina Grisar, Álvaro Ariel Aldabe, Roberto Fernandez.

Figurino: Samy Sill.
Camareira: Itamara da Silva.

Caracterização: Juliane Senna.
Assistência de maquiagem: Jojo Silveira.

SOM
Som direto: Marcos Lopes.
Microfonista: Fábio Baltar.

MÚSICA
Direção musical: Rita Zart.
Música original: Rita Zart, Bruno Vargas, Carlos Ferreira.
Músicos: Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Carlos Ferreira (guitarra), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon).
Técnico de gravação e pré-mixagem de música: Tiago Becker.

Músicas:
• "Le Retour" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)
• "Helô" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo)
• "Funeral" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria)
• "Martin" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)
• "Como sempre funcionou" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Martin Estevez (bateria), Gabriel Romano (acordeon)
• "Evaristo" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra)
• "Distância" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Gabriel Romano (acordeon)
• "Sem acerto" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)
• "Diário de Agenor" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra)
• "Pulso" (Carlos Ferreira, Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)
• "O Acerto" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)
• "Ezequiel" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Gabriel Romano (acordeon)
• "Liberdade – Utopia" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (violão), Rita Zart (voz, synths e instrumentos virtuais), Renato Dall Ago (trompete)
• "Sutura" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (violão), Rita Zart (voz, synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria), Gabriel Romano (acordeon)
• "Legado" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo)
• "Amanda" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Renato Dall Ago (trompete)
• "Falha" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria)
• "Quebra" (Carlos Ferreira) por Carlos Ferreira (guitarra e synth), Bruno Vargas (baixo), Gabriel Romano (acordeon)
• "Fim" (Rita Zart, Bruno Vargas) por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Rita Zart (synths e instrumentos virtuais), Martin Estevez (bateria), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Romano (acordeon)

FINALIZAÇÃO
Montagem: Valeria Racioppi, SAE Sociedad Argentina de Editores Audiovisuales.
Assistência de montagem: Alba Ávila Jácome, Pedro Valadão, edt.
Consultoria de montagem: Benjamin Mirguet.

Coordenação de pós-produção: Théo Moreira.

EQUIPE La 9 Motion
Efeitos visuais: Rafael Duarte.
Supervisão e realização de efeitos visuais: William Amaral, Guilherme Ott.
Equipe de efeitos visuais: Fabricio Menna Barreto.

Colorista (FR): Lucie Bruneteau.
Colorista (BR): Julia Bisilliat.

EQUIPE Lily Post-Prod
Direção técnica: Hüssam Korkut.

EQUIPE Post Frontier
Supervisão de pós-produção de imagem: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Assistência de supervisão de pós-produção: Arthur Bovo.
Gerenciamento de material bruto: Arthur Bovo, Gustavo Zuchowski.

Desenho de som: Tiago Bello.
Foley: Ivan Lemos.
Gravação de foley: Daniel de Bem.
Edição de efeitos sonoros: Dennys Rocha, Eduarda Brum.
Mixagem: Leandro de Loredo, Facundo Nahuel Gómez.
Mixagem adicional: Tiago Bello.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Equipamento de iluminação: Locall (Porto Alegre); Luciana Baseggio.
Equipamento de câmera e lentes: TSF Bordeaux.
Fornecedor de armas: Emerson Prestes.
Rádios: Era Telecom (Porto Alegre).
Despachante (BR): Dsah Consultoria em Comércio Exterior (São Paulo).
Despachante (AR): Cristian Esteban de La Cruz.
Carro de produção (AR): Jorge Baisch, Cintia Sabrina Migliore.
Seguro: Carlos Meira; GBI Seguros; SIACI Saint-Honoré; Tokio Marine Seguradora (Porto Alegre).
Assessoria jurídica: Drummond & Neumayr (Belo Horizonte); Zeka Sixx.
Assessoria contábil: Faccioni Contabilidade (Porto Alegre).
Auditoria World Cinema Fund: Acom Audit (Bordeaux) / Jérôme Coutand.

Estúdio de efeitos visuais: La 9 Motion (Porto Alegre).
Estúdio de pós-produção de imagem (BR): Post Frontier (Porto Alegre).
Estúdio de correção de cor (BR): DOT.
Estúdio de pós-produção de imagem (FR): Lily Post-Prod (Bordeaux).
Estúdio de correção de cor (FR): L'Alhambra Studios (Rochefort).

Estúdios de gravação de música (BR): Gogó (Porto Alegre); Transcendental Audio (Porto Alegre).
Estúdio de edição de som (BR): Gogó (Porto Alegre).
Estúdio de mixagem (AR): Tres Sonido (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).
Estúdios de ADR: Meduson (Paris, FR) / Mikaël Kandelman; Gogó (Porto Alegre); Alcateia Audiovisual (Rio de Janeiro); Sonideria (São Paulo).

Acessibilidade: All Dub (Rio de Janeiro).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Vulcana Cinema (Porto Alegre).
Coprodução: Dublin Films (Bordeaux, FR); Murillo Cine (Ciudad Autónoma de Buenos Aires); Pasto (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).
Financiamento (BR): Chamada pública BRDE/FSA Complementação (produção) 2021. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Atelier W Produções Cinematográficas Ltda. Valor: R$ 681.000,00; contemplado com o título de: Casa no campo.
Financiamento (BR): Chamada pública BRDE/FSA Complementação (comercialização) 2021. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Atelier W Produções Cinematográficas Ltda. Valor: R$ 200.000,00; contemplado com o título de: Casa no campo.
Financiamento (FR): Région Nouvelle-Aquitaine – In partnership with CNC; La Charente Maritme (Le Département) – In partnership with CNC.
ALCA Área de Livre Comércio das Américas.
Financiamento (AR): INCAA Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales / CA Cine Argentino / Argentina.
Apoio (BR): Show Me The Fund [Esta obra foi apoiada pelo Fundo De Volta aos Sets gerido pelo Show Me The Fund]-Brazilian Content-Cinema do Brasil-Projeto Paradiso.
Apoio (DE): The production of the film was supported by World Cinema Fund (Europe) / Berlinale World Cinema Fund is an initiative of the Kulturstiftung des Bundes and the Internationale Filmfestspiele Berlin, in cooperation with the Federal Foreign Office and with futher support by the Goethe-Institut / WCF Europe was created with the support of the Creative Europe Media Programme of the European Union.

Participação em fase de pré-produção:
• Programa Ibermedia (ES). Convocatória: 2019; proponente: Brasil.
• Brasil CineMundi 10th International Coproduction Meeting / Mostra CineBH 13th International Film Festival, Belo Horizonte (MG), 17-22 set 2019; categoria: CineMundi, selecionado com o título de: Casa no campo.
• Coproduction Meeting, Proyecta Ventana Sur / SSIFF San Sebastian International Film Festival, Ciudad Autónoma de Buenos Aires (AR), 2-6 dez 2019, selecionado com o título de: Casa no campo.
• 17th Berlinale Co-Production Market, Berlin (DE), 22-26 fev 2020; selecionado com o título de: Casa no campo. Vencedor do prêmio WCF Audience Design por World Cinema Fund.
• First Cut Lab, Nouvelle-Aquitaine (FR), 1º ago-30 nov 2022, selecionado com o título de: Casa no campo.
• SSIFF 70th San Sebastian International Film Festival, WIP Latam, 19-21 set 2022, selecionado com o título de: Casa no campo.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos do diretor: Anna Cavalcanti, APPH, Bruno Carboni, Cássio da Silva, Cinemateca Capitólio, DAAD Berlin Artists-in-Residence, Daphne Patakia, Dayane Paz, Eduardo Valente, Eduardo Wannmacher, famílias Agrello e Pretto, Germano de Oliveira, Glauco Firpo, Javier Martin, Jean Gorziza, João Carlos Castanha, Juliana Costa, Kaya Rodrigues, Leonardo Bomfim, Matthieu Darras, Nagisa Oshima, Paulo de Carvalho, Pedro Cupertino, Pedro Paiva, Richard Tavares, Rosana Cavaleri.
Agradecimentos da produção: À toda comunidade de Torrinhas e Torquato Severo (RS), Fazenda Boa Vista, Casa de Cinema de Porto Alegre, Vincenzo Bugno, Martina Bleis, Esperanza Luffiego, Josephine Bourgois, Alexis Hofmann, Boris Pugnet, Nathalie Brémond, Pierre da Silva, Valérie Fumet, Isabelle Peyraud, Didier Trambouze, Emmanuelle Ramade, Victoria Bessé, Mario Cezar Perez Lisboa, Maribel Durá, Carla Wink Zarichta, Isona Admetlla, Gudula Meinzolt, Saioa Riba, Agustina Chiarino, Pierre Menahem, Myriam Sassine, Wim Vanacker, Éric Debègue, Xavier Ferrand, Frédéric Valay, Nathalie Goutas, Élise Bracco, Wissam Hojeij, Elisabeth Lisboa, Claiton Goulart dos Santos.
Agradecimentos: Alci Saraiva Soares, Alcindo Azambuja de Azambuja, Alipia Bittencourt da Costa, Aline Bittencourt da Costa, Associação de Mulheres de Torrinhas, Bar do Dadá / Mario Danilo Vaz de Lima, Bento Machado de Farias, Bruna Webber, Carlos Alece Pires da Silva, Carton Oliveira Rosa, Charles Araújo de Azambuja, Cesar Idelvan Luiz de Azambuja ‘Tio Tita’, Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, Daniela Lima Silva, Eduardo Staub, Elisa Strada, Estância Sentinela / Adão Lenio Trein Leite, Estapar, Flight Escola de Avião Civil, Gaspar Martins Pedroso, Gema Juárez Allen, Genecí Correa Benito Moreira, Giseli Araújo de Azambuja, Hora Park Estacionamento, Inglia Luiz de Azambuja, Ivan Granovsky, Jaqueline Silva, Jackson Luís Campelo Xavier, Jeane Garin, João Gabriel Pretto, João Manoel Vieira da Costa, Jorge Gaggero, José Jesus Vaz, José Mario Rita Lima, Jurema Azambuja de Azambuja, Jeremias Azambuja de Azambuja, Julia Lima Viana, Leandro Morais Farias, Luciano de Oliveira Parente, Luiz Gregório, Luiz Carlos Rosa, Maria Farias Pereira, Maria Celecina N. Santos, Maria Conceição Pereira de Azambuja, Maria Escolastica Farias de Lima Ribeiro, Maria Navarro dos Santos, Marini Gregório, Marion Morais, Mario Danilo Vaz de Lima, Moacir José Fagundes de Morais, Neiva Silva da Rosa, Paulo Renato Duarte Rosa, Penélope, Posto de Saúde Torrinhas / Miguel Angelo Azambuja, Pousada São Marcos / Santuza Maria Munhos, Renata da Silva Rosa, Rodrigo Faria Teixeira, Romina Deborah Auerhahn, Sergio Prina, Sergio Romil Barbosa Morais, Sonia Leite, Sônia Oliveira Rosa, Teresa Assis Brasil, Walter Candinho Azambuja.

Dedicatória: in memoriam Sirmar Antunes, Ilse Brum, Luis Carlos Rosa.

FILMAGENS
Brasil / RS, nas comunidades de Torrinhas e Torquato Severo.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:55:45
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Design gráfico: Cartaz: Felipe Braga.
Assessoria de imprensa lançamento: Primeiro Plano (Rio de Janeiro) / Anna Luiza Muller, Bia Hecht.

PREMIAÇÃO
• 26º Festival do Rio-Première Brasil-Competição Novos Rumos Longas 2024: melhor direção.
• 3º Festival Internacional de Cine de Terror de La Plata 2024: Por la construcción de un clima que crece lentamente hasta llegar a un final visceral y desolador, por apostar a una narrativa arriesgada y fuerte, por poner en discusión situaciones de la actualidad latinoamericana sin perder el foco en el cine de género, el Premio Narcizo Ibáñez Menta al mejor largometraje es para Continente, de Davi Pretto + Premio Chicho Serrador a mejor guión + Premio Carlos Hugo Christensen: mención de distinción a dirección.
• 25º Prêmio ABC Associação Brasileira de Cinematografia 2025 [aos melhores de 2024]: indicação: direção de fotografia longa-metragem de ficção.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 18 anos.
Visa d'exploitation: nº 157.538.
Edição de informação: Melissa Bávaro.
Direção de vendas e marketing: Magali Wistefelt.
Distribuição: Vitrine Filmes.
Vendas mundiais: Lights On.
Contato: Vulcana Cinema.

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // A realização e distribuição deste filme gerou mais de 800 empregos diretos e indiretos. Além de ser a identidade de um país, a cultura também é indústria. / Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. / Nenhum animal foi maltratado durante as filmagens deste filme. //
// Porto Alegre, Buenos Aires, Bordeaux, 2024. / © Atelier W, Vulcana Cinema, Dublin Filmes, Murillo Cine, Pasto. //

Títulos alternativos: Continent | Casa no campo (título de trabalho) | A House in the country
Grafias alternativas: Thiago L. Machado Vermelho | André Luis Campanhol Terneiro | Markito | Transcendental | Barbara Francisco Mendivil e Barbara Francisco | Juliano Possebon Ferreira | Faccioni Assessoria Contábil | Adri Alimenset | Paulo Roberto Silva da Silveira | Alexandre de Melo Soares 'Xandi' | Emerson Marques Prestes e Emerson Marques | Júnior | Facundo Gómez | Tokyo Marine | Cássio do Nascimento
Grafias alternativas (funções): Controladoria | Controladora | Fotografia still | Caracterização e Maquiagem de efeitos | Microfone | Artista de foley | Mixagem de som

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
TORRES, Rodrigo. Continente: diretor Davi Pretto fala sobre improvisação e liberdade artística que marca seu novo filme. Festival do Rio, Rio de Janeiro, 12 out 2024.
[https://www.festivaldorio.com.br/br/noticias/continente-novos-rumos-festival-do-rio-2024]
MÜLLER, Marcelo. Continente: "A violência nesse filme é ambígua e às vezes desejável", diz o diretor Davi Pretto. Papo de Cinema, Porto Alegre, 31 out 2024.
[https://www.papodecinema.com.br/entrevistas/continente-davi-pretto/amp/]
FERREIRA, Gabriella. Entrevista: Davi Pretto fala sobre Continente – Diretor do longa de terror brasileiro conversa sobre referências, cinema nacional e as violências que permeiam suas histórias. Oxente Pipoca, 12 nov 2024.
[https://www.oxentepipoca.com.br/post/entrevista-davi-pretto-fala-sobre-continente]
PEREZ, Silvana. Continente (2024). Boca do Inferno, 16 nov 2024.
[https://bocadoinferno.com.br/criticas/2024/11/continente-2024/]

Exibições


• München (DE), 41. Filmfest München [28 jun-7 jul]-CineRebels competition,
City 3, 3 jul 2024, qua, 10h
HFF Kino 1, 4 jul 2024, qui, 21h30 (Q&A with Davi Pretto, Olivia Torres and team)
City 2, 6 jul 2024, sab, 19h (Q&A with Davi Pretto, Olivia Torres and team)

• Ciudad Autónoma de Buenos Aires (AR), Cine Gaumont, 18-24 jul 2024, qui-qua, 12h20, 16h10, 22h

• Ciudad Autónoma de Buenos Aires (AR), Atlas Flores, 18-24 jul 2024, qui-qua, 22h

• Madariaga, provincia de Buenos Aires (AR), Casa de la Cultura, 18-24 jul 2024, qui-qua, 21h

• Bolívar, provincia de Buenos Aires (AR), Cine Avenida, 18-21 jul 2024, qui-dom, 20h

• Tapalqué, provincia de Buenos Aires (AR), Centro Cultural Municipal, 18-21 jul 2024, qui-dom, 21h

• Unquillo, provincia de Córdoba (AR), Cine Teatro Rivadavia, 18, 20 jul 2024, qui, sab, 21h

• Puerto Rico, provincia de Misiones (AR), Cine Teatro Municipal San Martín, 19 jul 2024, sex, 21h

• Formosa, provincia de Formosa (AR), Nuevo Cine Italia, 18-21 jul 2024, qui-dom, 19h45

• Ciudad de México (MX), Macabro FICH 23º Festival Internacional de Cine de Horror de la Ciudad de México [22 ago-1º set]-Selección Oficial Largometraje Iberoamericano
Cineteca Nacional, 25 ago 2024, dom, 18h
Casa del Cine, 28 ago 2024, qua, 20h

• Lisboa (PT), MOTELX 18º Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa [10-16 set]-Sessão Serviço de Quatro, Cinema São Jorge (Av. da Liberdade, 175) Sala 3, 11 set 2024, qua, 16h35

• Sitges (ES), Sitges 57º Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya [3-13 out]-Sección oficial a competición
Hotel Meliá Sitges (Joan Salvat Papasseit, 38) Sala Tramuntana Meliá, 6 out 2024, dom, 22h
Hotel Meliá Sitges (Joan Salvat Papasseit, 38) Sala Auditori Meliá, 7 out 2024, seg, 9h
(presença do diretor + produtores P. Wink e D. Hurst + atriz Ana Flavia Cavalcanti + diretora de fotografia L. Bassegio + roteirista I. Verde)

• Rio de Janeiro (RJ), 26º Festival do Rio [3-13 out]-Première Brasil-Competição Novos Rumos Longas,
Estação NET Gávea Sala 2, 10 out 2024, qui, 18h45 (com convidados)
Estação NET Gávea Sala 1, 10 out 2024, qui, 18h45 (com convidados)
Estação NET Rio Sala 5, 11 out 2024, sex, 16h15

• Fortaleza (CE), Cinema do Dragão, 22 out 2024, ter, 19h (presença do diretor + protagonista Olivia Torres e equipe)

• Torino (IT), 24th TOHorror Fantastic Film Fest [22-27 out]-Lungometraggi in concorso, Cinema Massimo 2, 25 out 2024, sex, 22h

• São Paulo (SP), 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [17-30 out]-Mostra Brasil,
CineSesc (R. Augusta, 2.075, Cerqueira César), 28 out 2024, seg, 20h40 (presença do diretor + protagonista Olivia Torres e equipe)
Cinesystem Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação) Sala 6, 29 out 2024, ter, 14h30

Lançamento comercial: 31 out 2024, qui

• Porto Alegre (RS), Cinesystem Bourbon Shopping Country Sala 5, 31 out-6 nov 2024, qui-dom, 13h45, 16h05, seg, 13h30, ter, qua, 13h45, 16h05

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim,
31 out-3 nov 2024, qui-dom, 16h45
12, 13 nov 2024, ter, qua, 14h45
14-17 nov 2024, qui-dom, 19h15

• Porto Alegre (RS), CineBancários,
31 out-3, 5, 6 nov 2024, qui-dom, ter, qua, 19h
7-10, 12, 13 nov 2024, qui-dom, ter, qua, 17h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio, 31 out 2024, qui, 19h, 21h (presença do diretor + equipe e elenco)

• Belo Horizonte (MG), Cinemark Pátio Savassi Sala 5, 31 out-6 nov 2024, qui, sex, 15h, sab, dom, 15h50, seg, 13h10, 15h50

• São José dos Campos (SP), Cinemark Colinas Shopping Sala 7, 31 out-6 nov 2024, qui, sex, 19h10, sab-seg, 13h40, 19h10, ter, qua, 19h10

• Manaus (AM), Centro Cultural Casarão de Ideias (R. Barroso, 279, Centro) Cine Casarão Sala 1,
31 out, 2, 3 nov 2024, qui, 17h30, sab, 17h40, dom, 19h
8, 9 nov 2024, sex, 19h30, sab, 19h
15 nov 2024, sex, 17h30

• La Plata (AR), Gritos en el Planetario 3º Festival Internacional de Cine de Terror de La Plata [1º-3 nov], Planetario de la Universidad Nacional de La Plata, nov 2024

• Coimbra (PT), Caminhos do Cinema Português 30º Festival [12 nov-2 dez]-Mostra Paralela Turno da Noite, Casa do Cinema de Coimbra, 16 nov 2024, sab, 16h

• Plataformas digitais: Prime Video + Globoplay + YouTube Filmes + Apple TV

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Continente. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2025. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2328/continente. Acesso em: 15 de outubro de 2025.