A Percepção do medo (2015)

Brasil (SP-RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 90 min

Direção: Kapel Furman, Armando Fonseca.
Companhia produtora: Infravermelho Filmes; Fantaspoa Produções

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Fantaspoa 11º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre [15-31 maio]-Exibições Especiais, Cine Santander Cultural, 31 maio 2015, dom, 19h (première mundial, comentada com direção + G. Gewdner)

 

Após experiências positivas com companhias argentinas que resultaram em três longas, Fantaspoa Produções inicia parceria nacional com Infravermelho Filmes. Os paulistas se aproximaram dos organizadores do festival (João Pedro Fleck, Nicolas Tonsho) num momento em que a dupla estava iniciando um processo de fomentar a realização de cinema fantástico. Fundada em São Paulo em 2009 por nomes conhecidos da indústria audiovisual (como Kapel Furman, Armando Fonseca e Raphael Borghi), a Infravermelho Filmes logo se destacaria por bons conteúdos de terror. A parceria continuará em Skull – A máscara de Anhangá (2020).

Além do incentivo gaúcho, A Percepção do medo foi contemplado com recursos do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, em sua 11ª edição (2014), tendo como tema a pesquisa artística dos terrores internos de quem vive nas metrópoles; da pressão constante que esses medos exercem no cidadão, em relação à pós-modernidade e à cidade; e das crises existenciais nesse contexto. O filme expõe a visão de três diretores em relação ao tema, nas diferentes cidades filmadas: São Paulo, Brasília e Florianópolis. Concebido e desenvolvido pelo paulista Kapel Furman, o projeto conta com a participação dos diretores brasilienses Armando Fonseca e Gurcius Gewdner. Os três criadores expõem seus receios pessoais e suas visões da cidade e da existência. Furman acrescenta que evitou classificar a obra como "coletiva", a fim de dar total liberdade criativa a cada um dos artistas convidados. No processo de criação, a partir de experimentação e pesquisa de linguagem, foram produzidas três peças cinematográficas, por cada um dos cineastas. Elas foram depois editadas num único filme.

A Percepção do medo é um interessante estudo de caso sobre a formação de um assassino. O personagem principal é Marcos, um homem na faixa dos 30 anos que vive uma rotina de muito estresse. Ele não é respeitado no ambiente de trabalho, onde é usado como uma espécie de "faz-tudo" por um chefe incapaz de interromper o bullying praticado contra ele por colegas. Mora sozinho, sem família nem amigos. E gosta de uma vizinha que possui namorado – não por acaso, uma das pessoas que também aprecia intimidá-lo e maltratá-lo. Durante uma noite qualquer, Marcos sofre uma tentativa de assalto na rua, tendo enfim a coragem de se defender. Mesmo ferido, ele duela com o agressor e rouba o seu canivete, passando a manter a posse do item. A partir de então, o protagonista altera o seu comportamento e passa a adotar um outro tipo de postura, bem mais confiante no enfrentamento dos problemas do dia-dia.

Essa virada de chave ganhará as tintas do horror, na medida em que Marcos se transforma em um vilão que irá matar as pessoas que lhe fazem mal. Ou que machucam quem ele gosta. A partir de certo momento, também ficará clara a presença de uma instabilidade mental em Marcos, visto que ele confundirá a ficção com a realidade. O roteiro levanta importantes questões sobre a responsabilidade ou contribuição da sociedade para a formação de criminosos.

Os trechos filmados por Gurcius Gewdner em Florianópolis aparecem como reportagens televisivas espalhadas na narrativa. Trata-se de um homem abalado (Carlos), que circula por uma ilha em busca de respostas para a sua inquietude. Esse segmento, em realidade, reproduz trechos do que acabou sendo o curta-metragem Bom dia Carlos como uma homenagem a Carlos Reichenbach (1945-2012). O curta estava em finalização quando os trechos foram utilizados. Gewdner, além de diretor, é montador dos filmes de Petter Baiestorf.

Em entrevista ao site Escotilha, João Pedro Fleck resumiu de que forma passou a selecionar as obras a serem apoiados por Fantaspoa Produções: "Afinidade com quem a gente tá trabalhando. Muitas vezes vem um pessoal desconhecido que quer que a gente financie um filme com uma ideia ótima, mas não nos envolvemos. Quando participamos de um projeto é quase como se fosse um investimento às cegas porque confiamos nas pessoas que estão realizando. Gostamos do Kapel Furman e do pessoal da Infravermelho Filmes".

Armando Fonseca, com Velho mundo (2010, 13 min) participa da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais do 7º Fantaspoa (jul 2011).

Kapel Furman, com Pólvora negra (2011) tem exibições especiais no 7º Fantaspoa, no CineBancários, 2 e 4 de julho de 2011 com comentada pelo diretor; com S. W. Metaxu – Seq. 01 (2013, 8 min) participa da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais do 9º Fantaspoa (maio 2013).

Gurcius Gewdner, com Erivaldo, o astronauta místico (6 min) participa da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais do 10º Fantaspoa (maio 2014); com Pazucus – A ilha do desarrego (2017) tem exibição especial no 13º Fantaspoa, no Cine Santander Cultural em 4 de junho de 2017 com comentada pelo diretor.

Sinopse


Marcus busca entender o seu papel na sociedade. A cidade sempre o oprimiu, criando nele a necessidade de uma nova realidade. Sendo assim, ele entra em uma crise existencial que fará surgir um sociopata.

Ficha técnica


ELENCO
Ricardo Gelli (Marcus),
Felipe Folgosi (César),
Greta Antoine (Vizinha),
Mariana Hein (Patrícia),
Elder Fraga (Antonio, chaveiro),
Patrícia Rochael (Andrea),
Paulo Leite (Aldo),
Marcelo Pelúcio (Franco Leonardo),
Nikole Lima (Diane Fontes),
Larissa Vaiano (Isabela),
Rique Martins (Carlos),
Luciana Stipp (Colega casada),
Simone Makhamra (Colega solteira),
Felipe Maia (Gerente), Billy Deeter (Assaltante), Thiago Facó (Comandante Silveira), Fabio Perres (Cabo), José Carlos Betoni (Ciclista), Diego Rastichong (Radialista), Gabriel Brant (Gustavo), Ariany Moura (Atendente), Denis de Araújo Delfino (Mecânico), Adriana Fernandes da Silva (Secretária), Armando Fonseca (Policial 1), Kapel Furman (Policial 2), Raphael Borghi (Motorista estressado), André Freitas (Cidadão), Mariana Betoni (vozes), Jack (Dono do Humano), Ricardo de Paula Guimarães (Humano do Jack), Samyr Aissami (Passante 1), Thiago Portella (Passante 2).

DIREÇÃO
Direção: Armando Fonseca, Kapel Furman.
Assistência de direção: Raphael Borghi, Alice Sesoko, Greta Antoine.

ROTEIRO
Concepção: Kapel Furman.
Roteiro: Armando Fonseca, Kapel Furman.
Storyboard: Gustavo Hildebrand.

PRODUÇÃO
Coprodução: João Pedro Fleck, Nicolas Tonsho.
Direção de produção: Armando Fonseca, Kapel Furman.
Produção (DF): Mariana Betoni.
Assistência de produção: Alice Sesoko.
Segunda assistência de produção: Will de Brito, Pedro Borges.
Associada de elenco: Anelise Pinto.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: André Sigwalt.
Direção de fotografia segunda unidade: Juliano Chiquetto.
Primeira assistência de câmera: Juliano Chiquetto.
Segunda assistência de câmera: André Freitas / Rasfilms.
Logger: Pablo Gaiger.
Gaffer: André Freitas / Rasfilms.
Making of: Tomás Alvarenga.

ARTE
Efeitos especiais: Kapel Furman, Raphael Borghi.
Maquiagem: Jessica Andrade Monge.

SOM
Som direto: Gustavo da Rosa, Luís Rovai, Rafa Cumis, Thiago Bittencourt.
Microfonista: Fernando Pirata.

MÚSICA
Direção de trilha sonora: Guilherme Guedes.
Música: Pulselooper [André Z. Pagnossim], Theta.

EQUIPE segmento
Bom dia Carlos (2016)
Roteiro e direção: Gurcius Gewdner.
Elenco: Estrelando: Marcel Mars (Carlos / Dr. Roberto), Ligia Marina (Deusa de Pazucus). Participação especial: Magnum Borini, Pomba Cláudia.
Produção: Gurcius Gewdner, Garganta Silva, Ligia Marina, Hector B., Marcel Mars.
Produção executiva: Gurcius Gewdner, Marcel Mars, Garganta Silva, Kapel Furman, Flavio C. von Sperling, Alexandre Brunoro, Teresa Siewerdt, Cavi Borges.
Locações: Teresa Siewerdt, Daniel Villa Verde, Gurcius Gewdner, Ligia Marina, Marcel Mars.
Assistência de locações: Hector B., Eloah Haole.
Motoristas: Garganta Silva, Leco Rezende, Maiara P.
Direção de fotografia: Flavio C. von Sperling com inserts adicionais de: Marcel Mars, Gurcius Gewdner.
Confecção de objetos perigosos: Marcel Mars, Gurcius Gewdner, Hector B.
Efeitos especiais, vômitos e cocô: Alexandre Brunoro.
Panelas adicionais: Gurcius Gewdner, Marcel Mars, Hector B.
Responsável por Mini Mulamba: Fabiano Soares.
Arte dos cartazes: Gurcius Gewdner, Leyla Buk.
Figurino: Marcel Mars, Ligia Marina, Gurcius Gewdner, Priscilla Menezes, Jenny Granado.
Maquiagem da Deusa de Pazucus: Ligia Marina, Hector B., Alexandre Brunoro, Maiara P.
Trilha sonora: Anna White, Excria Reverbera, Peter Gossweiler.
Edição: Gurcius Gewdner.
Colorista: Lucas de Barros / Novelo Filmes.
Tratamento de áudio: Gurcius Gewdner com colaboração de: Fabio Carneiro Leão / Leit Motif Sound Experiences.
English subtitles: Jefferson Kielwagen, Poetic English TURD Sugestion, Dennison Ramalho.
DCP: Novelo Filmes.
Dedicatória: Em memória de Carlos Reichenbach.
Companhia produtora: Bulhorgia Produções (Rio de Janeiro).
Produção associada: Adubo Power Violence; Cavideo (Rio de Janeiro, RJ); Filmaralho; Infravermelho Filmes (São Paulo, SP); Camarão Filmes e Ideias Caóticas (Vila Velha, ES); El Reno Fitas (Belo Horizonte, MG); Novelo Filmes (Florianópolis, SC).
Filmagens: Brasil / SC, em Florianópolis.
Duração: 17 min.

FINALIZAÇÃO
Edição: Armando Fonseca, Kapel Furman.

Efeitos visuais: Raphael Borghi.
Colorista: Raphael Borghi.

Som: Aloízio Michael, Samyr Aissami.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Infravermelho Filmes (São Paulo); Fantaspoa Produções (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Este projeto foi contemplado com recursos do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição / FUNARTE Fundação Nacional de Artes / MinC Ministério da Cultura / Governo Federal – Brasil – Pátria educadora.
Apoio: Rádio Transamérica Brasília, Restaurante Green's, My Name is Films, Instituto de Cinema, Tao Luz e Movimento, Magneto Elenco, Rasfilms, Hopeside Filmes, Ford Slaviero, Aladdin Narguiles, Nib Sport Náutica, Abastece Conveniência 406 Norte, Anhembi Morumbi, Poutpourri, Vida Ativa Academia, Palacete Carmelita.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Valter Mafra, Pedro Mafra, Heloíza Machado, Lino Meirelles, Pablo Gaiger, Erickson Coqueiro, Jamil Chequer, Gustavo Hildebrand, Mr. Brasília, Felipe Maia, Rique Martins, Fernando e Kátya Martins, Serjão e Amanda Slaviero, Hugo Pinho, Filipe Côrtes, Daniel Meireles, Tiago Caetano, Flávia Pellegrini, Victor Mattos Montagner, Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, Cláudio Yutaka, Brenda M. Gregoratto Lee, Fabio Dias.
Desculpas: Geraldo Maurício.
Agradecimentos especiais: Clênio e Renata Fonseca, Ricardo Mariano Nunes, Marcus de Almeida Castro, Kakay.

Dedicatória: in memoriam: Armando Mariano Nunes, Celso Clarimundo da Fonseca, Luiza Andrade Nunes.

FILMAGENS
Brasil /
DF, em Brasília;
SP, em São Paulo;
SC, em Florianópolis (segmento Bom dia Carlos).

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:29:58
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
percepcaodomedo.com.br
uptakefear.com

PREMIAÇÃO
• Cinefantasy 7º Festival Internacional de Cinema Fantástico 2016: melhor vítima – longa: Greta Antoine.
• Feratum 5º Festival Internacional de Cine Fantástico, Terror y Sci-Fi 2016: mención especial.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Contato: Fantaspoa Produções.

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Brasil, 2015. //
Embora conste nos créditos finais a ficha do segmento Bom dia Carlos, cotejamos com os créditos enquanto curta autônomo disponível no YouTube, que agrega novas informações. Quanto à datação levou-se em conta a data que aparece nesta cópia (2016).

Títulos alternativos: Uptake fear
Grafias alternativas: Magnum Borinni | Cavi | Geni
Grafias alternativas (funções): Associada de casting | Colorização

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
ALFAMA, Bruna. A Percepção do medo. Boca do Inferno.
[https://bocadoinferno.com.br/criticas/2015/05/a-percepcao-do-medo-2015/]
STANCKI, Rodolfo. João Pedro Fleck fala sobre a nova edição do Fantaspoa e sua atuação como produtor de cinema. Escotilha, São Paulo, 15 maio 2019.
[https://escotilha.com.br/colunas/espanto/entrevista-joao-pedro-fleck-fantaspoa/]

Exibições


• Porto Alegre (RS), Fantaspoa 11º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre [15-31 maio]-Exibições Especiais, Cine Santander Cultural, 31 maio 2015, dom, 19h (première mundial, comentada com direção + G. Gewdner)

• Brussel (BE), BIFFF 34th Brussels International Fantastic Film Festival [29 mar-10 abr]-7th Orbit Competition, Bozar (R. Ravenstein 23), 2016

• Bucheon (KR), BIFAN 20th Bucheon International Fantastic Film Festival [21-31 jul]-World Fantastic Red, jul 2016

• São José do Rio Preto (SP), Mostra Macabros: o novo cinema de horror brasileiro [13-31 jul], Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333), 31 jul 2016, dom, 17h

• Santiago (CL), SANFIC 12º Santiago Festival Internacional de Cine [23-28 ago]-Función Especial, ago 2016

• São Paulo (SP), Cinefantasy 7º Festival Internacional de Cinema Fantástico [6-11 set]-Mostra Competitiva Longas-metragens, MIS Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158, Jardim Europa), 8 set 2016, qui, 19h

• Tlalpujahua, Michoacán (MX), Feratum 5º Festival Internacional de Cine Fantástico, Terror y Sci-Fi [5-9 out]-Competencia Iberoamericana de largometraje, out 2016

• Recife (PE), 9º Janela Internacional de Cinema [28 out-6 nov]-Programa Convidado Toca o Terror, Cinema do Museu (Casa Forte), 31 out 2016, seg, 21h (+ curta Domingos, Jota Bosco)

• Plataformas digitais: Box Brazil Play

• São Paulo (SP), MIS Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158, Jardim Europa), 31 jan 2023, ter, 19h (bate-papo com os diretores sobre o processo criativo)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Percepção do medo. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2025. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2420/a-percepcao-do-medo. Acesso em: 16 de outubro de 2025.