A Pedra da serpente (2018)
Brasil (SP-RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 77 min
Companhia produtora: Sinestesia Filmes; Fantaspoa Produções; Core – Color Grading Services; Lucha Libre!; HeyHo.TV
Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Fantaspoa 14º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre [17 maio-3 jun], Cinemateca Capitólio, 3 jun 2018, dom, 21h30 (comentada com diretor + atrizes C. Campolina e G. Nomacce)

Este é mais um dos trabalhos feitos num regime de parceria entre Fantaspoa Produções e empresas associadas. Após ganhar vários prêmios no festival, com os seus elogiados curtas-metragens, o diretor paulista Fernando Sanches foi convencido pelos organizadores João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho a investir em seu primeiro longa-metragem, A Pedra da serpente. Com muita experiência na publicidade e uma grande paixão pelo cinema fantástico, o realizador decidiu voltar a um cenário familiar, que marcou sua juventude: a cidade litorânea de Peruíbe. Último município da Baixada Santista, Peruíbe conta com uma população de cerca de 70 mil habitantes, tem belas praias e é conhecida pela ligação com o folclore, sediando até importantes encontros ufológicos. Segundo antigas lendas, contadas pelos índios que habitavam a região, povos extraterrestres teriam feito muitas visitas ao território, dotado de grande poder energético. Eles teriam deixado a sua marca na Estrada do Guaraú, onde existe uma grande estrutura rochosa que possui o desenho de uma cobra. Esse espaço, chamado de "pedra da serpente", não por acaso é o título do filme, também sendo apontado como um possível portal para outros universos.
Ao criar o roteiro, Sanches lembrou de uma história real, vivenciada quando era pequeno. Durante uma noite, ele avistou uma grande bola verde nos céus do balneário, associando o fenômeno com um OVNI Objeto Voador Não Identificado. A mesma situação é contada pela protagonista Joana, uma publicitária paulistana na faixa dos 30 anos que vive um momento delicado na vida. Após perder um bebê com sete meses de gestação, ela decide embarcar para Peruíbe a fim de experimentar momentos de paz. O plano dá errado, a partir do momento em que ela começa a revisitar essas histórias e investir em aventuras perigosas – como fazer sexo com um homem desconhecido, que conhece em uma festa. Para piorar o quadro, Joana ainda tem o azar de atropelar um cidadão qualquer, passando a nutrir um sentimento de culpa que a faz tentar ajudar a suposta viúva da vítima, Maria. Grávida aos 40 anos de idade, Maria entende que foi abandonada por um companheiro que não queria ser pai, descartando qualquer explicação sobrenatural para o seu sumiço. No entanto, acontecimentos misteriosos irão colocar as personagens no centro de uma aparente conspiração alienígena.
Em depoimento ao crítico Alex Gonçalves, do Cine Resenhas, o diretor Fernando Sanches observou que A Pedra da serpente pode ser considerado um marco do cinema brasileiro independente, em função do seu rápido ritmo de execução. Todo o projeto foi concebido ao longo de um ano, com apenas sete diárias de filmagens, sem um elevado aporte de recursos financeiros. O cineasta pontuou que abordou o tema da maternidade por enxergá-lo como uma metáfora dos próprios fenômenos ufológicos: "Eu acho a gravidez um acontecimento meio inexplicável. Do nada, surge um ser diferente no corpo de uma mulher. É tão surpreendente quanto as histórias da literatura fantástica". De acordo com depoimentos de membros da equipe, enquanto as gravações aconteciam, moradores relataram o aparecimento de luzes no céu. Houve ainda um episódio curioso: um matagal próximo ficou todo amassado, no que foi interpretado como possível indício da aterrisagem de naves espaciais.
No elenco a participação dos gaúchos do Fantaspoa, Fleck e Tonsho, assim como do realizador Felipe M. Guerra e sua avó Oldina do Monte (creditada como Dona Oldina), que atuou em diversos filmes do neto.
Curtas de Fernando Sanches exibidos na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais do Fantaspoa: O Desejo de Saiuri (2013, 20 min; no 10º, maio 2014), Mariane com E (2015, 15 min; no 11º, maio 2015), Ruanita (2017, 13 min; no 13º, maio-jun 2017).
| + || - |
Sinopse
Após ter perdido um bebê nos últimos meses de gestação, Joana tira férias em Peruíbe, uma pequena cidade litorânea conhecida por aparições de discos voadores. Depois de uma noite de sexo com um desconhecido, ela atropela e mata um homem. Joana inicia uma estranha relação com Maria, esposa do homem que atropelou, e se vê envolvida em uma trama sobre uma abdução alienígena.
Capítulo 1 – Joana.
Capítulo 2 – O cara de camisa branca.
Capítulo 3 – Maria.
Capítulo 4 – Toninho Capeta.
Capítulo 5 – Jorge.
Letreiro final: // Aliens... I hope they are not the same as us. – Giorgio Stronopoulos. //
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Claudia Campolina (Joana),
Gilda Nomacce (Maria),
Ricardo Gelli (O cara de camisa branca),
Antoniela Canto (Marta),
Johnny Klein (Marcelo),
Renata Amaral (Renata),
Eloise Yamashita (Mulher misteriosa do espaço),
Jessica Tamochunas (Personal),
Fabio Acorsi (Giorgio Stronopoulos),
Felipe Fonseca (Maníaco do Beco),
Mariana Fleury (Mariana),
Juvenal Galeno (Juvenal),
Pedro Paulo de Andrade (Pedro),
Sidney Sanches (Ufólogo),
Fernando Rios (Caiçara),
Bruna Veras (Secretária), Bruno Carrara (Bruno), Cecília Mazetto (Cecília), Camila Bertani (Grávida da pousada), Angélica Sanches (Mulher do café da manhã), Pedro Sanches (Filho da Marta), João Pedro Fleck (João), Nicolas Tonsho (Nicolas), Ynara Sanches (Ynara), Felipe M. Guerra (Felipe), Oldina do Monte (Oldina), Claudia Riston (Mãe do corredor), Fernanda Ramos (Mulher da praia), Marcos Hiroshi (Marcos), Flávia Natividade (Mulher da festa), Fernando Sanches (O cara de calça bege).
Dublê: Giselle Kenj.
DIREÇÃO
Direção: Fernando Sanches.
Assistência de direção: Renata Amaral.
Treinamento de animais: Giselle Kenj.
ROTEIRO
Esse filme foi baseado em uma história real.
Roteiro: Fernando Sanches.
PRODUÇÃO
Produção: João Pedro Fleck, Nicolas Tonsho, Fernando Sanches.
Produção executiva: Ynara Sanches, Fernando Sanches.
Supervisão de produção: Davis Fabri.
Direção de produção: Izabella Araujo.
Assistência de produção: Sidney Sanches, Angélica Sanches.
Motoristas: Betão, Dennis, Lucas.
FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Gabriel Rinaldi.
Assistência de câmera: Luan Moraes.
Logger: Luan Moraes, Marcos Hiroshi.
Elétrica e maquinaria: Cleiton Fernandes.
ARTE
Direção de arte: Bruna Veras.
Barriga de silicone: Marcelo Amp.
Cerveja Sapore criada por: Joy Passarelli.
Figurino: Mariana Rossi.
Assistência de figurino: Camila Bertani.
Maquiagem e caracterização: Claudia Riston.
SOM
Som direto: Denis Melito.
MÚSICA
Trilha sonora original: Dricka Lima, Paulinho Corcione.
Músicas:
• "Come back soon" (Dricka Lima) por Barbie Kill
• "Sea" (Dricka Lima) por Alexandre Chaparrera (vocal), Danilo Barbalaco (bateria), Rafel Martins (guitarra)
• "The Last time" (Dricka Lima) por Juliana Lemos (vocal)
FINALIZAÇÃO
Montagem: Fernando Sanches.
Consultoria de finalização: Driano Torres.
Tracking 2D: Pedro Gebara.
3D cena cama: Alceu Batistão, Leo Cadaval, Binho.
3D cena praia: Bernardo Maia.
Colorista: Marco Oliveira, Alexandre Ribeiro.
Efeitos sonoros e mixagem: Leandro Rodrigo.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Estúdio de finalização de som: Lucha Libre! (São Paulo).
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Sinestesia Filmes (São Paulo); Fantaspoa Produções (Porto Alegre).
Coprodução: Core – Color Grading Services (São Paulo); Lucha Libre! (São Paulo); HeyHo.TV.
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Família Fantaspoa, Kapel Furman, Driano Torres, Guilherme Tollmeiner, Maria Albertina, Marily Raful, Duda Marujo, Paulo Schmidt, Academia Gaviões, Flávia Natividade, Beta Iribarrem, Sabrina Gusson, Dona Maria, José dos Santos, Alberto Lopes, Alceu Batistão, Michele Labiapari, Renato Chama, Teme, Chiquinho, Cecilia Mazetto, Felipe Guerra, Ynara Sanches, Angélica Sanches, Sidney Sanches, Pedro Sanches, J. M Trevisan, Pousada Solar dos Gerânios e equipe Elo Company.
FILMAGENS
Brasil / SP, em Peruíbe; São Paulo.
Período: durante uma semana de outubro de 2017.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:17:21
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
DIVULGAÇÃO
Trailer. Duração: 01:48.
https://www.facebook.com/pedradaserpente
PREMIAÇÃO
•
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: Elo Company.
Contato: Fantaspoa Produções.
OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // MMXVIII //
Grafias alternativas: Felipe Guerra | Dona Oldina | Izabella Araujo e Isabela Araujo | Cleiton Fernandes e Cleyton Fernandes | Lucha Libre! ou Lucha Libre, nome fantasia para a razão social Lucha Livre Audio Ltda. | Paulinho Corcioni
Grafias alternativas (funções): Color grade
BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
MÜLLER, Marcelo. A Pedra da serpente. Papo de Cinema, Porto Alegre, sd.
[https://www.papodecinema.com.br/filmes/a-pedra-da-serpente/]
COELHO, Fernando. A Pedra da serpente. Tem um Coelho no cinema, Ribeirão Preto, 19 fev 2019.
[https://www.coelhonocinema.com.br/2019/02/a-pedra-da-serpente.html]
| + || - |
Exibições
• Porto Alegre (RS), Fantaspoa 14º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre [17 maio-3 jun], Cinemateca Capitólio, 3 jun 2018, dom, 21h30 (comentada com diretor + atrizes C. Campolina e G. Nomacce)
• Santa Monica, CA (US), LABRFF 11th Los Angeles Brazilian Film Festival [16-20 dez]-Mostra Competitiva de Longas-metragens de Ficção, dez 2018
Lançamento comercial: 14 fev 2019, qui, em 20 salas de 19 cidades do Brasil [14 capitais], parte do Projeta às 7 [que garante duas semanas em cartaz, com exibições às 19h, seg-sex], parceria da distribuidora Elo Company com Cinemark
[Região Sul]
• Porto Alegre (RS), Projeta às 7, Cinemark BarraShoppingSul Sala 3,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
22, 25-27 fev 2019, sex, seg-qua, 19h, 23h15
• Curitiba (PR), Projeta às 7, Cinemark Shopping Mueller,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Londrina (PR), Projeta às 7, Cinemark Boulevard Londrina,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
[Região Sudeste]
• São Paulo (SP), Projeta às 7, Cinemark Shopping Eldorado,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• São Paulo (SP), Projeta às 7, Cinemark Shopping Metrô Santa Cruz,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Campinas (SP), Projeta às 7, Cinemark Shopping Iguatemi,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Ribeirão Preto (SP), Projeta às 7, Cinemark Novo Shopping,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• São José dos Campos (SP), Projeta às 7, Cinemark Colinas Shopping,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Santos (SP), Projeta às 7, Cinemark Praiamar Shopping,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Rio de Janeiro (RJ), Projeta às 7, Cinemark Shopping Downtown,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Vitória (ES), Projeta às 7, Cinemark Shopping Vitória,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Belo Horizonte (MG), Projeta às 7, Cinemark Pátio Savassi,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
[Região Centro-Oeste]
• Brasília (DF), Projeta às 7, Cinemark Pier 21,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Goiânia (GO), Projeta às 7, Cinemark Flamboyant Shopping Center,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Cuiabá (MT), Projeta às 7, Cinemark Goiabeiras Shopping,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Campo Grande (MS), Projeta às 7, Cinemark Shopping Campo Grande,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
[Região Nordeste]
• Salvador (BA), Projeta às 7, Cinemark Salvador Shopping,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Recife (PE), Projeta às 7, Cinemark RioMar Recife,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Natal (RN), Projeta às 7, Cinemark Midway Mall (Av. Nevaldo Rocha, 3.775, Tirol),
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Aracaju (SE), Projeta às 7, Cinemark Shopping Jardins,
14, 15, 18-20 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
21, 22, 25-27 fev 2019, qui, sex, seg-qua, 19h
• Plataformas digitais: Looke + Amazon Prime Video + Apple TV + Google Play