Guianuba (2025)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 73 min

Direção: Vini Oliveira, Adriano Sousa.
Companhia produtora: Adriano Sousa Filmes; Cofilms

Primeira exibição: Sapucaia do Sul (RS), Praça General Freitas, 20 ago 2025, qua, 20h30 (estreia como parte das comemorações do aniversário da cidade + show de artistas locais, brinquedos infantis, food trucks a partir das 16h)

 

Situado em dois momentos diferentes de tempo e espaço, Guianuba se propõe a fazer um mergulho na história de Sapucaia do Sul. No presente, a trama acompanha a jornada de Helena, uma jovem pintora que abandonou o Rio Grande do Sul, em função de conflitos familiares. Ela é chamada de volta para casa após saber que o seu único parente vivo (o avô Aureliano) está doente e se encaminhando para a morte. O reencontro servirá para que a moça tente superar antigos traumas, pois sempre se considerou uma pessoa indesejada naquele ambiente. Em uma espécie de ritual de despedida, Aureliano estimula a neta a ler e organizar os seus antigos diários pessoais, em uma missão compartilhada com o advogado Conrado. Os textos apresentam dados sobre o nascimento da cidade, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

E aí que o filme entra em seu segundo movimento: o processo de fundação de Sapucaia, oficializado pelo português Antonio de Souza Fernando em 1737. Fernando era um retirante da Colônia de Sacramento, que se dispôs a percorrer uma grande distância até chegar numa prometida sesmaria. Vários obstáculos precisaram ser superados: o desconhecimento do território gaúcho, a falta de suprimentos, problemas de transporte e a presença de ladrões/bandidos. A explicação para o título do longa é a seguinte: Guianuba foi o primeiro nome dado à Sapucaia. E a conexão entre o século XVIII e o XVI acontece porque o personagem de Aureliano é um descendente direto dos primeiros colonizadores. Alguém que, no encerramento de sua existência, quer garantir a preservação do legado de seus ancestrais. Além de ajudar a neta a curar suas feridas.

Em depoimento ao portal GZH, o músico nativista Cristiano Quevedo comentou como foi a experiência de interpretar Antonio de Souza Fernando: "Meu personagem vem do noroeste do Estado, com toda a família, para onde está Sapucaia, hoje. Nessa estrada, acontece muita coisa. (...) Foi uma alegria ter feito esse papel. Tem emoção, momentos de tensão, situações que farão o sapucaiense entender um pouco de suas origens, se enxergar na tela". Para a Masper TV, o diretor Vini Oliveira pontuou que o trabalho "é um registro vivo de memórias, afetos e histórias que moldaram a identidade local". Ao mesmo veículo, o diretor geral Adriano Souza (natural da região) disse: "Estamos dando um presente para Sapucaia do Sul e para todos os seus moradores, uma terra de gente batalhadora, desde os primórdios até os dias de hoje".

O elenco mescla outros intérpretes veteranos (Zé Victor Castiel, Bruno Krieger) com representantes da nova geração (Beatriz Lopes, Andressa Matos). As gravações aconteceram em cenários reais, como o sítio Nossa Senhora dos Anjos, o Morro do Chapéu e a Reserva Particular do Patrimônio Nacional Fazenda Morro de Sapucaia. Algumas diárias aconteceram em São Leopoldo, no Atelier Xícara de Tinta. O filme estreou no dia do aniversário do município, na Praça General Freitas, em um grande evento para um público estimado em 500 pessoas. O financiamento foi obtido com ajuda da Lei Paulo Gustavo. A trilha sonora conta com músicas autorais do conjunto Rock de Galpão. Profissionais do ecossistema Metropolitano RS também foram convidados a atuar no projeto.

Sinopse


Quando a jovem artista Helena retorna à cidade do avô, o passado e o presente se entrelaçam em uma jornada íntima e reveladora. Travessia de uma família que, há mais de dois séculos, desbravou matas, montanhas e silêncios em busca de um lugar para chamar de lar. Entre memórias ocultas, segredos ancestrais e o peso da terra herdada, Helena descobre que a história de sua família é também a história de toda a cidade.

Ficha técnica


ELENCO
Zé Victor Castiel (Aureliano, avô de Helena), Beatriz Lopes (Helena), Guilherme Suman, Cristiano Quevedo, Elisa Lucas, Allan Riggs, Andressa Matos, Vanessa Castro, Apollónio Cipriano, Bruno Krieger, Paulo Bocca, Guilherme Varani, Julio Carissini, Rogério Suman, Leandro Werb, Lara Costa, Bernardo Loreto, Luísa Escobar, Samuel Gutierres, Rafael BB.

DIREÇÃO
Direção geral: Adriano Sousa.
Direção: Vini Oliveira.
Assistência de direção: Júlia Bicca.

ROTEIRO
Roteiro: Guilherme Suman.

PRODUÇÃO
Produção: Vini Oliveira.
Assistência de produção: Athos Ribeiro, Cecilia Schroeder, Filipe Correa, Leandro Werb.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Wagner Costa.
Assistência de câmera: Denis Barros.

Making of: Bernardo Appel.

ARTE
Direção de arte: Guilherme Suman.
Assistência de arte: Thiago Suman, Rogério Suman, Alexsander Suman, Lucas Arenhardt.

Figurino: Guilherme Suman.
Assistência de figurino: Graciela Suman.

Maquiagem: Taygra Memoli.

SOM
Som direto: Guilherme Varani, Julio Carissini.

MÚSICA
Músicas (não creditadas):
• "De boina, alpargata e bombacha" (música: Tiago Ferraz, letra: Luiz Coronel) por Rock de Galpão e Esteban Tavares
• "Listening" por Ghst Mdrn
• "Distant candle light" por Tommy H. Brandon
• "Lost kingdom" por Jamie Wright
• "Climbing the infinity" por Dor Friedman
• "The Way we were" por Roie Shpigler
• "There is no time" por Tilman Sillescu
• "No rastro de uma nação" (música: Tiago Ferraz, Tiago Bra, letra: Mário Pirata) por Rock de Galpão e Tiago Bra
• "Nobody" por Laurel Violet feat. Edward Cross

FINALIZAÇÃO
Montagem e finalização: Vini Oliveira.
Desenho de som: David Fontoura / Toca do Morro Estúdio (Porto Alegre).

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Adriano Sousa Filmes (Sapucaia do Sul).
Produção associada: Cofilms (Canoas).
Financiamento (BR>RS): Edital nº 11.525/2023. Recursos do MinC Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e reconstrução, repassados por meio da LPG Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo-Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul.
Patrocínio: Sicredi Origens RS.
Apoio: Suman Filmes (Canoas); Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual; Tenda do Campo; Tortas Doquinha; Sapucaiense; Marcon Militaria; Balaio de Gato; Restaurante Pietros.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Seu Libano, Ana Medeiros de Souza, Roberto Odilon de Paula, Leandro Werb, Ana Maria Juliano, Hélio Rodrigues, Alex Gomes, Vergíilio Lopes, Ana Ueno, Marta Avila, Pedro dos Santos Machado.

FILMAGENS
Brasil /
RS, em:
Sapucaia do Sul, em lugares como: Sítio Nossa Senhora dos Anjos, RPPN Fazenda Morro de Sapucaia;
São Leopoldo, em lugares como: Ateliê Xícara de Tinta;
Porto Alegre, em lugares como: Aeroporto Internacional Salgado Filho; Trensurb;
RJ, no Rio de Janeiro.
Período: maio de 2025.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:12:53
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Social media: Jéssica Kulmann.
Assessoria de imprensa: Aline Fiabane.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Grafias alternativas: Jéssika Kulmann | Paulo Bocca Nunes
Grafias alternativas (funções): Em associação | Assistente de câmera e fotografia

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
CARVALHO, Priscila. Começam as gravações de Guianuba, filme que contará a história de Sapucaia do Sul. ABC + (Grupo Editorial Sinos), São Leopoldo, 21 maio 2025.
[https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/comecam-as-gravacoes-de-guianuba-filme-que-contara-a-historia-de-sapucaia-do-sul/]
MOSCOPE, Cleber. Lançamento do filme Guianuba celebra a história e a cultura de Sapucaia do Sul. Masper TV, Porto Alegre, 13 ago 2025.
[https://www.maspertv.com.br/2025/08/13/lancamento-do-filme-guianuba-celebra-a-historia-e-a-cultura-de-sapucaia-do-sul/]
SOUZA, Amanda. No aniversário de Sapucaia do Sul, filme sobre a cidade terá sessão aberta ao público. GZH, Porto Alegre, 20 ago2025.
[https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/amanda-souza/noticia/2025/08/no-aniversario-de-sapucaia-do-sul-filme-sobre-a-cidade-tera-sessao-aberta-ao-publico-cmekgfqhw01ak014zneyg120o.html]

Exibições


• Sapucaia do Sul (RS), Praça General Freitas, 20 ago 2025, qua, 20h30 (estreia como parte das comemorações do aniversário da cidade + show de artistas locais, brinquedos infantis, food trucks a partir das 16h)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Guianuba. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2026. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2667/guianuba. Acesso em: 13 de fevereiro de 2026.