Pura Cadência: Eu sou assim (2009)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Registro de espetáculo musical
DVD, cor, 74 min

Direção: J. C. Valêncio.
Companhia produtora: Grupo Midia A

Lançamento com show: Porto Alegre (RS), Bar Opinião, 13 dez 2009, dom

 

Um grupo de jovens amigos, vizinhos e colegas de escola reuniam-se nos intervalos e folgas das aulas para fazer samba sem grandes pretensões. Da diversão em 2004 surgiu o grupo Pura Cadência, que, desde então apresenta-se no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. O DVD Pura Cadência: Eu sou assim reúne 21 músicas, sendo 14 inéditas e sete regravações. Samba e pagode, forró suingado e românticas. Gravado ao vivo no Clube Tradição, em Canoas – cidade da região metropolitana de Porto Alegre – em 10 de junho de 2009 e lançado no final do ano.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Pura Cadência:
Juninho PC (voz, cavaco),
Marcelo Segú (banjo),
Guilherme Grubel (rebolo),
Thierry Amaral (violão),
Anderson Peixinho (pandeiro).
Músicos da banda: Paulinho Maclaren (bateria), Bigú (teclados), Leo Mello (cavaco), Anderson Salsicha (baixo), Gerson Pretão (surdo).
Músicos convidados: Ronaldo Marques (violão, contrabaixo), Charles (guitarra), Edinho Nascimento (percussão), Gean (percussão), Ventura (trompete), Diego (trombone), Fabricio (sax), Andréa Cavalheiro (vocal), Dani (vocal).
Participação: Diego Cimirro (reco-reco faixas 10, 11), Gustavo Lins (vocal faixa 14 "Moça").

DIREÇÃO
Direção geral: J. C. Valêncio.

ROTEIRO
Roteiro: J. C. Valêncio.

PRODUÇÃO
Produção: J. C. Valêncio, Ronaldo Marques.
Produção artística: Juninho PC.
Direção executiva: Luis Fernando Silva.
Tour manager Pura Cadência: Diego Cimirro.
Administração Pura Cadência: José Carlos Silveira, Paulinho Nova Hera.
Transporte: Douglas.

SHOW
Técnicos de áudio Pura Cadência: Ewerton Motta 'Tom', Marquinhos 'D2', Eduardo Viana.
Roadies: Rodrigo Charão, Alex Mel.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Osvaldo Perrenoud.
Operação de câmera: Paulo Roberto Ramos Júnior, Leonardo Soares Abreu, Di Claudio Cavalcanti, Jair Alberto, Márcio Cardoso, Carlos Eugenio dos Santos, Eduardo Lima.
Operação de grua e travelling: André Trindade, Luciano Trindade.

Fotografia de cena: Cynthia Vanzella.

SUÍTE DE PRODUÇÃO
Coordenação: Gilson Crippa.
Direção de imagem: Cláudio Araújo.
Técnico de vídeo: Caio Freitas.

ARTE
Cenário: Alex Rosa.
Figurino: José A. Brem 'Robinho'.

SOM
Direção técnica: Carlinhos Weiss.
Técnicos: Saul Jones, Aguinaldo Paz.

MÚSICA
Direção e produção musical: Ronaldo Marques, Juninho PC.
Arranjos: Ronaldo Marques, Juninho PC.
Arranjos de metais: Juninho PC, Boquinha.

Faixas:
01. Abertura
02. "Já deu" (música, letra: Juninho PC)
03. "Trabalha vagabundo" (música, letra: Juninho PC)
04. "Loka, loka" (música, letra: Juninho PC)
05. "Vou ficar no lalaia" (música, letra: Juninho PC)
06. "Eu sou assim" (música, letra: Juninho PC)
07. "Fiz essa canção" (música, letra: Juninho PC)
08. "Chave do amor" (Juninho PC, Marcelo Segú)
09. "Quatro meses" (música, letra: Juninho PC)
10. "Não me inveja, trabalha" (música, letra: Juninho PC)
11. "Velho companheiro" (Juninho PC, Marcelo Segú)
12. "Mulher de amigo meu" (música, letra: Juninho PC)
13. "Curtição" (Juninho PC, Milene Macedo)
14. Pot-pourri: "Bela sereia" (música, letra: Juninho PC) + "Moça" (música, letra: Juninho PC)
15. "Deixa" (Juninho PC, Ronaldo Marques)
16. "No espelho" (Juninho PC, Glauber SPS)
17. Pot-pourri: "Livro da vida" (música, letra: Juninho PC) + "Me enganou" (Juninho PC, Anderson Salsicha)
18. "E no pagode e no forró" (música, letra: Juninho PC)
19. "Chega de loucura" (música, letra: Juninho PC)

EXTRAS
Extras. Sem créditos. Identidades (ordem de identificação): Pura Cadência, Acácia Andrade, Anderson Salsicha, Gerson Pretão, Paulinho Maclaren, Bigú, Tom, D2, Rodrigo Charão, José Carlos (pai de Juninho PC), Sheron, Ana Nery (mãe de Juninho PC), Suellen, Fernando, Zé Carlos Vogt (divulgador), Ronaldo, Regina, Beto Segú (pai de Marcelo Segú), Tia Lana e Aimoré 'Presidente' (mãe e pai de Thierry Amaral), Sueni e Getúlio (mãe e pai de Anderson Peixinho), Adriana (mãe de Marcelo Segú), Paulinho Nova Hera, Barbosa, Broto Paixão, Leo Mello, Douglas, Alex Rosa. Duração: 14:22.
Depoimentos do estúdio. Sem créditos. Masterização na Audio Laser Sound Design. Identidades (não creditado): Carlinhos Weiss. Duração: 03:31.
Depoimentos integrantes. Sem créditos. Identidades: Anderson Peixinho, Guilherme Grubel, Thierry Amaral, Juninho PC, Marcelo Segú. Duração: 09:58.
Homenagem Isabela. Juninho PC canta música em homenagem à Isabela, sua filha que vai nascer. Sem créditos. Duração: 03:47.

FINALIZAÇÃO
Edição e finalização: Luiz Felipe Pilling dos Santos.

Pós-produção de áudio: Saul Jones, Lisandro Camargo.
Mixagem: Saul Jones, Ronaldo Marques, Juninho PC.
Masterização: Carlinhos Weiss.
Codificação Sorround: Saul Jones, Aguinaldo Paz, Carlinhos Weiss.

Autoração: Luiz Felipe Pilling dos Santos.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Iluminação e sonorização do show: Prisma.
Captação de vídeo: Grupo Midia A (Porto Alegre); Via Video (Porto Alegre).
Pré-produção de áudio: Estúdios JBISS; K-9.
Captação de áudio: Audio Laser Sound Design (Porto Alegre).
Promoção: Nova Hera Produções.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Grupo Midia A (Porto Alegre).
Realização: Grupo Midia A (Porto Alegre); Pura Cadência.
Audio Laser Sound Design (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus!. A todos que de alguma forma se envolveram neste DVD, à toda a equipe do Pura Cadência, a todos os nossos fãs, e principalmente agradeço à minha família que me dá suporte para tudo que eu faço na vida e que sem eles não conseguiria dar nenhum passo nessa vida! E um agradecimento especial a você que com certeza já se tornou muito especial na minha vida... Abração a todos e que Deus o abençoe! – Thierry Amaral.
Deixo aqui meus agradecimentos a todos meus familiares e amigos: meus pais Adriana e Beto Segú, padrinhos Sandro e Fátima e ao grande amigo Luiz Adriano. Minha namorada (Carla Custódio) por toda compreensão e apoio ao meu trabalho. Agradeço principalmente ao meu avô Carlos Segú que ensinou meus primeiros acordes de cavaco e minha avó Maria (in memoriam) que me cuidou e foi responsável pela minha conquista profissional. – Marcelo Segú.
Agradeço primeiramente a Deus, ao meu pai Getúlio, minha mãe Sueni, aos meus irmãos Biscoito e Alexandre, aos meus sobrinhos que me incentivam bastante, e à todas as pessoas que fazem desse sonho uma realidade. – Anderson Peixinho.
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, à minha família, depois ao grande amigo Luiz Adriano por esse sonho realizado e à todas as pessoas que sempre me apoiaram e nunca me fizeram desistir de um sonho. – Guilherme Grubel.
Agradeço a Deus, sem ele não somos nada, à minha família que é a minha base e tudo que sou, Cíntia, que muito me deu força nessa batalha, tia Vânia e tio Saulo que sempre foram muito importantes no início de toda essa jornada e aos nossos fãs, que fazem com que nosso sonho se torne realidade! Obrigado a todos! – Juninho PC.
Agradecemos primeiramente a Deus. Agradecemos às pessoas que desde o início fazem parte dessa família como a tia Vânia e o tio Saulo, Beto Segú (pai do Marcelo Segú), tia Lana e o tio Presidente (pais do Thierry Amaral), ao José Carlos (pai do Juninho PC), As Purinhas, ao Rodrigo Miann Lanches, Estúdio Brothers. Também dona Acácia, ao Português que foram os primeiros a abrirem as portas para nós e aos funcionários do bodega que há um bom tempo estão presente na vida do Pura Cadência. Ao Vini, Matheus Aquino e ao Kiki que foram três pessoas essenciais na história do Pura. Ao Paulinho Nova Hera, ao Luís Fernando, Barbosa Jr. que trabalham na produção do Pura Cadência e são responsáveis por muita coisa que aconteceu e acontece no Pura. Aos nossos amigos e ex-integrantes Broto Paixão, Lucas Pelado, Muka, Rodrigo DuPan, Diego Cimirro, Robinho Loko Loko. À outra pessoa que se tornou um grande parceiro: Dudu K9. Que trabalhou duro com o Pura para que pudéssemos fazer o show do DVD. Agradecemos também ao Jerônimo, Cristiano, Saul, Valêncio e Thiago Cardoso por acreditar e nos aguentar na realização desse sonho. Um agradecimento também muito especial para Ronaldo Marques, que além de trabalhar nesse projeto se tornou um grande amigo e uma pessoa muito especial para nós. À todas as bandas do Brasil, que divulgam nosso trabalho e aos nossos amigos do meio musical do Brasil. Um agradecimento especial ao nosso amigo Luiz Adriano, que graças a ele tornamos o nosso sonho, que era gravar nosso DVD, em realidade. Muito obrigado Luiz! À nossa equipe técnica, nossa banda de apoio, nossos melhores artistas, que também fazem parte dessa família: D2, Tom, Motta, Rodrigo Charão (Clóvis), Alex Mel, Bigú, Salsicha, Pretão, Paulinho Maclaren, Léo Mello. E nunca esquecendo do pessoal que já passou pelo Pura Cadência: Gilberto, Ralf, Josué, Marvim 4k e Edmilson, Leco, André Loco. Não podemos esquecer do Zé Carlos, nosso divulgador e responsável pelos lanches nas nossas viagens, e do Zezé de Deus, um cara muito especial na vida de cada um dos integrantes do Pura, o "Soldado de Cristo". Ao Douglas Esquilinho (gerente de logística) e ao Véio Boró (sub-gerente de logística) duas figuras que marcaram a nossa história e que sem eles as nossas saídas não seriam as mesmas. À todas as rádios, jornais e TVs do Brasil e do RS que divulgam nosso trabalho em especial ao Edgard Santos. À todas as casas noturnas do RS e do Brasil que abrem as portas para receber o Pura Cadência, valeu Leandro da Lef. Aos nossos fãs por todo o Brasil e principalmente ao nosso Fã-clube Pura Curtição. E às pessoas que fazem parte da nossa família que dão todo o apoio necessário para que possamos dar seguimento a essa caminhada. Muito obrigado a todos!!!!!! – Grupo Pura Cadência.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Canoas, gravado ao vivo no Clube Tradição, 10 de junho de 2009, quarta-feira.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:13:39
Som: Dolby Digital 2.0 / Dolby Digital 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): AA002000.
Legendas (DVD): Português

DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico: Thiago Cardoso.
Divulgação: Zé Carlos Vogt, Zezé de Deus.
www.midiaa.com.br
www.novaheraproducoes.com.br
www.puracadencia.com.br

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD: Distribuição: Midia A DRS1705. Autoração: 23 dez 2009. Extras. Inclui encarte 4p..
Disponível também em CD.
Contato para shows: Nova Hera: 51 3022 4853 / Nextel ID 134*481 /
vendas@novaheraproducoes.com.br
Produção executiva Pura Cadência: José A. Brem 'Robinho': 51 3072 7294 / Nextel ID 92*17165 /
puracadencia@puracadencia.com.br

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: Contracapa e encarte do DVD; encarte com ficha técnica detalhada e agrdecimentos; diferenças entre encarte e créditos.
Encarte acrescenta em músicos convidados: Boquinha (trombone), Tuzinho (trompete), Rodrigo Siervo (sax).

Título: Adotado o que consta nos materias gráficos: capa, encarte; já que o DVD só credita o nome do grupo: Pura Cadência.
Grafias alternativas: Paulo R. Ramos | Carlos E. dos Santos | Jair Alberto da Silva | Leonardo S. Abreu | Andreia Cavalheiro | Luiz F. Pilling (encarte) | Guilherme Grubel (rebolo) e Guilherme Fernandes (agradecimentos) [= Guilherme Grubel Fernandes] | Paulinho Nova Hera e Paulinho NH | Zezé Di Deus e Zezé de Deus | Acássia | Sueli (identificação) e Sueni (agradecimentos) | Rodrigo 'Tio Chico', Tio Chico e Rodrigo Tio Chico [= Rodrigo Charão]

DISCOGRAFIA
Pura Cadência

BIBLIOGRAFIA

Exibições


Lançamento com show:
• Porto Alegre (RS), Bar Opinião, 13 dez 2009, dom

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Pura Cadência: Eu sou assim. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/627/pura-cadencia-eu-sou-assim. Acesso em: 23 de maio de 2024.