Mais uma canção (2013)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 96 min

Direção: Rene Goya Filho, Alexandre Derlam.
Companhia produtora: Estação Filmes; AC2 Cultura e Entretenimento; Bank7 Música

Primeira exibição: Rio de Janeiro (RJ), 1º Festival Brasil de Cinema Internacional [20-25 maio]-Seleção Oficial, Nucine João Uchoa, na Faculdade de Cinema Estácio de Sá, 23 maio 2013, qui, 10h
Primeira exibição RS: Gramado (RS), 41º Festival de Cinema de Gramado [9-17 ago]-Mostra Especial de Cinema Gaúcho, Palácio dos Festivais, 16 ago 2013, sex, 16h

 

A obra musical de Bebeto Alves, nascido em Uruguaiana, na fronteira, sofre a influência, além do regionalismo, do rock e da conjuntura urbana da capital, para onde se transferiu na juventude. Cinco anos antes do lançamento do documentário Mais uma canção, a equipe de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam havia registrado um concerto do músico com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Foi aí que surgiu a ideia de fazer algo maior.

Foram gravados depoimentos em Porto Alegre, Uruguaiana e Rio de Janeiro, ao longo de três anos. O lendário André Midani (1932-2019) faz análises bastante interessantes que ajudam a entender a trajetória de Bebeto. Participam Sérgio Carvalho e Carlos Sion, representantes da indústria e da produção fonográfica brasileira nos anos 1970 e 1980, além de Zuza Homem de Mello (1933-2020) e Juarez Fonseca. Entre os músicos estão Jimi Joe, Antonio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Vitor Ramil, Humberto Gessinger. Nas suas falas, traçam a personalidade e a carreira do protagonista, sempre em constante transformação.

A equipe também viaja pela península ibérica, na Europa, e pelo norte da África, buscando as raízes da milonga. Mais uma canção começa partindo de um ator localizado na periferia do mainstream musical brasileiro e depois segue a busca desse artista na tentativa de mapear a origem de uma cultura, tendo a milonga como alvo. Esse gênero sonoro é sua herança da fronteira, impregnado pela angústia e dúvida que marcam a expressão forte das composições. Bebeto segue dobrando esquinas, perseguindo uma canção. Se definindo como um "criador" em depoimento aos realizadores, o biografado é músico, compositor, fotógrafo, artista visual e gestor cultural. A montagem do documentário é de Daniel Dode. Sua contribuição foi tão significativa no produto final que seu nome entrou nos créditos de roteiro, ao lado de Márcio Pinheiro e dos próprios diretores.

Bebeto Alves sempre manteve uma estreita relação com o audiovisual. Além de suas músicas estarem em diversas trilhas sonoras, ele ocasionalmente trabalha como ator: no curta Dedos de pianista (P. Nascimento, 1997), no longa A Festa de Margarette (R. Falcão, 2002) ou protagonizando na série Caixa preta (J. Lerner, 2017). Também o registro de um show saiu em DVD, o média Bebeto Alves: Blackbagualnegovéio (Claudio Fagundes, Paulo Nascimento, 2006). Ter um documentário só para si foi uma decorrência natural, por sua expressiva contribuição para o crescimento da música urbana gaúcha em diálogo com o nativismo. Bebeto Alves é um dos músicos reunidos no LP Paralelo 30 (1978), marco da música porto-alegrense.

Lançado em 2013, o filme foca na trajetória musical de Bebeto Alves, deixando cenas íntimas de família fora da montagem. É um documento do músico, que foi se desenvolver mais como artista visual na última década, experimentando inclusive nos suportes audiovisuais. A primeira exibição ocorre no 1º Festival Brasil de Cinema Internacional – seleção oficial – na Faculdade de Cinema Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, em maio de 2013. No Rio Grande do Sul, a estreia acontece na Mostra Especial de Cinema Gaúcho, no 41º Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais, em 2013. O pré-lançamento comercial é realizado em outubro, em Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Em novembro, entra nas grades de exibições do Instituto NT de Cinema e Cultura e Cinemateca Paulo Amorim, também na capital gaúcha. No Festival Brasil 2013, Mais uma canção recebe menção honrosa de melhor trilha sonora e no 24º Prêmio Açorianos de Música 2014-2015 vence como melhor DVD.

Bebeto Alves faleceu em 7 de novembro de 2022, três dias depois de completar 68 anos. Em 23 de março de 2023, pouco mais de quatro meses, houve uma exibição especial do filme na Sala Eduardo Hirtz e após, uma conversa com Derlam e parceiros musicais. "Um dos principais méritos é o fato de que não se trata de um filme póstumo". Isso foi sacado por Nelson Coelho de Castro, que não resistindo à emoção precisou ir embora. Marcelo Corsetti avaliou como "um documento que mostra como ele era".

Sinopse


Viagem musical pela história fonográfica brasileira seguindo a obra de um autor nômade, rebelde e criativo: Bebeto Alves. O título do documentário vem de uma composição do biografado (parceria com Fernando Corona). Nascido da síntese de culturas da fronteira entre Brasil e Argentina, Bebeto encontra um conceito na milonga – gênero musical que elimina os limites geográficos no sul do Brasil. E é exatamente esse conceito que o traduz e o enriquece. Em uma verdadeira viagem de descobrimento pela península ibérica e pelo norte da África, o artista entra em contato com as raízes da milonga. O que ele descobre, no entanto, é algo muito maior: uma nova dimensão simbólica para o seu profundo sentido de brasilidade sulina. Muitos parceiros e músicos que tocaram com Bebeto aparecem dando seus depoimentos, e trechos de diversas canções são apresentados, como Mauro Moraes com "Milongueando uns troços" (Uruguaiana, 2009), Vitor Ramil com "Chimarrão" (Theatro Guarany, em Pelotas, 2011), Antonio Villeroy com "Una Loca tempestad" (Rio de Janeiro, 2012) e Humberto Gessinger com "Ilex paraguariensis" (Porto Alegre, 2012).

Entre as imagens de arquivo, são reproduzidos excertos de shows, como o concerto do biografado com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (2008), apresentação no Teatro de Arena com a sua banda, Os Blackbagual (Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer, em 2009) e Baile da Cidade com a Banda Municipal de Porto Alegre (2012). Ainda aparecem as premiações: Bebeto Alves homenageado no Prêmio Açorianos de Música de 2009 (Porto Alegre) e pelo Troféu Guri em 2010 (Esteio). Cenas do lançamento do disco Paralelo 30 no Teatro de Arena em 1978, do especial Palcos da vida (TVE RS) de 1989 e do curta Dedos de pianista (P. Nascimento, 1997). O músico diz que uma frase do crítico Juarez Fonseca lhe marcou muito: "O Bebeto Alves é um cara que muda sempre para se manter fiel a si mesmo". Outro crítico musical, Zuza Homem de Mello, participa falando sobre a inquietude e representatividade de Bebeto. 

Ficha técnica


IDENTIDADES
Bebeto Alves.
Banda Blackbagual: Marcelo Corsetti (guitarra), Rodrigo Rheinheimer (baixo), Luke Faro (bateria).
Ordem de identificação: Jimi Joe (músico, jornalista), Oly Jr. (guitarra, no Teatro de Arena), Nelson Coelho de Castro (músico, compositor), Carlos Garcez (locutor, no estúdio da rádio Charrua, Uruguaiana), Chico Alves (radialista, no estúdio da rádio Charrua, Uruguaiana), Miguel Ramos (ator, na Praça Barão do Rio Branco, Uruguaiana), Euclides Calvet Filho 'Nenê' (guitarra Os Zumbis, no Auditório da rádio Charrua), Danton Luiz Rodrigues Escoto (bateria Os Zumbis, no Auditório da rádio Charrua), Mayne Moacir Daugustin Figueiredo (baixo Os Zumbis, no Auditório da rádio Charrua), Felipe Azevedo (compositor, violonista, pesquisador), Alejandro Rodrigues, Nestor Durán (músicos), Juarez Fonseca (jornalista), Carlos Alberto Sion (produtor musical, diretor artístico), André Midani (executivo da indústria fonográfica, no Rio de Janeiro), Sérgio Carvalho (produtor musical), Zuza Homem de Mello (produtor musical, escritor), Luciana Pestano (cantora, compositora, no Rio de Janeiro), Humberto Gessinger (cantor, compositor), Vitor Ramil (músico, compositor, em Pelotas), Gustavo Mozzi (músico, produtor musical, em Buenos Aires, Argentina), Mauro Moraes (músico, compositor, em Uruguaiana), Colmar Duarte (escritor, em Uruguaiana), Paco Escobar (musicólogo, Sevilha, Espanha), Ubirajara Raffo Constant, Antonio Villeroy (cantor e compositor, no Rio de Janeiro), Chef Chaouen (no Marrocos, África), David Lagos (músico, em Jerez de La Frontera), Miguel Pyrrait, Juliana Radke (músicos, em Portugal).
Arquivo: Luciano Alabarse (voz, não creditado), César Passarinho, Julio Fürst (radialista), Kledir Ramil (músico / TVE RS, 1989), Geraldo Flach (músico, produtor musical), Rodaika (apresentadora no Prêmio Açorianos de Música 2009), José Fogaça (no 13º Troféu Guri, Esteio, Durante a Expointer, 1º set 2009), Gelson Oliveira (no Prêmio Açorianos de Música 2009).

DIREÇÃO
Direção: Rene Goya Filho, Alexandre Derlam.
Assistência de direção: Guilherme Moreno, Rafael Roso Berlezi.

ROTEIRO
Roteiro: Márcio Pinheiro, Rene Goya Filho, Alexandre Derlam, Daniel Dode.
Pesquisa: Alexandre Derlam, Beth Santana, Instituto Hominus, Janaína Falcão, Rene Goya Filho, Vivian Schäfer.
Entrevistadores: Alexandre Derlam, Luciano Alabarse, Márcio Pinheiro, Rene Goya Filho.
Tradução espanhol: Ana Campo, Naynar Vorga.
Tradução inglês: Cassia Zanon.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Laura Lautert, Rene Goya Filho, Bebeto Alves.
Direção de produção: Vivian Schäfer.
Produção: Beth Santana, Janaína Falcão.
Produção (ES): Jesus Pulpon.
Apoio de produção (ES): Silvia Canarin.
Apoio de produção (Uruguaiana): Marilda Peró, Ricardo Peró.
Motoristas: Nilson Garcia, Ricardo Dullius.

Planejamento cultural: Simone Lersch.
Produção teaser: Drégus de Oliveira, Leandro Schirmer, Bruno Kieling.
Equipe Estação Filmes: Claudio Verissimo, Christian Ribeiro, Fernanda Guilhon, Fernanda Schein, Jeff Ferreira, Jorge Volkmer Júnior, Lisandra Santos da Silva, Marcelo Ogliari, Maria Celina Boa Nova, Patrícia Parenza, Rafael Wilhelm, Roberta Ramalho, Simone Rodrigues.

Financeiro: Juliana Nardini.
Contabilidade: Luciano Resehaim.

SHOW Teatro de Arena
Assistência de direção: Renan Tiago Ceolin.
Operação de câmera: Eduardo Nascimento Rosa, Leandro Schirmer, Leonardo Maestrelli, Sandro Gonçalves, Pablo Chasseraux.
Iluminação: Osvaldo Perrenoud.
Técnicos de som: Fernando Dimenor, Marcelo Corsetti.
Mixagem: Marcelo Corsetti.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Pablo Chasseraux.
Assistência de câmera: Fernando Duarte, Jair Souza Ribeiro, Marcelo dos Santos.
Fotografia adicional: Eduardo Nascimento Rosa, Jair Souza Ribeiro, Pablo Rosa.
Operação de câmera adicional: Alexandre Derlam, Bebeto Alves, Jairo Christofari, Leandro Schirmer, Leonardo Maestrelli, Marcelo dos Santos, Paulo Roberto Ramos Júnior, Rene Goya Filho.

SOM
Som direto (BR): Alexandre Derlam, Guto Keller, Jair Souza Ribeiro.
Som direto (Europa/África): Rene Goya Filho.
Captação de som e mixagem Banda Municipal de Porto Alegre e Orquestra TSP: Marcos Abreu.

MÚSICA
Direção musical: Marcelo Corsetti.
Mixagem de trilha sonora: Bruno Mad.

Músicas (ordem de inserção):
• "Mais uma canção" (Bebeto Alves, Fernando Corona) por Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti, Rodrigo Rheinheimer e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, regência: Antonio Carlos Borges-Cunha, arranjo: Vagner Cunha [gravado no Theatro São Pedro, Concertos CEEE, em 14 de dezembro de 2008]
• "De um bando" (música, letra: Bebeto Alves) por Jimi Joe, Oly Jr., Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, gravação do disco Pirata]
• "Que se pasa" (música, letra: Bebeto Alves) por Nelson Coelho de Castro, em 2012 e Bebeto Alves, Marcelo Corsetti, Fernando do Ó, Ricardo Baumgarten, Daniel Sá e Vagner Cunha [gravação original no disco Paralelo 30, hoje e Mais uma canção, 2004]
• "La Balsa" (Litto Nebbia, Ramsés) por Zumbis: Bebeto Alves, Euclides Calvet Filho, Danton Luiz Rodrigues Escoto, Mayne Moacir Daugustin Figueiredo [Auditório da Rádio Charrua, Uruguaiana, 2009]
• "Por la frontera" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Nestor Durán e Alejandro Rodriguez; em Paso de Los Libres, Argentina; e Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, disco Pirata]
• "Anos 70" (música, letra: Bebeto Alves) por Utopia: Bebeto Alves, Ricardo Frota e Ronald Frota
• "Coração de maçã" (Utopia) por Utopia: Bebeto Alves, Ricardo Frota e Ronald Frota [1976]
• "De banquetes e de jantares" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Leo Ferlauto, Ricardo Frota, Carlittos Magallanes, Marreco, K. Manga e Santana [LP: Paralelo 30, trilha de Dedos de pianista, curta-metragem com direção e roteiro de Paulo Nascimento, Accorde Filmes, 1997]
• "Krafts, mesmo" (Bebeto Alves, Paulo Klein) por Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, gravação do disco Pirata]
• "Notícia urgente" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, gravação do disco Pirata]
• "Flash" (Joe, Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Julinho, Glauco Sagebin, Rogério, Pedrão, Ruy Motta e Torcuato Mariano [disco: Novo país, 1985; e Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, disco Pirata]
• "Ponto nodal" (música, letra: Nelson Coelho de Castro) [no show Música popular Brasileira, 1982]
• "Depois da chuva" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves e Luciana Pestano [gravado em fevereiro de 2012, no Rio de Janeiro]
• "Pegadas" (música, letra: Bebeto Alves) por músicos que acompanharam Bebeto nos anos 1987 a 1990, Bebeto Mohr, Everton Pires; e Fernando Corona e Bebeto Alves, Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, disco Pirata]; e interpretação da Orquestra Municipal de Porto Alegre, regência do maestro André de Oliveira, direção de Liane Schuler [no Baile da cidade de Porto Alegre, em 30 de março de 2012]
• "Por um grande amor" (música, letra: Fernando Ribeiro) por Bebeto Alves [Parque da Redenção, 2008 e versão programa Palcos da vida, TVE RS, 1989]
• "Guri" instrumental [no Troféu Guri, Esteio, 2009] + "Mais uma canção" [no Prêmio Açorianos de Música, Theatro São Pedro, 2009]
• "Ilex Paraguarienses" (música, letra: Humberto Gessinger) por Bebeto Alves e Humberto Gessinger [em Porto Alegre 2012]
• "Homem invisível" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves
• "Chimarrão" (música: Vitor Ramil, poema: João da Cunha Vargas) por Vitor Ramil, Bebeto Alves, Luke Faro, Rodrigo Rheinheimer [gravado ao vivo no Theatro Guarany em Pelotas, em 11 de agosto de 2011]
• "A, e, i, o, u" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Luke Faro, Rodrigo Rheinheimer [gravado ao vivo no Theatro Guarany, Pelotas em 11 de agosto de 2011]
• "Feito carreto" (música, letra: Mauro Moraes) por Alejandro Rodriguez, Bebeto Alves e Mauro Moraes
• "Saudade", poema de Lauro Rodrigues, interpretado por Ubirajara Raffo Constant
• "Milongueando uns troços" (música, letra: Mauro Moraes) por Bebeto Alves e Mauro Moraes [Uruguaiana, 2009]
• "Una Loca tempestad" (música: Antonio Villeroy, letra: Bebeto Alves, Antonio Villeroy) por Antonio Villeroy e Bebeto Alves; Rio de Janeiro, 2012.
• "Por la carretera" autoria e interpretação: Bebeto Alves, Rene Goya Filho, Silvia Canarin, Jesus Pulpon [em 2009]
• "Jan" (Bebeto Alves, David Lagos) por Bebeto Alves e David Lagos [em 2009]
• "Que se pasa" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves e David Lagos [em 2009]
• "Liquido" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves e David Lagos [em Jerez de La Frontera, 2009]
• "Milonga de paus" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves [em Granada, Espanha, 2009]
• "Raiar" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves, Juliana Radke e Miguel Pyrrait [em Portugal, 2009]
• "Blackbagualnegovéio" (música, letra: Bebeto Alves) por Luke Faro, Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer [gravado no Teatro de Arena em 27 e 28 de julho de 2009, disco Pirata]
• "Demolidor" (música, letra: Bebeto Alves) por Bebeto Alves e Fernando Corona [disco: Devoragem, 2008]

ARQUIVO
Filme: Milagrezinho (Luiz Antônio Kozminski, Luiz Antônio Catafesto, 1978, pb).
Programa: Palcos da vida: Bebeto Alves (TVE RS, 1979).
Registro: Concerto Mr. Lee n.2, Auditório Araújo Vianna, 1975, pb (Acervo Julio Fürst).
Filme: Dedos de pianista (Paulo Nascimento, 1997, cm, Accorde Filmes); trecho com Bebeto Alves e Yonara Karam.
Clipe: Bebeto Alves: Flash (direção e edição: Jodele Larcher, Carlos Magalhães, 1984).
Clipe: Bebeto Alves: Por um grande amor (Alfredo Fedrizzi, 1989).
Arquivos: TVE RS Fundação Cultural Piratini; RBS TV; Arquivo Estação Filmes.

Fotografias: Acervo Bebeto Alves, Acervo Cláudio Levitan, Acervo Juarez Fonseca, Acervo Rádio Charrua, Acervo Teatro de Arena, Acervo Zero Hora, Acervo Folha da Manhã, Acervo Folha da Tarde, Arivaldo Chaves, Bina Fonyat, Gabriele Lemanski, Irene Santos, Luiz Antônio Catafesto, Luis Frota, Luiz Ávila, Marcelo Martins, Querosene, Emilio Pedroso, Frederico Mendes, Raul Ellwanger, Ricky Bols.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Daniel Dode.
Assistência de montagem: Rafael Roso Berlezi, Cristiano Cangussu.

Coordenação de finalização: Nani Barreto.
Motion: Amarello Rodrigues, Luísa Copetti, Nicolas Berghan.
Colorista: Amarello Rodrigues.
Programação visual: Luísa Copetti.

Supervisão de som: Kiko Ferraz.
Edição de efeitos sonoros: Waleska Sartori.
Edição de sons ambientes: Samuel Jansen.
Edição de som: Caio Amon.
Mixagem: Chrístian Vaisz, Ricardo Costa.
Coordenação de estúdio de som: Lísia Faccin.
Auxiliar de coordenação de estúdio de som: Juliana Lago.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Núcleo de gestão cultural: Território Diverso.
Planejamento cultural: Maestra – Comunicação e Cultura (Porto Alegre).
Estúdio de edição de som: Kiko Ferraz Studios (Porto Alegre).
Estúdio de masterização 5.1: Estúdio JLS (São Paulo).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Estação Filmes (Porto Alegre).
Produção: Estação Filmes (Porto Alegre); AC2 Cultura e Entretenimento; Bank7 Música.
Captação de recursos: através do Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 / SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – 10 anos / Grupo CEEE / Secretaria de Infraestrutura e Logística / Governo do Rio Grande do Sul.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alberto Moura, Alexandre Diel, Alexandre Lopes, Alexandre Gonha Pacheco, Alexandre Starovsky, Alysson Wendhausen, Ana Amélia Henriques, Ana Paula Freire, Alice Urbim, André Coimbra Meneghello, André Machado, André Sittoni, Andréa Ávila, Andréia Martins, Ângela Flach, Anselmo Silva, Antonio Carlos Borges-Cunha, Antônio Moacir Quevedo, Antônio Augusto Brasil Carús, Ariovaldo Ceratti, Associação de Fuzileiros e Marinheiros de Uruguaiana 'Clube Naval', Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Ataualpa Pereira Dorneles Filho, Augusto Ferreira Corrald, Ayrton dos Anjos, Bebê Baumgarten, Biblioteca Liana Brandão, Bixo da Seda, Bruno de Souza Leão, Cabanha Touro Passo, Carlos Anterio Raphaelly Garcez, Carlos Edique de Souza, Carlos Caramez, Carlos Fonttes, Carina Valesco, Carlos Villalba, Carolina Goya, Chico Saratt, Cláudia Lisboa, Claudio Guimarães, Claudio Vera Cruz, Cléo Magueta, Clóvis Holthausen, Cristiano Bion Loro, Cristiano Pereira, De Santana, Dedé Ribeiro, Dimitre Lucho, Douglas Dantas de Araújo, Elisandro Machado de Melo Lopes, Edinho Espíndola, Ednaldo Pereira Goulart, Emerson Tuta Santos, Emílio Fernandes de La Veva, Escola Projeto, Espaço IAB, Euclides Calvet Filho, Everton Pires, Fernando Alberto Ferraz de Abreu, Fernando Corona, Filipe Müller, Fughetti Luz, Gabriel Corrêa, Gabriel Lopes, Gabriela de Souza Vilanova, Galeria Liana Brandão, Gelson Oliveira, Giba Giba, Gilson Schlindwein, Giovanni Berti, Guido Coelho de Castro, Haroldo F. F. Dubois Júnior, Heleno OIiveira, Heloisa Farias, Huberto Mayer, Iara Tonidandel, Ildefonso da Silveira Jaques, Instituto Hominus, Ivone de Virgillis, João Antônio Fagundes de Abreu, João Carlos da Nova, João Vanderlino Maciel da Fonseca, João Vicente Ribas Fagundes, Jorge André Brittes, José Alberto Leal, José Júlio Franco da Costa 'Funcho', José Fogaça, José Ricardo Alves, José Vicente Ramos, Juliana Radke, Junior Vargas, Kledir Ramil, Kleiton Ramil, Leila Kosminski, Liane Klein, Liliana Herrero, Litto Nebbia, Los Gatos, Lucas Ribeiro, Luciano Alabarse, Luiz Ortiz, Marcelo Delacroix, Marcos Lessa, Marielza Severo da Trindade, Marilda Fagundes, Marilda Peró, Marga Ferreira, Marli Therezinha Zancan, Marlise Damim, Marta Brietski, Marta Porto, Milene Aliverte, Milton Flávio Ortiz de Ortiz, Miguel Machado da Silveira, Mimi Lessa, Mirian Moura, Moacyr Coccaro Rodrigues Filho, Nelson Alberto Gonide Souza Filho, Nilza Izabel Mazetti, Oscar Silva, Paulo Kielling, Paulo Nascimento, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Rádio Atlântida, Rádio Charrua, Rádio Ipanema, Rádio Pop Rock, Rafael Ovídio da Costa Gomes, Raisa Torterola, Raul Ellwanger, Regina Ungaretti, Rejane da Silva, Renato Ladeira, Ricardo Duarte, Ricardo Frota, Ricky Bols, Rodaika Daudt, Rodrigo Bustamante, Rodrigo Ely, Rogério Tosca, Ronald Frota, Rosangela dos Santos, Sabrina Lindemann, Sadi da Silveira Martins, Sergius Gonzaga, Silvia Canarin, Silvio Aymore Genro, Simone Lersch, Simone Schlindwein, Suzana Castro de Souza, Tiago Ribas, Teatro de Arena, Thadeu Malta, Theatro Guarany, Tukano Netto, Ubirajara Raffo Constant, Vagner Cunha, Valdir Domingues, Vitor Ortiz, Wayne Moacir Daugustin Figueiredo, Yonara Karam, Zé Natálio.
Agradecimentos in memoriam: Cao Haffner, Cao Trein, Carlinhos Hartlieb, Fernando Ribeiro, Geraldo Flach, Manoel da Conceição Silva 'Veludo', Nando D'Ávila, Ubirajara Raffo Constant.
Agradecimento especial: A todos músicos que acompanharam Bebeto ao longo destes anos.

Todos os esforços foram feitos no sentido de localizar os detentores de direitos sobre imagens e sons deste filme. Nem sempre foi possível. Todos os direitos reservados.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre (Teatro de Arena); em Uruguaiana; em Pelotas (Theatro Guarany);
Argentina, em Paso de Los Libres, Corrientes;
Espanha [Reino de España], em Sevilha; Jerez de La Frontera
Europa-África, no Estreito de Gibraltar;
África, em Tânger, Marrocos;
Portugal, em Lisboa;
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:36:16
Som: Stereo 2.0 / Dolby Digital 2.0 / Dolby Digital 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição:
Tiragem (DVD): Não consta.
Legendas (DVD): Español, english.

DIVULGAÇÃO
www.estacaofilmes.com.br
www.stereophonica.com.br

PREMIAÇÃO
• Festival Brasil 2013: menção honrosa de melhor trilha sonora.
• 24º Prêmio Açorianos de Música / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre, 2014-2015: melhor DVD.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
DVD: Distribuição: Stereophonica STR0010. Autoração: 19 dez 2014. [DVD lançado em abr 2015]
Contato: Estação Filmes.

EXTRAS DVD
Cenas deletadas:
Uruguaiana. Identidades: Felipe Azevedo (pesquisador e músico), Chico Alves (radialista), Colmar Duarte (criador do festival Califórnia da Canção Nativa), João Carlos da Nova (sambista), Veludo (sambista). Locações: Uruguaiana; Paso de Los Libres (Corrientes, Argentina). Arquivo: Califórnia da Canção Nativa, Uruguaiana 1984. Duração: 05:02.
Juntos. Identidades: Nelson Coelho de Castro. Arquivo: "Pedra da memória" (Gelsons, Nelsons, Totonhos & Bebetos); Juntos ao vivo, Sanary, França, 1999. Duração: 01:59.
Fotos dos bastidores. Duração: 05:34.
Depoimentos sobre o filme: Rene Goya Filho, Bebeto Alves, Alexandre Derlan. Duração: 16:53.
Fragmentos de memória: Bebeto Alves sentado no gramado em frente ao Auditório Araújo Vianna + clipe: Bebeto Alves: De um bando (Bebeto Alves). Duração: 05:20.
+ Bebeto:
• Ao vivo no Teatro de Arena Porto Alegre, 2009: "Por la frontera" [05:03], "De um bando" [05:05], "Notícia urgente" [03:52], todos em pb.
• Bebeto fotógrafo. Duração: 05:34.
Clipe: Bebeto Alves: Armando. Duração: 07:12.
Clipe: Bebeto Alves: Periferia. Duração: 06:51.
Clipe: Bebeto Alves: Silêncio catedral. Duração: 04:13.
Clipe: Bebeto Alves, Humberto Gessinger: Milonga orientao [2014, 04:27] [Não creditados: Direção: Daniel Dode. Produção e assistência de direção: Alice Rojas. Produção de locação: Rafael Zanchi. Direção de fotografia: Lucas Cunha. Estúdio de montagem e tratamento de cor: Post Frontier (Porto Alegre) / www.postfrontier.com.]

OBSERVAÇÕES
Em agradecimentos, Euclides Calvet Filho aparece creditado duas vezes.
Contracapa do DVD acrescenta: Realização: Estação Filmes; Maestra – Comunicação e Cultura.

Títulos alternativos: Una Canción más
Grafias alternativas: Eduardo Baiano Rosa | Giovane Berti | Bruno Croda [= Bruno Mad] | Juliana Marques da Rocha Lago | Yonara Karan | Rafa Wilhelm | Carlos Eduardo Caranez | Alexandre Lopes Fagundes | Marguinha Ferreira | Rafael Berlezi | Anselmo Gangiller Silva | Estúdio JLS, nome fantasia de JLS Facilidades Sonoras | Ubirajara 'Biratuxo' Constant | Jodele | Carlos Magallanes
Grafias alternativas (funções): Correção de cor

DISCOGRAFIA
Bebeto Alves

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Rio de Janeiro (RJ), 1º Festival Brasil de Cinema Internacional [20-25 maio]-Seleção Oficial, Nucine João Uchoa, na Faculdade de Cinema Estácio de Sá, 23 maio 2013, qui, 10h

• Gramado (RS), 41º Festival de Cinema de Gramado [9-17 ago]-Mostra Especial de Cinema Gaúcho, Palácio dos Festivais, 16 ago 2013, sex, 16h

• Medellín (CO), II CICA Festival de Cine Castilla [1º-5 nov]-Competencia Documental Internacional, nov 2013

Lançamento comercial:
• Porto Alegre (RS), Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, 21 nov 2013, qui, 19h (pré-lançamento)

• Porto Alegre (RS), Instituto NT de Cinema e Cultura,
22-28 nov 2013, sex-qui, 13h20
27 nov 2013, qua, 19h (pocket show de Bebeto Alves e bate-papo com diretores)

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Eduardo Hirtz,
22-24, 26-28 nov 2013, sex-dom, ter-qui, 19h50 (22 nov, comentada com diretores e Bebeto Alves)
1º dez 2013, dom, 10h15 (sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre, debate com diretores + Bebeto Alves + Daniel Dode)
Sala Norberto Lubisco,
29-30 nov-1º, 3-5 dez 2013, sex-dom, ter-qui, 16h45
6-8, 10-12 dez 2013, sex-dom, ter-qui, 18h15

• Uruguaiana (RS), na programação oficial da 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, CineSesc Uruguaiana, 4-7 dez 2013, qua-sex, 19h, sab, 18h (bate-papo com diretor Derlam + Bebeto Alves + Daniel Dode)

• Porto Alegre (RS), Cine Santander Cultural,
30 jan 2014, qui, 19h (comentada com diretores + Bebeto Alves + Daniel Dode)
1º, 4 fev 2014, sab, 15h, ter, 17h
6, 9 fev 2014, qui, 17h, dom, 15h
15 fev 2014, sab, 19h

• Porto Alegre (RS), Sessão Especial, Studio Clio Instituto de Arte & Humanismo, 16 abr 2014, qua, 20h

• Porto Alegre (RS), Sessão Especial, Auditório da Livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country, 28 jun 2014, sab, 18h (bate-papo com diretores + Bebeto Alves)

• Caxias do Sul (RS), CineSerra 2º Festival de Audiovisual da Serra Gaúcha-Sessão Especial, Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), 25 out 2014, sab, 18h

• Rio de Janeiro (RJ), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [19 nov-1º dez], CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 22 nov 2014, sab, 19h30 (debate)

• Bagé (RS), 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira [24-29 nov]-
Mostra Escola, Cine 7 (Av. Sete de Setembro, 1.062), 25 nov 2014, ter, 14h30 (debate com Bebeto Alves)
Mostra Fronteira, sons e cenas, Centro Histórico Vila de Santa Thereza-Teatro Santo Antônio (Av. Visconde Ribeiro de Magalhães), 28 nov 2014, sex, 10h

• Medellín (CO), Centro Colombo Americano Medellín, 28 nov 2014, sex, 13h

• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinespaço Bourbon Shopping Wallig, 5 dez 2014, sex, 14h

• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 7 dez 2014, dom, 18h

• Quito (EC), 8ymedio (Valladolid N24-353 y Vizcaya, La Floresta), jan 2015

• Porto Alegre (RS), projeto Cinema Musical Gaúcho, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 23 mar 2023, qui, 19h30 (sessão em homenagem a Bebeto Alves; conversa com Derlam, Marcelo Corsetti, Pablo Chasseraux, Nelson Coelho de Castro, Vivian Schäfer, Mauro Moraes)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Mais uma canção. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://www.cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/866/mais-uma-cancao. Acesso em: 23 de maio de 2024.