
1º FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU IMOVISION
A Cinemateca Paulo Amorim se integra se integra à primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, que começa no dia 24 de abril. A mostra traz olhares e temáticas diversas por meio de 14 obras inéditas e recentes da cinematografia europeia, representando gêneros como fantasia, drama e suspense.
Realizado pela distribuidora Imovision, com patrocínio da Prefeitura de Niterói (RJ), o Festival reúne títulos premiados para ressaltar a potência das produções recentes do cinema europeu. Estarão presentes na programação produções da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia.
MISTY - A HISTÓRIA DE ERROLL GARNER (Misty, the Errol Garner Story – Suíça, 2024, 100min). Direção de Georges Gachot. Documentário, 10 anos.
Sinopse: A vida e carreira da lenda do jazz Erroll Garner (1921 – 1977), revelados por arquivos inéditos e depoimentos íntimos. O filme mostra o sucesso global e traz conflitos pessoais, incluindo a relação com mulheres, filhos e um gerente dominador. George Gachor é também diretor de "Onde Está Você, João Gilberto?" e "Maria Bethânia: Música é Perfume".
Sessão: dia 24 (quinta), às 17h15min
ÓPERA - CANÇÃO PARA UM ECLIPSE (The Opera! – Itália, 2024, 106min) Direção de Paolo Gep Cucco e Davide Livermore. Drama, 16 anos.
Sinopse: A releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice começa quando um tiro mortal interrompe o casamento dos protagonistas. Neste cenário, o misterioso reino de Hades é representado pelo enigmático Grand Hades Hotel, onde Orfeu tenta reencontrar sua amada. O filme tem no elenco os atores Vincent Cassel, Fanny Ardant e Rossy de Palma.
Sessão: dia 24 (quinta), às 19h15min
VOCÊ É O UNIVERSO (U Are the Universe – Ucrânia/Bélgica, 2024, 102min) – Direção de Pavlo Ostrikov. Comédia dramática, 10 anos.
Sinopse: Andriy, um astronauta ucraniano, sobrevive ao fim da Terra. Vagando pelo espaço, ele recebe um chamado de uma mulher em uma estação distante e decide encontrá-la.
Sessão: dia 25 (sexta), às 17h15min
A LUZ (Das Licht – Alemanha, 2024, 165min). Direção de Tom Tykwer. Drama, 16 anos.
Sinopse: Quando Farrah, uma imigrante síria enigmática, começa a trabalhar na casa dos Engels, ela não apenas limpa os cômodos — ela remexe em tudo o que mal resolvido nesta família. Do mesmo diretor do premiado “Corra, Lola, Corra” (1998), o filme disputou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Sessão: dia 25 (sexta), às 19h15min
EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA (Anywhere Anytime – Itália, 2024, 85min). Direção de Milad Tangshir. Drama, 10 anos.
Sinopse: O diretor propõe uma releitura do clássico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sicca, a partir da história de um jovem imigrante senegalês sem documentos que trabalha como entregador guiando uma bicicleta. O filme integrou a Semana da Crítica do Festival de Veneza.
Sessão: dia 26 (sábado), às 17h15min
DREAMS (Noruega, 2024, 110min) – Direção de Dag Johan Haugerud. Drama, 16 anos.
Sinopse: Uma jovem de 15 anos escreve um diário sobre seu amor proibido por uma professora. Mas quando os escritos são descobertos pela mãe e pela avó da garota, as três gerações confrontam suas visões de amor e sexualidade. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Sessão: dia 26 (sábado), às 19h15min
SÍNDROME DA APATIA (Quiet Life – Grécia, 2024, 109min). Direção de Alexandros Avranas. Drama, 12 anos.
Sinopse: Após terem o pedido de asilo negado na Suécia, Sergei e Natalia precisam enfrentar uma outra situação difícil: uma das filhas do casal entra em um "coma" profundo, desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação ou Apatia.
Sessão: dia 27 (domingo), às 17h15min
EMMANUELLE (França, 2024, 105min) . Direção de Audrey Diwan. Drama erótico, 18 anos.
Sinopse: Em uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle redescobre sua sexualidade e desejo ao se envolver com Kei, um homem enigmático que a desafia e fascina. O filme é protagonizado por Noémie Merlant (“Retrato de Uma Jovem em Chamas”) e aposta num remake do clássico de 1974.
Sessão: dia 27 (domingo), às 19h15min
ENTRE NÓS, O AMOR (Une Vie Rêvée- França, 2024, 97min). Direção de Morgan Simon. Drama, 16 anos.
Sinopse: Nicole, 52 anos, luta contra dívidas, desemprego e uma relação conturbada com o filho. Com a chegada do Natal, ela ainda acredita que o destino pode mudar sua sorte. O filme tem no elenco os atores Valeria Bruni-Tedeschi e Félix Lefebvre.
Sessão: dia 29 (terça), às 17h15min
MONSIEUR AZNAVOUR (França, 2024, 134min). Direção de Mehdi Idir e Grand Corps Malade. Cinebiografia, 12 anos.
Sinopse: A jornada de Charles Aznavour, filho de refugiados armênios e que se tornou um dos artistas mais queridos da França. Ele superou obstáculos e transformou desafios em poesia musical, deixando um legado inesquecível. O filme tem como protagonista Tahar Rahim, conhecido pelo filme “O Profeta” (2009).
Sessão: dia 29 (terça), às 19h15min
QUANDO A LUZ ARREBENTA (Ljósbrot – Islândia, 2024, 80min). Direção de Rúnar Rúnarsson. Drama, 14 anos.
Sinopse: Una, em luto, carrega um segredo enquanto tenta seguir em frente. Durante o verão islandês, ela descobre amor, dor e beleza em uma jornada de autodescoberta. Filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.
Sessão: dia 30 (quarta), às 17h15min
A ARTE DO CAOS (Verbrannte Erde – Alemanha, 2024, 101min). Direção de Thomas Arslan. Drama, 14 anos.
Sinopse: O criminoso Trojan retorna a Berlim após 12 anos para um golpe milionário: roubar um quadro de Caspar David Friedrich. O assalto sai do controle quando o cliente revela seus próprios planos.
Sessão: dia 30 (quarta), às 19h15min
O ÚLTIMO MOICANO (Le Mohican – França, 2024, 87min). Direção de Frédéric Farrucci. Drama, 14 anos.
Sinopse: Joseph, um dos últimos pastores da Córsega, se torna alvo da máfia local. Após matar um homem em legítima defesa, ele foge, enquanto sua história vira uma lenda de resistência.
Sessão: dia 1 (quinta), às 17h15min
BRINCANDO COM FOGO (Jouer Avec Le Feu – França, 2024, 119min). Direção de Delphine Coulin e Muriel Coulin. Drama, 16 anos.
Sinopse: Pierre vê seu filho mais velho se associar a grupos violentos e de extrema direita. O embate entre pai e filho explode em tragédia, forçando-os a enfrentar as consequências. Vincent Lindon foi o vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza.
Sessão: dia 1 (quinta), às 19h15min