Biblioteca Romeu Grimaldi

 

Romeu Grimaldi
Romeu Chaves Grimaldi
Porto Alegre, RS, Brasil, 9 de outubro de 1934.
Porto Alegre, RS, Brasil, 2 de dezembro de 1996.

O cinema foi a grande paixão do engenheiro civil Romeu Grimaldi. Responsável pela programação do Vogue (na Av. Independência) e no início da década de 1980 do Cine Bristol (mezanino do Baltimore, na Av. Oswaldo Aranha), que se destacaram pela diversidade de filmes e ciclos exibidos. Grimaldi ajudou a formar o imaginário de uma geração, com obras pautadas pela inventividade, indagação e qualidade artística. Especialmente o Bristol acabou se tornando referência de sensibilidade e formação crítica. 
Em 1984 Romeu Grimaldi é convidado pelo subsecretário de Cultura Paulo Amorim para ser o programador das salas da Cinemateca estadual, que coordenou até seu falecimento em 1996. Nestes 12 anos ele imprimiu e estabeleceu um padrão de cinema como arte, com ciclos, relançamentos de clássicos, mostras internacionais (Irã, China, França, Alemanha, Itália), lançamentos de filmes que não interessavam às salas do circuito comercial e produções independentes.
Dedicado e apaixonado pelo cinema, Grimaldi seguiu e acreditou na proposta de uma programação alternativa. Responsável pela criação da Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim, ele manteve boas relações com os exibidores e distribuidores locais e os grandes distribuidores sediados no Rio de Janeiro e São Paulo. Além de impulsionar as salas, também passou a lançar filmes exclusivos, consolidando um padrão de qualidade.

                                              
Ao mestre Romeu, que 1º, através da programação do Bristol e, 2º pelo convívio no Museu de Comunicação Social, me despertou a paixão pelo cinema, um grande abraço, Jorge Furtado. // Um Astronauta no Chipre. Porto Alegre: Artes Ofícios, 1992. 101p.

Romeu Grimaldi deixou para a Cinemateca Paulo Amorim sua coleção de livros de cinema, que ficou catalogada e guardada na Biblioteca Erico Verissimo.
Com a inauguração do Laboratório IECINE Odilon Lopez no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana – na gestão de Zeca Brito como diretor, e por sua iniciativa, a coleção foi para lá transferida e encontra-se a disposição do público para consulta local.
Livros de cinema da biblioteca do crítico teatral Claudio Heemann (Porto Alegre, 1930-1999) também estão incorporados na Biblioteca Romeu Grimaldi.
Alguns livros da coleção de Luiz Carlos Pighini, que sucedeu Grimaldi, foram incorporados na Biblioteca, inclusive dois sobre James Dean presenteados pelo mestre ao discípulo. Eles eram fãs do ator.

        

Para o amigo que compartilha este fascinante amor ao cinema e seus ídolos. P. Alegre, 17/04/94. R. Grimaldi. // ARASHIRO, Osny (org). James Dean por ele mesmo. São Paulo: Editora Martin Claret, 1994. 159p. Coleção O autor por ele mesmo, 28.

Pighini. Que o carisma do "James" se espraie sobre o "Dean" tupiniquim na forma de charme, talento e intensidade de vida. Porto Alegre / junho 94. Romeu Grimaldi. // HOSKYNS, Barney (picture editor); LOEHR, David (curator of The Fairmount James Dean Museum). James Dean – Shooting star. London: Virgin Books, 1989. 191p.

                                         
Para o Romeu. Com a admiração e o apreço, apesar de nossas "refregas", um abração do Tuio. POA, 24.09.96. // Romeu querido, obrigada pela tua amizade. Dinah [Dinah Gastal, viúva de P. F. Gastal] // GASTAL, P. F.. Cadernos de cinema de P. F. Gastal. Porto Alegre: Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 1996. 270p. il. (Escritos de Cinema, 1) Organização e textos introdutórios: Tuio Becker.

Para Biblioteca Erico Verissimo - Espaço Romeu Grimaldi, que foi um apaixonado cineclubista. Fatimarlei. POA, 9.10.2000. // LUNARDELLI, Fatimarlei. Quando éramos jovens – História do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS; Unidade Editorial, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 2000. 205p. il. (Escritos de Cinema, 5) Apresentação: Charles Kiefer. Introdução: Goida.


                                          
                                                 Foto: Amilcar Pinto, maio 2023.


Biblioteca Romeu Gimaldi / Cinemateca Paulo Amorim
Laboratório IECINE Odilon Lopez
Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 / 5º andar (ala leste)
Centro Histórico
Porto Alegre  RS  Brasil
90020-004